sábado, 30 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 30 de outubro, sábado da 30ª Semana do Tempo Comum


30 de outubro, sábado da 30ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 30 de outubro, sábado da 30ª Semana do Tempo Comum

- Jesus nos apresenta o caminho do Reino de Deus. É um caminho oposto às glórias e vantagens humanas. Enquanto muitos procuram os primeiros lugares a honras passageiras, Jesus aponta outra direção. Um caminho que liberta, que humaniza, que nos faz reconhecer o mais importante para nossa vida, para nossa existência e nossa missão neste mundo. Vasculhe sua mente e seu coração e procure os sinais da presença de Deus que lhe foram deixados pelas pessoas simples e humildes.

- Com abertura interior, acolha o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 14, versículos 7 a 11:

“Naquele tempo Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante, e o dono da casa, que convidou os dois, venha a te dizer: ‘Cede o lugar a ele’. Então irás cheio de vergonha ocupar o último lugar. Ao contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: ‘Amigo, vem para um lugar melhor!’ [...] Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

- Deus sempre se manifesta na simplicidade e na gratuidade. Por isso, as pessoas simples nos revelam Deus por sua generosidade, sua abertura de coração, sua alegria que nos contagia. Por isso Jesus adverte para que sejamos humildes e generosos. Ele nos aconselha a não escolher o primeiros lugares e a dar festa para quem não pode retribuir: os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos!. Esse é o caminho para o Reino de Deus. Converse com o Senhor sobre os passos que você pode dar para ser ainda mais humilde e generoso em sua vida pessoal, familiar e comunitária.

- Lembre-se do testemunho de pessoas como a Santa Dulce dos Pobres, Madre Tereza de Calcutá, Dom Helder Câmara, e tantos outros que, como a sua simplicidade e generosidade, testemunham a alegria do Reino de Deus. Quem é que hoje mais lhe revela a presença de Deus?

- “Todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado!” disse Jesus no evangelho de hoje. Dom Hélder Câmara diz assim num poema:

“Não grites incoerência
hipocrisia,
falsidade,
sem a coragem cristã
de olhar primeiro,
mais a fundo,
bem a fundo,
teu próprio rosto.”

- Termine sua oração dando graças ao Senhor pelas descobertas neste encontro com Sua Palavra. Peça a Ele o dom da conversão diária, para ser sempre uma pessoa simples e generosa...

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário