sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Santa Clotilde, Viúvaq - 22 de dezembro

Esta Santa rainha teve a imensa honra de conseguir a conversão ao catolicismo do fundador da nação francesa, o rei Clodoveo, já que se uniu em matrimônio com ele. Teve três filhos, mas um deles morreu aos poucos anos de vida. A Santa orava e pedia perseverantemente pela conversão de seu marido, o rei Clodoveo, pois este era pagão, e se negava rotundamente a aceder à conversão cristã.
Quando os alemães atacaram a Clodoveo na batalha de Tolbiac, o rei lhe pediu ao "Deus de sua esposa" que se lhe concedia a graça da vitória, ele se converteria à religião católica. Deus que não ignora nenhuma súplica, concedeu-lhe o milagre ao rei francês, e de maneira inesperada, o exército do Rei Clodoveo derrotou aos inimigos. Imediatamente, o rei solicitou ao bispo São Remigio que o instruíra na religião, e no Natal do ano 496 foi batizado solenemente com todos os chefes de seu governo. Graças a sua conversão, França professa a religião católica.
No ano 511 morreu Clodoveo. São Gregório de Tours destaca que a rainha Clotilde era admirada por causa de sua grande generosidade em repartir esmolas, e pela pureza de sua vida e suas longas e fervorosas orações. As pessoas também afirmavam que a Santa parecia mais uma religiosa que uma rainha. depois da morte de seu marido sim viveu como uma verdadeira religiosa; retirou-se em Tours e ali consagrou sua vida à oração e socorrer a pobres e doentes. Quando morreu, seus dois filhos Clotario e Chidelberto levaram seu féretro até o tumulo do rei Clodoveo.

http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=372

Nenhum comentário:

Postar um comentário