domingo, 9 de dezembro de 2012

São Melquíades - 10 de Dezembro


São MelquíadesHoje nos deixamos atingir pela santidade de vida de um Papa que buscou no Pastor Eterno e Universal toda a graça que necessitava para ser fiel num tempo de transição da Igreja. São Melquíades, de origem africana, fez parte do Clero Romano, até que em 310 faleceu o Papa Eusébio e foi eleito sucessor de São Pedro.

No período de seu governo, Melquíades sofreu com a perseguição aos cristãos pelo Imperador Máximo. Esta perseguição só teve um descanso quando Constantino venceu Máximo na histórica batalha em Roma (312) a qual atribuiu ao Deus dos cristãos. Com isto, surgiu o Edito de Milão em 313, concedendo a liberdade religiosa; assim, São Melquíades passou do Papa da perseguição para o Papa da liberdade dos cristãos.

Durante os quatro anos de seu Pontificado, as piores ameaças nasceram no interior da Igreja com os hereges. São Melquíades foi grande defensor da Fé, por isso combateu principalmente o Donatismo, que contestava a legitimação da eleição dos ministros de Deus e fanaticamente se substituía a qualquer autoridade.

Aproveitou Melquíades, a liberdade religiosa para organizar as sedes paroquiais em Roma e recuperar os bens da Igrejas perdidos durante a perseguição. São Melquíades através da Eucaristia semeou a unidade da Igreja de Roma com as demais igrejas. Entrou no céu em 314 e foi enterrado na Via Ápia, no cemitério de Calisto. Do Doutor Santo Agostinho, São Melquíades recebeu o seguinte reconhecimento: "Verdadeiro filho da paz, verdadeiro pai dos cristãos".

São Melquíades, rogai por nós!

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=12&dia=10&id=336

São Melquíades
NascimentoNo Século III
Local nascimentoÁfrica do Norte
OrdemPapa
Local vidaRoma
EspiritualidadeÉ o 32° Papa e o primeiro Papa mártir. Governou a Igreja por três anos e foi o último Papa a ser sepultado nas catacumbas de São Calixto. Era conhecido como o Papa da Liberdade da Igrejas do novo tempo do cristianismo, após sofrer muitas perseguições dos donatistas, principalmente da África do Norte. O imperador Constantino reconhecendo a autoridade de Melquíades, doou-lhe, e a seus sucessores, o palácio de Latrão até hoje pertencente a Santa Sé. Fez o primeiro Concílio (de Latrão) em 3 de outubro de 313. Santo Agostinho o chamava de "Verdadeiro filho da paz, verdadeiro pai dos cristãos".
Local morteRoma
Morte11 de janeiro de 314
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoDeus, nosso Pai, ajudai-nos a cumprir os nossos deveres, para que possamos exigir o cumprimento dos nossos direitos. Cresce, a consciência da dignidade exímia da pessoa humana, superior a todas as coisas. Seus direitos e deveres são universais e invioláveis. É preciso portanto que se tornem acessíveis ao homem todas aquelas coisas que lhe são necessárias para levar uma vida verdadeiramente humana. Tais são: alimento, roupa, habitação, direito de escolher livremente o estado de vida e de constituir família, direito à educação, ao trabalho, à boa fama, ao respeito, à conveniente informação, direito de agir segundo a norma reta de sua consciência, direito à proteção da vida particular e à justa liberdade, também em matéria religiosa. Portanto, a ordem social e o seu progresso devem ordenar-se incessantemente ao bem das pessoas, pois a organização das coisas devem subordinar-se às ordens das pessoas e não ao contrário. (Gaudium et Spes, 279ss).
DevoçãoÀ paz
PadroeiroDa paz
Outros Santos do diaNossa Senhora de Loreto (padroeira da Aviação); santa Eulália de Mírida, Júlia (virgens); Mekquíades (papa) Carpóforo (presb); Abúndio (diác); Menos, Hermogenes, Eugrafo, Mercúrio, Genelo (márts); Gregário III (papa); Sindulfo, Deusdado (bispo).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário