terça-feira, 29 de maio de 2012

São José Marello - 30 de maio

São José Marello
1844-1895

Fundou a Congregação
dos Oblatos de São José


José Marello nasceu em 26 de dezembro de 1844, em Turim, Itália. Seus pais, Vincenzo e Ana Maria, eram da cidade de São Martino Alfieri. Quando sua mãe morreu, ele tinha quatro anos de idade e um irmão chamado Vitório. Seu pai, então, deixou seu comércio em Turim e retornou para sua cidade natal, onde os filhos receberiam melhor educação e carinho, com a ajuda dos avós. 
Aos onze anos, com o estudo básico concluído, quis estudar no seminário de Asti. O pai não aprovou, mas consentiu. José o freqüentou até o final da adolescência , quando sofreu uma séria crise de identidade e decidiu abandonar tudo para estudar matemática em Turim. Mas, em 1863, foi contaminado pelo tifo, ficando entre a vida e a morte. Quase desenganado, certo dia acordou pensando ter sonhado com Nossa Senhora da Consolação, que lhe dizia para retornar ao seminário. Depois disso, sarou e voltou aos estudos no seminário de Asti, do qual saiu em 1868, ordenado sacerdote e nomeado secretário do bispo daquela diocese. 
José e o bispo participaram do Concílio Vaticano I, entre 1869 e 1870. Posteriormente, acompanhou o bispo por toda a arquidiocese astiniana. Com uma rotina incansável, ele atendia todos os problemas da paróquia, da comunidade e das famílias. Muitas vezes, pensou em tornar-se um monge contemplativo, entretanto sua forte vocação para as necessidades sociais o fez seguir o exemplo do carisma dos fundadores, mais tarde chamados de "santos sociais", do Piemonte. 
Corajosamente, assumiu a responsabilidade dos problemas reais da época, sem se preocupar com o Estado, que fechava conventos, seminários e confiscava os bens da Igreja, sempre convicto de que os mandamentos não lhe poderiam ser confiscados por ninguém. Muito precisava ser feito, pois cresciam a miséria, o abandono, as doenças, a ignorância religiosa e a cultural. Mas, José também tinha de pensar nas outras pequenas paróquias da diocese, em condições precárias, e ainda, não podia deixar de estimular os padres, de cuidar da formação religiosa das crianças e jovens e de socorrer e amparar os velhos. Por isso decidiu criar uma "associação religiosa apostólica", em 1878, em Asti. 
O início foi muito difícil, contando apenas com quatro jovens leigos. Mas a partir deles fundou, depois, a Congregação dos Oblatos de São José, integrada por sacerdotes e irmãos leigos, chamados a servir em todos os continentes. Os padres Josefinos pregam, confessam, educam, fundam escolas, orfanatos, asilos, constroem igrejas e seminários. 
Dedicando-se igualmente aos jovens, velhos, doentes, por isso seu fundador os chamou de "oblatos", ou seja, "oferecidos" a servir em todas as circunstâncias. 
Em 1888, o papa Leão XIII consagrou José Marello bispo de Acqui. Porém, já com o físico muito enfraquecido pelo ritmo do serviço que nunca conheceu descanso ou horário, quando foi para a cidade de Savona, acompanhar a festa de São Filipe Néri, passou mal e morreu, aos cinqüenta e um anos de idade, no dia 30 de maio de 1895. 
O papa João Paulo II o canonizou em 2001. A festa de são José Marello é celebrada no dia de sua morte e seu corpo repousa no santuário que recebeu o seu nome, em Asti.



São José Marello 

Comemoração litúrgica: 30 de maio 

Também nesta data:  Santa Joana D'Arc, S. Batista Varani e S. Fernando III  

FUNDADOR DA ORDEM DOS OBLATOS DE SÃO JOSÉ (JOSEFINOS) - OSJ 


                                             José Marello nasceu em Turim, Itália,  no dia 26 de dezembro de 1844. Passou sua infância em S. Martino Alfieri perto de Asti. Sua devoção especial à Virgem Maria determinou-lhe sua escolha vocacional e sua fidelidade. Entrou no seminário de Asti, onde inspirou seus companheiros pela sua bondade e  santidade. Atraído pelo exemplo de São José, de quem era fiel devoto, procurou sempre imitar o exemplo e as virtudes, fato que marcou seu ministério sacerdotal. Seu empenho estava voltado principalmente em favor dos pobres e  dos jovens e idosos. Dedicou-se ainda com muita dedicação à prédica da catequese e prática do ministério da confissão.
                                             Ao tempo em que contemplava a idéia de dedicar sua vida integralmente ao Senhor,   tinha em mente, a  intenção de  ingressar em um mosteiro cartusiano.  Porém, seu bispo, Monsenhor Sávio, persuadiu-o, dizendo que o Senhor pedia algo diferente para ele.  Quis canalizar as aspirações de Marello, ou seja, a de dedicação total ao Senhor, no começo de uma família religiosa nova, que  revivesse em Asti a  presença de homens religiosos, uma presença que sufocasse as leis revolucionárias da  época.
                                             Inspirado pelo Espírito Santo, fundou,  no dia 14 de março de 1878, a  Congregação dos Oblatos de  São José,  cuja missão direcionou à educação cristã da juventude paroquial,   junto às escolas e nas missões, procurando sempre um apostolado voltado para a figura de São José, o educador de Jesus,  desde menino até sua juventude. 
                                             No dia 17 de fevereiro de 1889, foi consagrado, pelo papa Leão XIII, como bispo de Acqui.    Como bispo, São  José Marello aproximou todos empenhou-se  resolutamente a manter a  unidade entre os clérigos e os fiéis.   Faleceu no dia 30 de maio de 1895, em Savona,  aos 50 anos de idade. Foi beatificado no dia 23 de setembro de 1993 e canonizado em 25 de novembro de 2001 pelo Papa João Paulo II.  Sua festa comemora-se no dia de sua morte.  
                                             Os Oblatos de  São José estão presentes  em  diversos  países do  mundo, como Itália, Brasil,  Peru, Bolívia,  Filipinas,  Estados Unidos, México, Índia, Nigéria, Eslováquia e Chile,  onde continuam, de maneira operosa,   os preceitos firmados  por seu fundador, ou seja, espelhados na vida de São José, como desejava.  

São José Marello
San Giuseppe Marello.jpg
São José Marello
Nascimento26 de dezembro de 1844 emTurimItália
Morte30 de maio de 1895 emSavona
Veneração porIgreja Católica
Beatificação23 de setembro de 1993 por:Papa João Paulo II
Canonização25 de novembro de 2001,Vaticano por: Papa João Paulo II
Festa litúrgica30 de maio
AtribuiçõesCriou a Congregação dos Oblatos de São José


José Marello


São Giuseppe Marello Viale (ou São José Marello) (Turim26 de dezembro de 1844 — Savona30 de maiode 1895) foi um prelado italiano.
Foi ordenado sacerdote em 1868, em Asti, onde fundou a Congregação dos Oblatos de São José em 1878, destinada à evangelização e educação das crianças carentes. Foi nomeado bispo de Acqui em 1889, pelo Papa Leão XIII.
Foi beatificado no dia 23 de setembro de 1993 e canonizado em 25 de novembro de 2001 pelo Papa João Paulo II.

Fontes


  • Biografia de São José Marello no site do Vaticano (em italiano)
  • Catholic Hierarchy (em inglês)
  • Página Oriente - Josefinos

Ligações externas

Homilía de canonização feita pelo Papa João Paulo II (em italiano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário