sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael - 29 de Setembro

Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)


São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus",restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!


Arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael

Arcanjos são Miguel, são Gabriel 
e são Rafael
O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões - Miguel, Gabriel e Rafael - para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro. 
Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra. 
Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja. 
Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo. 
Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na página dedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros. 
A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina. Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles.


Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael 

Hoje celebramos a festa dos três Arcanjos São Miguel, São Gabriel, São Rafael. Da existência destes anjos fala explicitamente a Sagrada Escritura, que lhes dá nome e lhes determina a função. "Miguel" que significa: "Quem como Deus" é o defensor do Povo de Deus no tempo da angústia. São Miguel, o antigo padroeiro da Sinagoga, é agora o padroeiro da Igreja universal; "Gabriel " - que significa "Deus é forte" ou "aquele que está na presença de Deus", São Gabriel é o anjo da encarnação e talvez o da agonia do jardim das oliveiras. É ele que anuncia o nascimento de João Batista e de Jesus. " Rafael " - que quer dizer " medicina de Deus " ou "Deus cura" - São Rafael é o guia dos viajantes. Foi companheiro de viagem de Tobias. É aquele que cura, que expulsa os demônios. São Rafael é o companheiro de viagem do homem, seu guia e seu protetor nas adversidades.
São Miguel em particular, foi cultuado desde os primeiros séculos de história do cristianismo. O imperador Constantino erigiu-lhe um santuário nas margens do Bósforo, em terra européia, enquanto Justiniano construiu-lhe um no lado oposto. A data de 29 de setembro corresponde à da consagração da Igreja dedicada no século V a São Miguel, a seis milhas da via Salária. A festividade é muito difundida no Ocidente e no Oriente. Em Roma foi-lhe dedicado o célebre mausoléu de Adriano, agora conhecido com o nome de Castelo de Santo Ângelo. A São Miguel é dedicado o antigo santuário, surgido no século VI, que do monte Galgano, na Púglia, domina o mar Adriático. Nas proximidades desta Igreja, a 8 de maio de 663, os longobardos obtiveram vitória, atribuída a uma aparição do anjo. deu origem a segunda festa, transferida depois para 29 de setembro.
São Gabriel, "aquele que esta diante de Deus" (é seu "cartão de visita", quando vai anunciar a Maria a sua escolha para Mãe do Redentor), é o anunciador por excelência das revelações divinas. É ele que explica ao profeta Daniel como se dará a plena restauração, da volta do exílio ao advento do Messias. A ele é confiado o encargo de anunciar o nascimento do Precursor; João, filho de Zacarias e de Isabel. A missão mais alta que nunca foi confiada à criatura alguma é ainda sua: anunciar a Encarnação do Filho de Deus. Ele tem prestígio muito especial até mesmo entre os maometanos.
São Rafael, falado em um só livro da Sagrada Escritura, é o companheiro do jovem Tobias, e por isso sua função é tida como guia de todos os que viajam. Foi ele que sugeriu ao seu jovem protegido o remédio para a cura da cegueira do pai, por isso é invocado também como curador.
Oremos: São Gabriel com Maria, São Rafael com Tobias, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós esta via. São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós. (Reze esta oração sempre que precisar de ajuda).


São Miguel, São Rafael e São Gabriel


São Miguel Arcanjo

A festa à qual nos referimos hoje, celebrou-se com grande solenidade no final de setembro, desde sexto século pelo menos. O Martirologio Romano afirma que a festividade se celebra a dedicação de uma Basílica em honra de São Miguel, a 10 quilômetros ao norte de Roma. No oriente, onde antigamente se tinha o arcanjo como protetor dos doentes (atualmente é considerado como Capitão das legiões celestiais e Padroeiro dos soldados), a veneração a São Miguel é ainda mas antiga.
Embora somente  São Miguel seja mencionado como titular da festividade, nas orações que pronuncia os fiéis na missa também estão compreendidos todos os anjos e bons e o glorioso anjo tutelar da Igreja.. Nessas orações se pede que demos graças a Deus pela glória de que gozam os anjos e que nos alegremos de felicidade, assim como também, nos convida a honrar aos anjos e a implorar sua intercessão e ajuda.

São Gabriel Arcanjo

Por decreto da Sagrada Congregação de Ritos, ordenou-se que a festa de São Gabriel Arcanjo fora considerada no futuro como dobro de primeira classe, a partir de 24 de março, para toda a Igreja ocidental. Segundo o profeta Daniel (IX, 21) foi Gabriel  que anunciou o tempo da vinda do Messias; que foi ele, de novo, quem apareceu a Zacarias "estando de pé à direita do altar do incenso" (Lucas 1, 10-19), para lhe dar a conhecer o futuro nascimento do Precursor e finalmente, que o arcanjo como embaixador de Deus, foi enviado a Maria, em Nazaré para proclamar o mistério da Encarnação.
É portanto apropriado que Gabriel seja honrado neste dia que precede à festa da Anunciação da Santíssima Virgem. Por outro lado, existe evidência arqueológica que o culto de São Gabriel não é em nenhum sentido uma inovação; há muitas representações do anjo na arte primitiva cristã, tanto do oriente como do ocidente. Este mensageiro do céu é também o santo padroeiro dos que trabalham nos serviços postais, de telégrafos e telefones.

São Rafael Arcanjo

A Bíblia só menciona por seu nome a três dos sete Arcanjos que, segundo a tradição judaico cristã, estão mais perto do trono de Deus: Miguel, Gabriel e Rafael.
No Livro de Tobias conta que Deus enviou São Rafael a ajudar ao ancião Tobías, quem estava cego e se achava em uma grande aflição, e a Sara, a filha de Raquel, cujos sete maridos tinham morrido na noite das bodas.
São Rafael tomou a forma humana e se fez chamar Azarías. Este, acompanhou a Tobías em sua viagem, ajudou-o em suas dificuldades e lhe explicou como podia casar-se com o Sara sem perigo algum. No livro de Tobías o próprio Arcanjo se descreve como "um dos sete que estão na presença do Senhor".

São Miguel, São Gabriel e São Rafael arcanjos


EspiritualidadeCom alegria, comemoramos a festa de três arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento, a devoção a estes amigos, protetores e intercessores, que do céu vem em nosso socorro, pois, como são Paulo, vivemos num constante bom combate. São Miguel: O nome do Arcanjo Miguel, possui um revelador significado em hebraico: "Quem é igual a Deus" segundo a bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao trono do altíssimo, portanto um dos grandes príncipes do céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama são Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que no novo testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e sua Igreja, já que até a Segunda vinda do Senhor, estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer, e não se encontrou mais lugar para eles no céu". São Gabriel: O nome deste arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Homem de Deus", mas é muito conhecido devido sua singular missão de mensageiro, uma vez que ele quem anunciou o nascimento de João Batista e principalmente anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré ... O anjo veio à presença dela (Maria) e lhe disse: "Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus" a partir daí são Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho, como se deu a Encarcação. São Rafael: Um dos sete espíritos que assistem ao trono de Deus, Rafael aparece no Antigo Testamento, no livro de Tobit. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar até a Média e conhecesse bem o caminho. Ao sair encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4). Este arcanjo de nome "Deus Curou" restituiu a vista do piedoso Tobit, e nos demonstra que a sua presença, como a de Miguel e Rafael, é discreta, porém amiga e importante.
Fonte informaçãoLiturgia das Horas e Webcatolica
OraçãoLá do alto enviai-nos, ó Cristo, vosso anjo da paz, São Miguel. Sua ajuda fará vosso povo crescer mais, prosperando, fiel. Gabriel, o anjo forte na luta, nosso templo sagrado visite, lance fora o antigo inimigo e, propício, conosco habite. Enviai-nos dos céus Rafael, o bom anjo que cura os doentes, para a todos os males sarar e curar a doença das mentes. Cristo, glória dos coros celestes, vossos anjos nos venham guiar, para, unidos a eles um dia, glória eterna ao Deus Trino cantar. Amém
DevoçãoServiço ao homem
Outros Santos do diaOutros santos do dia: são Renato Goupil; Fraterno e Dudvino (bispos); iríaco (eremita); Grimoaldo (conf.); Eutíquio, Plauto,Dadas, Ripsimes, Gudélia (márts.); Alarico (monge).
FONTE:ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário