sábado, 25 de agosto de 2012

São Luís IX - Rei de França - 26 de agosto

São Luís IX - Rei de França
NascimentoNo ano de 1214
Local nascimentoPoissy - França
OrdemRei
Local vidaFrança
EspiritualidadeEleito rei desde os doze anos de idade, Luís, era filho da virtuosa Branca de Castela, regente de França durante sua menor idade. Recebeu forte educação cristã. Franciscano. Foi muito dedicado à renovação da justiça e da economia do seu país. Construiu hospitais, asilos, escolas e favoreceu a universidade de Sorbonne, o que deu ao primado da cultura européia. Empreendeu uma cruzada para a libertação dos lugares santos, fez diversas conquistas, venceu muitas batalhas, até que foi tomado como prisioneiro dos egípcios. Mesmo assim, é curioso notar que os guardas respeitavam-no tanto que o consultavam para decidirem sobre seus problemas pessoais. Pago o resgate, continuou suas atividades até que foi atingido pela peste com 56 anos, morrendo às portas de Túnis.
Local morteTúnis
Morte25 de agosto de 1270
Fonte informaçãoSanto Nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoOnipotente e Eterno Deus, que cumulaste, Vosso servo, o Rei de França, Luís IX, com muitos dons e virtudes, fazei que eu também saiba corresponder a Vossa Divina Graça. Por Cristo Senhor, amém.
DevoçãoJustiça e aconselhamento
PadroeiroDos conselheiros
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Irineu, Simplício, Abúdio, Alexandre, Anastácio, Vitor, Segundo Constâncio, Vitor, Vitiriano (Márts); Rufino e Gélasio; Félix (presb); Ceferino (papa); Panvina, Pelágia, Rogamero e Tenestina, Atico, Sisínio, Ibistião, Teresa de J. Jamet Ibars (fund).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário