sábado, 15 de dezembro de 2012

O Centro da Espiritualidade Cristã


A espiritualidade cristã, como muitos entendem e praticam está cheia de perigos. A palavra vem de "espírito" (vida), o que para muitos se opõe à matéria e ao corpo. Por isso, muitos cristãos têm a impressão que espiritualidade se encontra em conflito com a felicidade humana, com o prazer, o desfrute da vida ou com as aspirações humanas mais profundas. Parece que quem se dedica à espiritualidade tem que renunciar a ser plenamente feliz. 

Durante muitos séculos a palavra esteve associada à negação do corpo e da matéria, consideradas "animalidade". O amor humano, as lutas e o empenho pela vida, pela política e o progresso, o prazer e a alegria, tudo ficou à margem da espiritualidade. Para muitos adentrar-se neste caminho supunha renunciar a uma porção significativa de seu ser ou mutilar-se.

O Evangelho não é um projeto que entra em conflito com o autenticamente humano, mas é a plenitude do humano que existe em nós e o caminho para que cada um se realize. Uma pessoa que age retamente, ainda que aparentemente nada tenha a ver com a religião, se relaciona com Deus e se une com Ele. O trabalho, o descanso, o prazer, o desfrute da vida nos levam a Deus e tem um profundo e radical sentido religioso, ainda que não pensemos assim ou não nos damos conta disso.

A Espiritualidade é "viver segundo o espírito de Cristo". Vista desta forma, ela abarca o corpo, nossas relações sociais e públicas, nossa condição de membros da Igreja e cidadãos do mundo. Não se trata de renúncia de algo essencial de nós mesmos, senão realizar-nos plenamente. Para Gustavo Gutiérrez, teólogo católico, é uma forma concreta de viver o Evangelho em uma determinada situação.

A Espiritualidade Cristã acentua de forma radical e firme a primazia da vida. Esta vida apreciável e bela, fecunda e valiosa, divina e ao mesmo tempo humana. Viver a Espiritualidade Cristã é tomar a vida a sério. Deus não quer o sofrimento, o mal e a dor. O único sofrimento aceito por Deus é aquele que brota da luta contra o sofrimento. Por isso, sofreu Jesus ao lutar contra a dor das vítimas de seu tempo. 

A espiritualidade que se centra na perfeição pessoal com facilidade leva a pessoa a centrar-se em si em um "refinado egoísmo". É comum encontrar pessoas que cultivam assiduamente sua espiritualidade, mas são indivíduos aferrados às próprias ideias e interesses, dominadores, intolerantes e sem misericórdia. 

Os Evangelhos mostram que a "Espiritualidade Cristã" começa com o seguimento de Jesus. Seguir Jesus é seguir uma pessoa sem colocar condição alguma para fazê-lo. É uma tarefa da liberdade. Não se pode estar preso a nada ou a ninguém. Não se busca a liberdade para ser mais perfeito, mas para estar mais disponível pela causa do Reino de Deus. O centro e o princípio estruturante da Espiritualidade Cristã é a dedicação, a entrega e a luta pelo Reino. Trata-se da busca de uma sociedade que respeite os direitos humanos, especialmente dos mais débeis.

PARA REFLETIR/REZAR:

Mc 3,1-6
1. Você vive sua espiritualidade integrada com o seu corpo, com suas relações pessoais, sociais, preocupações políticas?

2. Você vive sua espiritualidade centrada no bem dos irmãos (ãs), especialmente dos mais pobres e sofredores?
http://matrizsaopaulomuriae.com.br/blog/artigo/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário