segunda-feira, 17 de abril de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 3,1-8 - 17/04/2023


Deixe o Espírito Santo te conduzir para as coisas do Alto

“Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito” (João 3,5-8).



O Evangelho de hoje nos apresenta o diálogo entre Jesus e Nicodemos. O evangelista João nos diz que Nicodemos era um judeu influente naquele tempo, e essa posição social, talvez, explique o porquê dele ter procurado o Senhor durante a noite: Nicodemos não queria ser visto pelos companheiros dele com Jesus.
E Jesus fala a Nicodemos de um novo nascimento que é uma condição para entrar no Seu Reino. Para entrar no Reino de Jesus é preciso nascer da água e do Espírito, não é um nascimento como nós compreendemos, um nascer como nós compreendemos: nascer da carne; mas é um nascer para a vida espiritual, um nascer para as coisas do Alto. E, pela graça do Sacramento do Batismo, nascemos para a vida em Deus, nascemos para o Alto.
A água, que é a matéria fundamental do Sacramento do Batismo, é sinal desse nascimento, desse novo nascimento, o nascimento para o Alto que nos permite entrar no Reino de Deus, é uma geração no Espírito, somos gerados no Espírito.

Como seria diferente se todos nós nos deixássemos ser guiados pelo Espírito Santo!

Essa passagem através das águas para a terra prometida, de uma criação reconciliada com o amor de Deus, é um nascimento do Alto, com a graça de Deus. Não é um nascer fisicamente outra vez, mas é nascer para o Alto.
O vento, que também é um sinal da graça do Espírito, é esse impulso da graça de Deus que nos impulsiona a viver essa vida nova. Não vemos o vento, não sabemos de onde ele vem, mas podemos sentir os seus efeitos. Assim é a ação do Espírito Santo, esse mistério do qual não sabemos explicar, na sua totalidade, mas podemos sentir os seus efeitos.
Muitos têm uma concepção errônea de que o Espírito age apenas em alguns momentos e nos esquecemos que estamos cercados pela ação do Espírito Santo, estamos numa contínua ação do Espírito de Deus em nós. Pois Ele não só mora em nós pelo sopro do Batismo, como também nos movimenta. É Ele quem nos move para a missão, é ele quem nos envolve e guia a nossa vida. Seja para onde nós formos, somos guiados pelo Espírito Santo.
E como seria diferente se todos nós nos deixássemos ser guiados pelo Espírito Santo, sermos guiados por esse sopro, sermos impulsionados por esse sopro! Como um barco a vela, que é impulsionado pelo sopro do Espírito, nós também podemos assim ser conduzidos por Deus.
Deixemos a graça de Deus nos conduzir, deixemos o Espírito Santo nos conduzir. Vivendo esse renascimento para as coisas do Alto, o renascimento para as coisas de Deus, e assim sermos impulsionados pela Sua graça.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário