domingo, 8 de julho de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 09/07/2012

9 de Julho de 2012 


Mateus 9,18-26

Comentário do Evangelho

"Tua fé te salvou"

Um homem, importante chefe da sinagoga, pede a Jesus por sua filha morta. Uma mulher, excluída pelo sistema por sofrer de hemorragias, já há doze anos, toca na veste de Jesus. Ela era impura, mas no toque em Jesus o que prevalece não é esta impureza, mas a pureza de Jesus que se comunica à mulher. Jesus, priorizando a mulher, a chama de "filha" e declara sua libertação pela fé. A filha de Jairo, Jesus chama de "menina". Entre zombarias dos que estavam diante da casa, Jesus entra, pega a menina pela mão e ela se levanta. 
Podemos perceber na narrativa uma orientação para o fortalecimento da fé em uma primitiva comunidade de cristãos convertidos dentre os dirigentes religiosos e dentre os excluídos pelo sistema. "Tua fé te salvou." É a fé que leva ao abandono a Jesus, confiando e sendo fiel no cumprimento de suas palavras.

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

A mulher desejava a cura. Entretanto, seria discreta, pois a doença a envergonhava: doze anos de hemorragia. Não se exporia publicamente, apenas queria tocar a veste de Mestre. E, mais uma vez, a Fé realiza o milagre. Fé é dom, semente que o Pai deposita em todos nós, mas precisa ser cultivada com zelo. Curas e perdão acontecerão naturalmente.
Reflexão

O Evangelho de hoje nos mostra que não existe problema que não tenha solução verdadeira quando nos aproximamos de Jesus. Tanto o chefe que se aproxima de Jesus reconhecendo a morte da sua filha, mas acreditando que a imposição das mãos de Jesus lhe devolverá a vida quanto a mulher que, depois de 12 anos de enfermidade, reconhece que basta tocar a barra do manto de Jesus que ficará curada foram atendidos. A palavra que Jesus disse à mulher vale para todos nós: devemos ter coragem, pois a nossa fé nos salva. Devemos acreditar em Deus e enfrentar, com confiança nele, todos os nossos problemas, pois ele está ao lado de quem crê.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. “........”
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
.......

2. "Tua fé te salvou"
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Pai, que minha resposta imediata aos apelos de meus semelhantes manifeste a veracidade do que proclamo por meio de palavras.


3. A FÉ SALVADORA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Tanto a cura da mulher, vítima de uma persistente hemorragia, quanto a ressurreição da filha de uma pessoa importante acontecem no âmbito da fé. Observando os fatos com um olhar superficial, parece que a mulher e o chefe judeu tinham uma visão mágica do poder taumatúrgico do Mestre. Tem-se a impressão de que o chefe pensava que a ressurreição de sua filha pudesse depender da imposição das mãos de Jesus, ou seja, que a menina retornaria à vida mediante um gesto mágico, e que, por sua vez, a mulher acreditasse poder ser curada por meio de um simples toque no manto dele.

Sabemos que no coração da mulher havia algo mais que uma esperança mágica. Havia muita fé! E isto o deduzimos da declaração de Jesus: "Tua fé te salvou". O que vale também para o homem, cuja filha tinha morrido. Apenas uma visão mágica do poder taumatúrgico do Mestre seria insuficiente para movê-lo a beneficiar alguém.

A fé consiste em abandonar-se totalmente nas mãos de Jesus, pondo nele toda a confiança. Portanto, acontece num contexto de relações interpessoais, e não apenas entre uma pessoa e um objeto, como se passa no mundo da magia. E mais, a fé interpela a pessoa a fazer espaço, em sua vida, para acolher Jesus, deixando-se transformar por ele. Por conseguinte, para ser salvífica, a fé deve ser existencial e abrir o fiel para o amor.

Oração 
Espírito de abandono nas mãos do Senhor, leva-me a colocar nele toda a minha confiança, de forma a abrir meu coração para uma fé portadora de salvação.

O cristão deve sempre esperar a ajuda de Deus


Postado por: homilia

julho 9th, 2012


“Enquanto Jesus lhes falava sobre essas coisas, veio um chefe e prostrou-se diante dele, dizendo: ‘Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe a mão e ela viverá’. Levantando, Jesus o seguia, juntamente com os seus discípulos”.
O Senhor é a única esperança para Jairo, o qual teria visto os milagres realizados em Cafarnaum, por isso pôs no Senhor toda a sua confiança. Com Jairo aprendamos a buscar ajuda em Deus, a nos prostrarmos com humildade, fé e confiança diante de Nosso Senhor.
Enquanto ia, certa mulher, que sofria de um fluxo de sangue havia doze anos, aproximou-se d’Ele por trás e tocou-Lhe a orla da veste.
Essa mulher, que já havia gastado todos os seus bens com médicos, agora espera impaciente, cheia de fé e de esperança em Cristo Jesus. Ela ouviu que muitos ficaram curados só em tocá-Lo. Por isso, também se decide: “Se ao menos tocar no Seu manto, ficarei curada”.
Da multidão que O oprime, uma só pessoa Lhe tocou de verdade: a doente. Não apenas com um gesto, mas com a fé do seu coração, ela toca no manto. Que significa ‘tocar’ senão que crer, professar a fé em Cristo, o Médico dos médicos?
Jesus, voltando-se e vendo-a, disse-lhe: “Coragem minha filha, a tua fé te salvou”. Naquele instante, sentiu-se completamente curada. Não a curou o manto, curou-a Jesus Cristo, que tinha observado todos os seus movimentos e também a fé do seu coração. Esta mulher, cheia de confusão à vista da sua enfermidade, mereceu, da parte de Jesus, o tratamento de filha. Ainda mais feliz por ter perseverado nos sentimentos de gratidão ao Médico da sua alma e seu corpo, ela é para nós um modelo tanto mais digno de imitação, quanto mais viva é a sua fé e mais profunda a sua humildade.
A mulher não ficou acomodada em um canto nem mostrou desânimo, mas perseverou com fé e, então, foi curada: “Coragem, minha filha, a tua fé te salvou”. O mesmo Cristo diz a você neste momento de dor e de luto, de tristeza e abandono.
Quando Jesus e Seus discípulos chegaram na casa de Jairo, encontraram-na cheia de gente e muito alvoroço dos que choravam a morte da menina. Ele diz: “Retirai-vos todos daqui, porque a menina não morreu; está dormindo”.
E caçoavam-se d’Ele. Se não há fé, o homem encerra-se em limites humanos, que são muito estreitos.
Jesus Cristo tomou a menina pela mão e ela se levantou. Levantou-se com tanta facilidade como se tivesse experimentado um bom sono. Jesus mostrou-se – uma vez mais – dono absoluto da vida e da morte.
Tanto Jairo como esta mulher nos dão um exemplo de fé na onipotência de Cristo, pois só um milagre podia curar a filha de Jairo, que estava em agonia, e ressuscitá-la uma vez morta, assim como curar a doença daquela mulher, que já tinha feito uso de todos os meios humanos possíveis. De modo semelhante, o cristão deve esperar a ajuda de Deus, que não lhe faltará para superar os obstáculos que se atravessam no caminho para a sua santificação.
Padre Bantu Mendonça
Leitura Orante 

Preparo-me para a Leitura rezando, com os internautas do mundo inteiro: 

Jesus Mestre, 
vós dissestes que a vida eterna consiste em 
conhecer a vós e ao Pai. 
Derramai sobre nós os dons do Espírito Santo! 
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no vosso seguimento, 
porque sois o único caminho para o Pai. 
Fazei-nos crescer no vosso amor, para que sejamos, como São Paulo, 
testemunhas vivas do vosso Evangelho. 
Com Maria,mãe, mestra e rainha dos apóstolos, 
guardaremos a vossa Palavra, meditado-a em nosso coração. 
Amém.
 
1. Leitura (Verdade)


O que diz o texto do dia?
 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto do dia: 
Mt 9,18-26, 
e observo Jesus e as duas figuras femininas que aparecem. 
Neste trecho do Evangelho onde aparecem duas figuras femininas - a menina e a mulher-, podemos destacar dois elementos fundamentais: a fé e o toque, o contato com Jesus. Podemos dizer que são dois elementos indispensáveis para nosso relacionamento com Deus. A mulher tocou a barra da capa de Jesus. A menina foi tomada pela mão por Jesus e se levantou. Podemos "tocar" Jesus na sua Palavra que acolhemos lendo a Bíblia, o Evangelho, recebendo a Eucaristia e os outros sacramentos: Batismo, Penitência, Crisma...Podemos encontrá-lo pela fé. 

2. Meditação (Caminho)


O que o texto diz para mim, hoje?
 Como é minha experiência de Deus? 
Tem os dois fundamentos que aparecem no Evangelho de hoje: fé e contato com Deus? 
Que tipo de contato tenho com Deus? 
Pelo diálogo, na oração? 
Pela Palavra que leio e transformo em vida? 
Pela Eucaristia onde me alimento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo?
 Na pessoa dos irmãos?
 Na comunidade? 
No silêncio? 

Os bispos, em Aparecida afirmaram: 
"Também o encontramos (Jesus) de um modo especial nos pobres, aflitos e enfermos (cf. Mt 25,37-40), que exigem nosso compromisso e nos dão testemunho de fé, paciência no sofrimento e constante luta para continuar vivendo. Quantas vezes os pobres e os que sofrem realmente nos evangelizam! No reconhecimento desta presença e proximidade e na defesa dos direitos dos excluídos encontra-se a fidelidade da Igreja a Jesus Cristo" 
(DAp 257). 

3.Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
 
Rezo, espontaneamente, e concluo com a oração que é uma conhecida canção: 

Basta que me toques
 
Basta que me toques, Senhor 
Basta que me toques, Senhor 
Minha alma fortalecerá 
Se a noite escura está 
Tua presença me guiará 
Basta que me toques, Senhor 
Basta que me olhes, Senhor... 
Basta que me ames, Senhor... 
Basta que eu te busque, Senhor... 
Basta que eu te encontre, Senhor... 
Basta que eu te fale, Senhor... 
Basta que eu te ame, Senhor... 
Basta que eu te siga, Senhor...CD Canções para orar 2 - Paulinas COMEP 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
 
Quero perceber hoje, o toque de Deus nas mais simples e diferentes situações. 
Recordo a palavra dos bispos em Aparecida: 
"Nossos povos se identificam particularmente com o Cristo sofredor, olham-no, beijam-no ou tocam seus pés machucados, como se dissessem: Este é "o que me amou e se entregou por mim" (Gl 2,20). Muitos deles golpeados, ignorados despojados, não abaixam os braços. Com sua religiosidade característica se agarram no imenso amor que Deus tem por eles e que lhes recorda permanentemente sua própria dignidade." 
(DAp 257, 265). 

Bênção
 
- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Irmã Patrícia Silva, fsp 
Oração Final
Pai Santo, nós agradecemos pela fé que depositaste em nossos corações. Envia, Pai amado, o teu Espírito para inspirar-nos o cuidado que devemos ter no cultivo desta semente e a alegria de sermos testemunhas do teu Amor Misericordioso. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário