sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia da Primeira Viagem à Lua - 20 de julho


Dia da Primeira Viagem à Lua

Durante duas horas e meia, Armstrong e Aldrin caminharam na Lua, coletando pedras e amostras do solo lunar, tirando fotos e fazendo algumas experiências; Collins permaneceu na nave espacial, na órbita da Lua, aguardando os companheiros.
Em 4 de outubro de 1957, os soviéticos colocaram no espaço o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik-I. O Sputnik-II levou a bordo a cachorrinha Laika. O sonho de colocar um ser humano na órbita da Terra, entretanto, só foi realizado em 12 de abril de 1961, pelos soviéticos. Eles lançaram o foguete Vostok-I, que levou a bordo o astronauta Yuri Gagarin. Ao observar nosso planeta a distância, Gagarin exclamou: "A Terra é azul!". 
Nos Estados Unidos, o presidente Kennedy fez uma promessa: antes do final da década de 1960, o país enviaria um homem à Lua e o traria de volta são e salvo. Assim surgiu o Programa Apollo e, com este, os futuros astronautas que mudariam o rumo da história. 
Embora os EUA não possuíssem nenhum foguete que chegasse à Lua, a National Aeronautics and Space Administration (NASA) aceitou o desafio. Depois de muito trabalho e pesquisa, surgiu o Saturno-V, um foguete de mais de cem metros de altura. 
Após alguns anos de treinamento e de preparativos para a grande viagem de trezentos mil quilômetros, com uma tecnologia incipiente - haja vista que os chips dos computadores usados dentro da nave espacial eram tão simples quanto os de uma agenda eletrônica usada atualmente -, a missão foi um sucesso. Em 1969, três astronautas, Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin, mais conhecido como Buzz Aldrin, viajaram para a Lua, na espaçonave Apolo-XI. Em 20 de julho, Armstrong pisou na Lua, e proferiu a famosa frase: "That's one small step for a man, one giant leap for mankind": "Este é um pequeno passo para um homem; um salto gigantesco para a humanidade". 
Durante duas horas e meia, Armstrong e Aldrin caminharam na Lua, coletando pedras e amostras do solo lunar, tirando fotos e fazendo algumas experiências; Collins permaneceu na nave espacial, na órbita da Lua, aguardando os companheiros. 
Em 24 julho de 1969, os três heróicos astronautas retornaram; desceram no oceano Pacífico e foram resgatados pela Marinha americana. 
Depois da missão Apollo-XI, foram realizadas mais seis missões. Uma não obteve sucesso: a Apollo-XIII. 
Ver também Dia do Astronauta (p.13) e Dia Mundial das Telecomunicações (p.241).

Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário