Dioceses, paróquias e comunidades, de norte a sul do país, começam, neste domingo (10), a celebrar a Semana Nacional da Família. Neste ano, a iniciativa está em sintonia com a celebração do Ano Jubilar com o tema: “É tempo de Júbilo em nossa vida”, com o lema “Ora a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5,5)”.
“Estamos no mês vocacional e o grande objetivo é rezar pelas famílias e em família. Por isso, promovemos nas comunidades paróquias e nas próprias famílias este momento tão rico de comunhão”, definiu o bispo da Diocese de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Bruno Elizeu Versari, que celebra a Missa de Abertura da Semana Nacional da Família no domingo (10), na Catedral de Ponta Grossa, às 11h – e será transmitida pela Youtube da Pastoral Familiar Nacional.
Para o assessor da Comissão, padre Rodolfo Chagas Pinho, a ocasião é uma oportunidade para promover o diálogo. “É um momento de reflexão tanto por parte da Igreja como para fora, com a sociedade civil organizada. Nós queremos, com a Semana Nacional da Família, construir pontes para que, de fato, a família continue sendo a base da nossa sociedade”, apontou.
A Semana Nacional da Família é marcada por encontros, formações, momentos de oração e gestos concretos de evangelização. Um tempo especial para colocar a família no centro da missão da Igreja. Para apoiar as famílias na celebração destes encontros, Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) elaborou o subsídio Hora da Família 2025, que está disponível para aquisição. O material está dividido em sete encontros:
1º – É tempo de júbilo em nossa vida.
2º – Júbilo na vida
3º – Júbilo na comunidade
4º – Júbilo no matrimônio
5º – Jubileu na igreja
6º – Júbilo na vocação
7º – Maria, mãe da esperança, caminha conosco
O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, convida a viver este momento intensamente reunidos em família. “É um subsídio que já entrou na casa de milhares de famílias pelo Brasil. Deixe que ele entre na sua e ajude através da vivência da palavra e dos testemunhos possa transformar nossas vidas”, motiva o casal.
Alisson e Solange lembram que também há espaço para, ao final da Semana Nacional da Família, organizar um momento especial como um jantar de confraternização, uma carreata de evangelização pela cidade ou uma celebração em ação de graças.
Divulgação
Os coordenadores paroquiais, diocesanos ou regionais da Pastoral Familiar podem se disponibilizar a atenderem jornalistas dos meios de comunicação impresso, do rádio, da televisão ou da internet. Além disso, é importante reforçar a campanha nas redes sociais. Não esqueça de marcar a Pastoral Familiar Nacional (@pastoralfamiliarcnbb) nas redes sociais para também compartilharmos as programações e as iniciativas realizadas.
O que é a Semana Nacional da Família?
A Semana Nacional da Família (SNF) é um momento forte no qual a Pastoral Familiar, em articulação com as demais pastorais, movimentos, serviços e a sociedade em geral, intensifica seus esforços no sentido de evangelizar a família na globalização de seus diversos aspectos e realidades. O momento é marcado por encontros, formações, momentos de oração e gestos concretos de evangelização. Um tempo especial para colocar a família no centro da missão da Igreja que teve início, em âmbito nacional, em 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário