domingo, 26 de agosto de 2012

Bento XVI: "A falsidade é a marca do diabo"

DOM, 26 DE AGOSTO DE 2012 13:39
RÁDIO VATICANO


“A falsidade é a marca do diabo”, e foi essa a “culpa mais grave” de Judas. Neste domingo durante o Angelus o Papa Bento XVI se deteve sobre a figura de Judas, o Apóstolo que traiu Jesus, comentando a passagem evangélica sobre os discípulos que abandonaram Cristo não acreditando nas suas palavras sobre o seu ser “pão vivo descido do céu”.
“Por quê? Porque não acreditaram nas palavras de Jesus, que dizia: Eu sou o pão vivo que desceu do céu, aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue viverá para sempre (cf. Jo 6,51.54). Essa revelação era para eles incompreensível, porque a entendiam apenas no sentido material, enquanto naquelas palavras foi pré-anunciado o mistério pascal de Jesus, no qual Ele daria si mesmo pela salvação do mundo”.
Veja vídeio do Ângelus

Como em outros casos, - continuou o Papa - é Pedro, a responder em nome dos Doze: “Senhor, para quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna e nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus” (Jo 6:68-69). Nesta passagem, temos um belo comentário de Santo Agostinho, que disse: “Vejam como Pedro, pela graça de Deus, por inspiração do Espírito Santo, compreendeu? Por que compreendeu? Porque acreditou. Tu tens palavras de vida eterna. Tu nos dás a vida eterna, oferecendo o teu corpo e o teu sangue. E nós cremos e conhecemos. Ele não disse: nós conhecemos e cremos, mas nós cremos e conhecemos. Nós cremos para poder conhecer; se, de fato, quiséssemos conhecer antes de crer, não teríamos conseguido nem conhecer, nem crer.
“Jesus – disse ainda o Papa aos fiéis reunidos no pátio interno da Residência Apostólica de Castel Gandolfo – sabia também que entre os doze Apóstolos havia um que não acreditava: Judas. Também Judas poderia ter ido embora, como fizeram muitos discípulos, ou melhor, deveria ter ido embora, se tivesse sido honesto”.
“Ao invés ficou com Jesus”- prosseguiu Bento XVI. Ficou não por causa da fé, nem por amor, mas com a intenção secreta de se vingar do Mestre. Por quê? Porque Judas se sentia traído por Jesus, e decidiu que, por sua vez, iria traí-lo.
“Judas era um Zelota, e queria um Messias vencedor, para guiar uma revolta contra os romanos. Mas Jesus tinha decepcionado essas expectativas. O problema é que Judas não foi embora, e sua culpa mais grave foi a falsidade, que é a marca do diabo. Por isso Jesus disse aos Doze: "Um de vós é um diabo" (Jo 6,70)”.
O Papa concluiu com o convite a rezar a Nossa Senhora, “para que nos ajude a crer em Jesus, como São Pedro, e a sermos sempre honestos com Ele e com todos” .Em seguida concedeu a todos a sua Benção Apostólica.


Veja na íntegra o Ângelus do Papa Bento XVI
Castel Gandolfo, domingo, 26 agosto, 2012
Queridos irmãos e irmãs!
Nos domingos passado poucos meditamos o discurso sobre o "pão da vida" que Jesus falou na sinagoga de Cafarnaum, depois de alimentar milhares de pessoas com cinco pães e dois peixes. Hoje, o Evangelho apresenta reação dos discípulos para que o discurso, uma reação que foi o próprio Cristo, consciente, para o provocar. Primeiro de tudo, o Evangelho de João - que esteve presente, juntamente com os outros Apóstolos - informa que "a partir de então, muitos dos seus discípulos recuaram e já não andavam com ele" (Jo 6:66). Por quê? Porque não acreditar nas palavras de Jesus, quando disse: Eu sou o pão vivo que desceu do céu, aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue viverá para sempre (cf. Jo 6,51.54); realmente palavras neste momento difícil de aceitar, compreender. Essa revelação - como eu disse - permaneceu incompreensível para eles, porque eles entenderam no sentido material, mas com essas palavras foi anunciado o mistério pascal de Jesus, que Ele daria a si mesmo pela salvação do mundo: a nova presença na Eucaristia .
Vendo que muitos dos seus discípulos foram embora, Jesus disse aos Apóstolos, dizendo: "Também vós quereis ir embora?" (Jo 6:67). Como em outros casos, é Pedro, que respondeu em nome dos Doze: "Senhor, para quem iremos nós? - Nós também podemos refletir: a quem iremos? - Você tem as palavras de vida eterna e nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus "( Jo 6:68-69). Nesta passagem, temos um belo comentário de Santo Agostinho, que diz, em seu sermão sobre João 6: "Veja, Pedro, pela graça de Deus, a inspiração do Espírito Santo, você entende? Por que você conseguiu isso? Como ela acreditava. Tu tens as palavras da vida eterna . Você nos dá a vida eterna, oferecendo seu corpo [ressuscitado] e seu sangue [, Te mesmos.] E nós temos crido e conhecido . Ele não diz que nós conhecemos e cremos na época, mas acreditávamos então conhecido . Nós achamos que você poderia saber, se, de fato, que queria saber antes de acreditar, não seria capaz nem de saber ou acreditar. O que nós acreditamos e aquilo que sabemos? Se você é o Cristo, o Filho de Deus , que é a vida eterna, e na carne e sangue, não a partir do que você mesmo é "(Comentário ao Evangelho de João, 27,9). Foi o que disse Santo Agostinho, em um sermão para seus crentes.
Finalmente, Jesus sabia que, mesmo entre os doze apóstolos que não acreditavam que havia um Judas. Judas poderia ter deixado, como fizeram muitos discípulos, de fato, pode ter que sair, se ele era honesto. Em vez disso, ele permaneceu com Jesus não por fé, não por amor, mas com a intenção secreta de se vingar do Mestre. Por quê? Porque ele se sentiu traído por Judas a Jesus, e decidiu que, por sua vez iria traí-lo. Judas era um Zelote, e queria uma vencedora Messias, para guiar uma revolta contra os romanos. Jesus tinha decepcionado a essas expectativas. O problema é que Judas não foi embora, e sua falha mais grave foi a mentira, que é a marca do diabo. É por isso que Jesus disse aos Doze: "Um de vós é um diabo" (Jo 6,70). Nós oramos para a Virgem Maria, ajuda-nos a crer em Jesus, como São Pedro, e sempre ser honesto com ele e com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário