quarta-feira, 12 de outubro de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 2,1-11 - 12/10/2022


A presença de Nossa Senhora realiza milagres em sua vida

“Houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento” (João 2,1-2).



Viva a Mãe de Deus e Nossa, a Senhora Aparecida! Hoje, o Brasil está em festa, porque comemoramos a nossa Padroeira, a Padroeira do Brasil.
É interessante que Nossa Senhora estava ali presente naquela festa de casamento. Ela havia sido convidada, assim como Jesus e os discípulos. Mas a Virgem Maria, Nossa Senhora, é a mulher da oração, é a serva de Nosso Senhor, é a mulher também atenta.
Meus irmãos, são várias as virtudes que nós podemos assimilar de Nossa Senhora e pedir também a Deus que nos conceda, uma delas é essa atenção. Hoje, o mundo está tão desatento, não é?! Ou atento somente às coisas que aparecem mais, que têm luzes, isso ou aquilo. Mas e os detalhes? E as pequenas coisas? Elas também merecem atenção.
E quando nós olhamos para Nossa Senhora, verificamos que ela estava atenta ali — é claro que era um detalhe importante —, e a falta do vinho significava um desastre para a festa, para o casamento, mas Ela pedir a quem poderia resolver aquela situação: “Jesus, eles não têm mais vinho”.
Jesus até disse que não havia chegado a hora d’Ele, mas acolheu o pedido da Mãe, e a Mãe já havia dito aos serventes: “Fazei tudo o que Ele, Jesus, vos disser!”. O grande milagre aconteceu, e Maria estava presente.
Meus irmãos, hoje, comemorando Nossa Senhora Aparecida, ela também estava presente naquela situação de necessidade.

Peça que Nossa Senhora também esteja na sua casa, no seu trabalho, na situação que você está vivendo

Três pescadores, no rio Paraíba, em Guaratinguetá (SP), naquele tempo, tinham sido incumbidos de pescar, porque um conde, o conde  de Assumar, passaria por aqui em outubro de 1717.
E a pescaria nada, nada, nada… De repente: “Não! Vamos tentar mais uma vez!” – estavam perto do porto do Itaguaçu. Lançaram as redes. O que aconteceu? “Tem alguma coisa aqui, tem peixe”. Não era o peixe, era a cabeça de uma imagem, da Virgem Maria. Opa! Uma cabeça! Mas não é isso, isso não vai matar a fome do conde. Mas é um sinal. “Vamos lançar de novo”.
Navegaram mais um pouco e lançaram [a rede]. O que veio? “Opa! Agora sim! Agora está mais pesado”. Era o corpo da imagem. E não é que ele se encaixou à cabeça! Como poderia, não é?! Já foi um feito, já foi um milagre. “É um sinal, vamos lançar mais uma vez.” Na terceira vez que se lançou, os peixes vieram.
A presença de Nossa Senhora, naquela imagem, fez com que também o milagre acontecesse, e o banquete aconteceu para aquele conde.
Na festa de casamento, não faltou vinho, não faltou alegria, não faltou peixe. O que tem faltado em sua vida? Conte com a intercessão de Nossa Senhora. Peça que ela também esteja na sua casa, no seu trabalho, na situação que você está vivendo.
Não faltou o vinho, não faltou o peixe, não faltou a alegria, não faltou o banquete. Nesses mais de 300 anos de história de Aparecida, não faltou muita coisa para o povo de Deus. Que não falte também o necessário para você!
O vinho, a alegria eram a necessidade daquele casamento; o peixe era a necessidade, em 1717, para servir aquela autoridade. O que lhe falta? Conte com a intercessão de Nossa Senhora, peça que também não falte na sua mesa, que não falte na sua casa, não falte no seu coração o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário