quarta-feira, 3 de abril de 2024

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA ABRIL DE 2024



Intenção

PELO PAPEL DAS MULHERES

Rezemos para que sejam reconhecidas em cada cultura a dignidade das mulheres e a sua riqueza, e cessem as discriminações de que são vítimas em várias partes do mundo.

Reflexão

O Papa, este mês, convida-nos a rezar por todas as mulheres e pelo seu papel no mundo.
As mulheres são uma parte integral de todas as culturas, desempenhando um papel vital nas sociedades e nas comunidades. As mulheres são essenciais para o tecido de qualquer sociedade, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento das famílias, comunidades e nações.
No Cristianismo, a maior criatura da história é, de facto, uma mulher: Maria, a Mãe de Jesus. No prefácio do livro Mais liderança feminina para um mundo melhor: o cuidado como motor da nossa casa comum, o Papa Francisco elogiou as mulheres «pelo seu empenho na construção de uma sociedade mais humana», através da sua capacidade de ver e compreender o mundo «com um olhar criativo e um coração terno». Neste sentido, ainda acrescentou que «é justo que elas possam exprimir estas capacidades em todas as esferas, não apenas na família», e tornar a cultura mais solidária através da sua influência e exemplo. Basta olhar para a história da Igreja e pensemos em mulheres inspiradoras e modelos de santidade como Edith Stein, Teresa de Calcutá ou Chiara Corbella Petrillo.
Nesta intenção de oração, o Papa quer que tomemos consciência que, no mundo contemporâneo, e em muitas culturas, uma das formas mais comuns de discriminação contra as mulheres é a violência só pelo facto de serem mulheres, que assume a forma de violência física e psicológica e de abuso de poder. Também outra forma de discriminação contra as mulheres é a desigualdade económica, uma vez que o seu trabalho é frequentemente subvalorizado e mal pago, para além de que as mulheres também são objeto de discriminação na política e em cargos de liderança.
Rezemos pelas mulheres, para que seja reconhecida em cada cultura a sua dignidade e riqueza, e cessem as discriminações de que são vítimas em várias partes do mundo.
Oração

Senhor Jesus, que nos deste Maria por Mãe,
hoje quero agradecer-te, com toda a Igreja,
por todas e cada uma das mulheres:
as mães, as filhas, as irmãs, as esposas;
pelas mulheres consagradas,
pelas mulheres que trabalham profissionalmente…
por todas, em toda a beleza e riqueza da sua feminilidade.
Mas não posso esquecer as discriminações
que frequentemente atingem as mulheres.
Por isso peço-te que cada pessoa,
e de forma particular as mulheres
- mais facilmente sujeitas à violência e abusos -,
seja respeitada na sua dignidade e nos seus direitos fundamentais.
Ajuda-me a ser a voz da dor das mulheres vítimas de abuso,
exploração, marginalização e pressões indevidas,
e a denunciar com força as injustiças a que estão submetidas.
Que deixemos espaço, Senhor, às suas ações,
natural e poderosamente sensíveis e orientadas para a tutela da vida
em todos os estados, em todas as idades e em todas as condições,
e que valorizemos a especificidade insubstituível
da contribuição feminina para o bem comum.
Que, neste tempo
em que a humanidade vive uma profunda mudança,
as mulheres possam ajudá-la a não decair.
Amém.

Desafios

RECONHECER A IGUALDADE DA DIGNIDADE
“Cada pessoa deve ser respeitada na sua dignidade e nos seus direitos fundamentais: educação, trabalho, liberdade de expressão, etc. Isto vale de forma particular para as mulheres, mais facilmente sujeitas a violências e abusos”. (Papa Francisco)

- Como expressas este respeito pelas mulheres da tua família e dos lugares por onde passas? E, se és mulher, como manifestas a tua dignidade?

SER CONSCIENTES DOS PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS
“Não nos podemos calar perante esta praga do nosso tempo. A mulher é usada… Não deixemos sem voz as mulheres vítimas de abuso, exploração, marginalização e pressões indevidas”. (Papa Francisco)

- Evita fazer um julgamento precipitado e estereotipado sobre qualquer pessoa. Olha cada um com os olhos de Cristo.

RECONHECER O SEU VALOR E A SUA RIQUEZA
“As mulheres … sabem sintetizar de maneira única, na sua forma de agir, três linguagens: a da mente, a do coração e a das mãos. Mas sinfonicamente. A mulher, quando é madura, pensa o que sente e faz; sente o que faz e pensa; faz o que sente e pensa: é uma harmonia. Esta é a genialidade da mulher”. (Papa Francisco).

- Descobre e valoriza alguma mulher próxima e manifesta-lhe o teu agradecimento.

PROMOVER A EDUCAÇÃO E O EMPODERAMENTO
“A criatividade. A especificidade insubstituível da contribuição feminina para o bem comum é inegável … neste momento em que a humanidade conhece uma mutação tão profunda, as mulheres podem ajudar muito a que a humanidade não decaia”. (Papa Francisco).

- Como podes colaborar na formação integral da mulher? A partir do teu lugar, podes fazer muito.

LUTAR CONTRA A DISCRIMINAÇÃO
“O problema das discriminações que frequentemente atingem as mulheres, (é considerá-las) como outras categorias débeis da sociedade. Recordei muitas vezes e com força que a diversidade nunca deve conduzir à desigualdade, mas antes a um acolhimento agradecido e recíproco”. (Papa Francisco)

- Luta contra a discriminação, valorizando, agradecendo, acolhendo quem se aproximar de ti, especialmente se é uma mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário