quarta-feira, 16 de maio de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 17/05/2012

17 de Maio de 2012 


João 16,16-20

Comentário do Evangelho

A promessa do Espírito é Verdade e Amor

Uma das características do evangelho de João é o uso da repetição didática de palavras ou frases. A afirmação sobre o ver e o não ver Jesus é repetida três vezes, e a dificuldade de entendimento dos discípulos fica patente. 
Jesus já mencionara a sua partida, causando receios e tristeza nos discípulos que já vinham experimentando as ameaças do poder religioso do Templo e das sinagogas. Jesus os confortara com a promessa do Espírito que é Verdade e Amor. Agora esclarece que ele próprio voltará a estar presente entre os discípulos. Dentro de pouco tempo os discípulos não mais verão (theôreite - visão sensível) Jesus. Com mais um pouco de tempo eles o perceberão (opsesthe) em sua presença que foge aos sentidos. 

De início os discípulos se entristecem com a morte de cruz e a ausência de Jesus. Mas logo se alegrarão com a presença do Espírito e do próprio Jesus, percebendo que a todos é concedido o dom da vida eterna, o que renova a face da terra, gerando um mundo novo. 

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

João recorda com gratidão o cuidado do Mestre que, sentindo a sua hora se aproximar, preparava os discípulos para prosseguir na missão. Eles deviam proclamar a Boa Notícia de que o Reino do Pai está próximo – ele está dentro de nós! Esta certeza deve transformar a nossa angústia em alegria.

Reflexão
Um pouco de tempo e os discípulos não verão mais Jesus, porque o mistério da cruz está próximo, e com ele, a morte e a separação. E mais um pouco e me vereis de novo, ou seja, todos os que acreditam farão a experiência do Ressuscitado, viverão sempre na sua presença, de modo que a tristeza da separação dará aos que têm fé lugar a uma alegria que jamais poderá ser tirada. Porém, por causa dos que não acreditam e por causa também dos nossos pecados, deveremos passar por diversas tribulações, mas, por piores que sejam, elas não podem vencer quem crê verdadeiramente.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "Tristezas e alegrias, Luzes e sombras..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

A vida de todo discípulo de Jesus não é diferente das demais pessoas, ela é cheia de altos e baixos, "Um dia chove, outro dia faz sol", como cantou o poeta Chico Buarque de Holanda, um dia resplandece como uma manhã belíssima, mas logo mais a tarde vêm as nuvens negras com raios e relâmpagos. Na Vida de Fé esse dualismo também está presente, e Jesus está dizendo aos discípulos que será sempre assim: um pouco de tempo e me vereis, mais um pouco e não me vereis, e outro pouco e tornareis a me ver...

A gente queria só luz, alegria, entusiasmo, sucesso, em nossa vida de Fé, na vida em comunidade, mas não é assim, desde o começo Jesus deixou bem claro. Os discípulos não entenderam e nós também não. Então Jesus, que conhece o homem profundamente, todos os pensamentos e sentimentos humanos, vai dizer que ao final, toda a angústia e tristeza dos discípulos vai se transformar em alegria eterna.

Há no mundo uma falsa alegria, que hoje poderíamos dizer, provocada pelo consumismo, pelo sucesso, prestígio e poder, na verdade as alegrias terrenas são legítimas mas não podem substituir na vida dos discípulos aquela que é a Verdadeira alegria e que um dia se tornará plena. A suposta "ausência" de Jesus, a partir da sua Ascensão, é preenchida totalmente pelo Espírito que acompanha a Igreja neste tempo do Kairós até a Parusia.

Em suma, Ver ou não ver Jesus, sentir sua presença em nossa vida ou não, é uma contingência humana por conta das nossas limitações, Deus está sempre presente na ação Trinitária em cuja vida de comunhão somos envolvidos, mas que não nos arrebata desse Vale de Lágrimas, onde é preciso caminhar e Crer, alimentando em nós essa esperança, de que o Senhor caminha conosco, falando e agindo, como fez um dia junto aos seus discípulos.

2. A promessa do Espírito é Verdade e Amor
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Pai, que o meu testemunho de vida cristã seja tal, que as pessoas possam "ver" Jesus nas minhas palavras e nos meus gestos de amor ao próximo.


3. PERMANECER EM JESUS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Em seqüência ao anúncio de sua partida, Jesus confirma a continuidade de sua presença entre os discípulos com o sugestivo jogo de palavras sobre o pouco tempo que resta para não mais vê-lo e mais um pouco em que será visto de novo. A dinâmica do dom da vida eterna, em João, segue a seguinte trajetória: a Palavra, o Filho, que estava em Deus se faz carne e habita entre nós; é glorificado em sua missão vivificante e libertadora, comunicando a vida eterna, como enviado do Pai; e volta ao Pai. Ao contrário dos sinóticos, João não fala de uma outra "volta" de Jesus ao mundo, mas sim no "permanecer nele". Serão os discípulos que o verão de novo, agora glorificado pelo Pai. O verão dentro de um pouco mais de tempo, ao permanecerem nele, e ele e o Pai nos discípulos. O permanecer em Jesus, unidos em comunidade e fazendo a vontade do Pai, significa, já, a alegria de participar da glória de Jesus, em comunhão de vida eterna com o Pai.


Creia que a sua tristeza se converterá em alegria


Postado por: homilia

maio 17th, 2012


Olá! Aqui estou eu, mais uma vez, para lhe dirigir uma palavra que não é minha, mas sim do próprio Jesus. Diante da situação pela qual você está passando, o Senhor diz no Evangelho de hoje: “Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
Gostaria que você meditasse bem o significado dessas Palavras, porque, por meio delas, sua tristeza se converterá em alegria. Com fé, confiança e esperança, entregue-se a Jesus, pois Ele vai subir para o Pai, para o nosso Deus.
Pare de se maltratar e de chorar. Preste atenção nas Palavras de Jesus: a vossa tristeza se transformará em alegria! É promessa de Deus, na pessoa do Seu próprio Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Daí que seja uma realidade na vida de todos aqueles que crêem em Jesus Cristo Salvador. Ele é o único que sabe do tamanho da sua tristeza e agonia.
Cristo vem para lhe fortalecer e encorajar. Saiba que a sua tristeza se transformará em alegria. Embora agora você esteja passando por uma situação difícil, não se preocupe: Jesus já o percebeu e, por isso, lhe diz: “Vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria”.
Meu filho, não existe tristeza no coração do homem que não possa ser transformada – por Jesus - em alegria. Todavia, é fundamental confiarmos no amor de Deus. É preciso apegar-se a esse amor de forma sobrenatural, mesmo que as pessoas ao seu redor lhe incentivem a desistir dos seus sonhos. Mesmo que elas coloquem barreiras naquilo que você tem buscado, não importa! Deus é maior! Confie no Senhor e, somente assim, essa tristeza se transformará em alegria. E essa alegria não lhe será tirada por ninguém. Ela será uma alegria plena.
Ao passarmos por alguma dificuldade, ela parece que não vai ter fim! Não é mesmo? Mas olhe quantas tristezas você já superou. Eu creio que na maioria delas você pensava: “Não será possível… Eu não vou sair dessa… A minha casa ‘caiu’ e não a conseguirei levantar… Dessa vez, eu não vou aguentar”. Mas você superou tudo isso com força e coragem. E, sobretudo, com fé n’Aquele que venceu o mundo.
Muitas vezes, no momento de tristeza, fazemos perguntas ao Senhor:  ”O porquê disso? O porquê daquilo? Mas de novo, Senhor? Por que só eu? Será que não posso ter sossego?”
Quero deixar algo bem claro para você, meu irmão: Se você deixar Jesus entrar no seu coração, se confiar cegamente n’Ele, Cristo lhe dirá: “No mundo sofrereis tribulações. Mas tende fé. Eu venci o mundo e comigo também vós vencereis”.
Portanto, se confiarmos ao Senhor nossas tristezas, chegaremos ao ponto de não questionarmos mais o Senhor. É necessário que a nossa confiança esteja somente no Senhor nosso Deus. Tire a sua confiança do homem. Confie apenas no Senhor! Porque Ele tem o poder de mudar tudo. Ele é o Senhor da vida, da alegria e da esperança.
Neste momento da sua vida, faça suas as palavras de Paulo: “Quando sou fraco é que sou forte!” Isso é confiar no Senhor. Me torno “fraco” quando reconheço que só Jesus pode mudar a minha vida. Mas esse reconhecer-se fraco diante do poder de Deus, na verdade, me leva a ser forte.
Quando penso e ajo assim, estou colocando toda a minha confiança no Senhor, pois acredito que não serei eu que mudará a situação, mas sim o próprio Senhor.
Padre Bantu Mendonça



Oração Final

Pai Santo, a tua compaixão por todos os homens e mulheres nos dá a certeza de que somos filhos muito amados. Que o teu Espírito aqueça os corações e ilumine o nosso entendimento para que saibamos dar-te graças, vivendo a alegria de discípulos do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário