terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Santo Ildefonso - 23 de Janeiro


Santo IldefonsoNasceu no ano de 606, em Toledo, no dia 8 de dezembro. Um homem de oração, foi discernindo a vontade de Deus também nas perdas. Ficou órfão e, em meio aos bens que possuía, fez de tudo para a construção de um mosteiro para religiosos. Um homem de discernimento, que não quer dizer sem medo, sem dificuldades.

Os santos não foram super-homens, mas pessoas de carne e osso que foram se deixando transformar por Aquele que é o santo dos santos: Jesus Cristo. Ele que, pelo poder do Espírito Santo, opera maravilhas no coração que se abre.


Santo Ildefonso, um coração aberto para as vontades de Deus, mesmo contra a própria vontade. Aconteceu que o Bispo de sua localidade havia falecido e o povo o elegeu. Ele se escondeu num convento, mas foi descoberto e aceitou este grande serviço para o povo de Deus. Foi um grande instrumento de Deus e devoto da Santíssima Virgem.

Ele propagou a Festa da Expectação de Nossa Senhora, em 18 de dezembro – Nossa Senhora do Ó, como ficou conhecida. Fruto desse amor, ele recebeu a graça de uma aparição da Virgem Maria, chamando-o de “meu capelão” e presenteando-o com uma casula do céu. Assim diz o seu testemunho.

Um homem revestido de humildade, de vida, de oração na vida sacramental, por isso foi um grande pastor para o seu povo. Não evangelizou sozinho, pois os santos bem sabiam e continuam a saber o quanto nós precisamos uns dos outros para que a evangelização aconteça, para que muitos conheçam esse doce nome que tem nosso Senhor Jesus Cristo. Os santos foram aqueles que se consumiram pelo Evangelho para que muitos conheçam Jesus Cristo.

Santo Ildefonso, rogai por nós!

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=1&dia=23&id=358

Santo Ildefonso

Santo Ildefonso
607-667
Segundo os escritos foi por intercessão de Nossa Senhora, a pedido de seus pais, que Ildefonso nasceu. Assim, o culto mariano tomou grande parte de sua vida religiosa, ponteada por aparições e outras experiências de religiosidade.
Ildefonso veio ao mundo no dia 08 de dezembro de 607, em Toledo, na Espanha. De família real, que resistiu aos romanos, mas, que se renderam politicamente aos visigodos, foi preparado muito bem para o futuro. Estudou com Santo Isidoro em Sevilha. Depois de fugir para o mosteiro de São Damião nos arredores de Toledo, Ildefonso conseguiu dos pais aprovação para se tornar monge, o que aconteceu no mosteiro próximo de sua cidade natal. 
Pouco depois de tornar-se diácono, herdou enorme fortuna devido à morte dos pais.
Empregou todas as posses em favor dos pobres e fundou um mosteiro para religiosas. Seu trabalho era tão reconhecido que após a morte do abade de seu mosteiro, foi eleito por unanimidade para sucedê-lo. Em 636 dirigiu o IV Sínodo de Toledo, sendo o responsável pela unificação da liturgia espanhola. 
Mais tarde, quando da morte de seu tio e bispo de Toledo, Eugênio II, contra sua vontade foi eleito para o cargo. Chegou a se esconder para não ter que aceitá-lo, sendo convencido pelo rei dos visigodos que o procurou pessoalmente. Depois disso, Ildefonso desempenhou a função com reconhecida e admirada disciplina nos preceitos do cristianismo, a mesma que exigia e obtinha de seus comandados. 
Nessa época Ildefonso escreveu uma obra famosa contra os hereges que negavam a virgindade de Maria Santíssima, sustentando que a Mãe de Deus foi Virgem antes, durante e depois do Parto. Exerceu importante influência na Idade Média com seus livros exegéticos, dogmáticos, monásticos e litúrgicos.
Entre suas experiências de religiosidade constam várias aparições. Além de ter visto Nossa Senhora rodeada de virgens, entoando hinos religiosos, recebeu também a "visita" de Santa Leocádia, no dia de sua festa, 09 de dezembro. Ildefonso tentava localizar as relíquias da Santa e esta lhe indicou exatamente o lugar onde seu corpo fora sepultado. 
O sábio bispo morreu em 23 de janeiro de 667, sendo enterrado na igreja de Santa Leocádia. Mas, anos depois, com receio da influência que a presença de seus restos mortais representava, os mouros pagãos os transferiram para Zamora, onde ficaram até 888. Somente em 1400 seus despojos foram encontrados sob as ruínas do local e expostos à veneração novamente. 
Santo Ildefonso recebeu o título de doutor da Igreja e é tido pela Igreja como o último Padre do Ocidente. Dessa maneira são chamados os grandes homens da Igreja que entre os séculos dois e sete eram considerados como "Pais" tanto no Oriente como no Ocidente, porque foram eles que firmaram os conceitos da nossa fé, enfrentando as heresias com o seu saber, carisma e iluminação. São aos responsáveis pela fixação das Tradições e Ritos da Igreja.
 http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=23&Mes=1

Santo Ildefonso, Arcebispo de Toledo


Este santo foi considerado uma das maiores glórias da Igreja da Espanha, onde é honrado como Doutor da Igreja. O santo era sobrinho de Santo Eugênio, Bispo de Toledo a quem devia suceder no cargo. Apesar da oposição paternal, Santo Ildefonso tomou os hábitos religiosos já muito jovem, no convento de Agalia, perto de Toledo, do qual foi mais tarde Abade.
Foi ordenado diácono no ano de 630, e posteriormente, sendo ainda monge, fundou um convento de religiosas nos arredores. Sendo Abade assistiu ao sétimo e oitavo Concílio de Toledo, em 653 e 655, respectivamente.
Um dos traços mais característicos da obra literária de Santo Ildefonso é o entusiasmo quase exagerado com que o santo fala da Santíssima Virgem, e que se deve fundamentalmente à linguagem mariana que se impôs em Toledo naquela época.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=195

Santo Ildefonso, Arcebispo

Comemoração litúrgica: 23 de janeiro.  

Também nesta data:  São João Esmoler, Santo Áquila e São Severiano  

                                                      A virtude  principal na vida de Santo Ildefonso foi sua extrema fidelidade aos preceitos da Igreja,  o amor que nutria à Maria Santíssima e  propagação constante das mais belas devoções marianas. Seu brilhante desempenho como pastor de Toledo por cerca de  dez anos (de 657 a 667), fez com que administrasse a fé principalmente pela caridade a todos os homens, sem acepção de pessoas.  São nebulosos os dados sobre sua origem, mas acredita-se que descendia da família real visigótica, sendo certo que possuiu muitos bens,  dos quais grande parte empregou na construção de de um mosteiro religioso feminino. Ele mesmo, algum tempo depois abraçou a vida monástica ingressando no mosteiro de Agália, sob a direção dos beneditinos, onde acabou sendo eleito como superior da congregação por ocasião da morte do Abade desse mesmo mosteiro. Posteriormente é que veio a ser escolhido como arcebispo de Toledo. 
                                                        Era, portanto,  grande amigo e  apóstolo da  castidade, sendo a convicção católica uma das  características de seu zelo.  E foi com este caráter que militou valorosamente pela virgindade  da Mãe de Deus, precisamente na defesa da doutrina da Imaculada Conceição, que cerca de onze séculos mais tarde viria a tornar-se dogma pela bula da Imaculada Conceição (8 de dezembro de 1854, pontificado de Pio IX).
                                                        Santo Ildefonso, passou sua vida trabalhando para a glória de Deus  honrando Maria Santíssima, de quem era extremamente devoto.  A iconografia cristã o representa recebendo das mãos de Nossa Senhora um paramento religioso como presente da sua terna afeição, devoção e apostolado incansável na exaltação do Seu nome. É por isso que, apesar da distância secular que nos separa, seu nome permanece ainda hoje,  vivo como nunca,  como um dos maiores apóstolos marianos da Idade Média. 
REFLEXÕES
Em se tratando da Igreja de Cristo, não há como querer colocar o nome de Maria Santíssima em um plano menos elevado. Comparando-se Deus ao sol e  Maria à lua,  seria absurdo supôr que a lua pudesse eventualmente encobrir a luz solar. Assim como a lua, a Mãe de Deus nos transmite essa Luz de uma forma extremamente meiga, rogando pelos filhos que trilham no caminho do erro,  ou pelos que pedem auxílio nas suas lutas diárias.  
Aliás,  Maria que trouxe a Luz ao mundo, Jesus Cristo,  roga por nós e nos afasta das trevas;  assim como a luz reflete magnificamente a luz so sol,  Maria, com a mesma peculiaridade, aplaca a ira divina em favor dos pobres pecadores;  é o elo de ligação entre o Céu e a Terra; é como um grande escada que conduz os pobres mortais à morada celeste. Foi o anjo Gabriel quem inaugurou esta escada, trazendo a saudação e o convite de Deus, para  ser Ela a Mãe do Salvador. Aqui o céu se abriu para a terra. Se Jesus, portanto, chegou até nós através de Maria, não é difícil constatar que só chegaremos à Ele por meio d'Ela. 
Jesus, Redentor do mundo, o Novo Adão que veio restabelecer todas as coisas.  Maria a nova Eva pré-anunciada no Gênesis para esmagar a cabeça da Serpente: 
"Porei inimizades entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe armarás traições ao seu calcanhar". (Gen 3, 15)
Quem persegue Maria no final dos tempos é a Serpente citada no Gênesis, mas quem tem a incumbência de socorrer somos nós, os católicos que recorrem a Ela nessa luta: 
"A Serpente vomitou contra a Mulher um rio de água, para fazê-la submergir. A Terra, porém, acudiu a Mulher..." (Apoc, 12, 16)    Este, então, (o Dragão) se irritou contra a Mulher e foi fazer guerra à sua descendência (Apoc 12, 17)) 
Maria pertence às Escrituras como um todo, sua missão está prescrita desde o Gênesis ao Apocalipse.  Mesmo envolta em venerandos mistérios, por desígnio de Deus  protagoniza a história da humanidade da Criação à Redenção e permanece conosco até o Fim do Mundo. 
Peçamos a Santo Ildefonso para que como ele, nos ajude a defender e propagar o nome Maria intensamente e que possamos ser imitadores das suas virtudes e exemplos.  
http://www.paginaoriente.com/santosdaigreja/jan/ildefonso2301.htm
Santo Idelfonso
NascimentoNo ano de 606
Local nascimentoToledo (Espanha)
OrdemBeneditino
Local vidaAgália
EspiritualidadeSanto Idelfonso nasceu na época medieval. Ainda menino, deixou Toledo para estudar em Sevilha. Lá recebeu aulas de santo Isidoro que lhe ensinou fortes princípios religiosos. Quando retornou à sua terra natal já estava resolvido a abraçar a vida religiosa e nem mesmo os pais conseguiram demovê-lo dessa idéia. Optou pelo Mosteiro de Agália, dirigido pelos Beneditinos e graças ao seu jeito sempre amigo e prestativo, conquistou a amizade de muitos monges. Por ocasião da morte de seu superior, elegeram-no abade, cargo que ocupou durante 15 anos. Nesse período participou de muitos concílios importantes de Toledo, em 653 e 655, recebendo o título de arcebispo. Mariano, de corpo e alma, usou de todo seu talento para exaltar a Virgem Maria. Seus exemplos foram tão forte que atravessaram fronteiras, chegando até nós. Ela lhe apareceu na Catedral, na véspera da festa do nascimento de Jesus e em meio a um coro celestial entregou ao santo uma casula, espécie de paramento religioso. Receber um presente de Nossa Senhora... O que dizer mais sobre santo Ildefonso?
Local morteAgália
MorteNo ano 667, aos 61 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
DevoçãoÀ Santíssima Virgem
PadroeiroDos que amam a Santíssima Virgem
Outros Santos do diaIldefonso (bispo) Emerenciano (virgem); Pármenas (doutor); Agatângelo, Severiano e Áquila, Asclas (mártires); João esmoler, Clemente, Urbano (bispo); Martírio (monge) Amásio.
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário