terça-feira, 19 de março de 2013

As mudanças no rito de iniciação do ministério petrin


Ordo Rituum

SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2013, 12H32

A imposição do Pálio e a entrega do anel de pescador serão realizados antes da Missa
Daniel Machado
Enviado especial a Roma

Nesta terça-feira, 19, Solenidade de São José Patrono da Igreja, o Papa Francisco presidirá a Santa Missa que marca o início de seu ministério como Sucessor de Pedro. Trata-se da liturgia pela qual “a Igreja atesta que este ministério [petrino] é, antes de tudo, um dom que Deus faz à sua Igreja” (Departamento para as celebrações liturgicas do Sumo Pontífice).


Em 2005, um dia depois de ser eleito, o Papa Bento XVI aprovou o documento Ordo Rituum pro Ministerii Petrini Initio Romæ Episcopi, que prescreve os ritos litúrgicos de início de um pontificado.
Segundo o mestre das celebrações liturgicas pontifícias, monsenhor Guido Marini, em entrevista ao jornal L’osevatório Romano, o Papa Bento XVI fez algumas alterações no rito de início de Pontificado do novo Sucessor de Pedro. Segundo Marini, trata-se de “distinguir melhor a celebração da Santa Missa de outros ritos que não são próprios”.
Desta forma, o rito de imposição do Pálio, assim como a entrega do anel de pescador, por exemplo, não são mais realizados dentro da liturgia da Missa, mas em um rito antes da mesma.
Significado do Pálio e do anel de pescador
arte-anel-palio

Nenhum comentário:

Postar um comentário