sexta-feira, 31 de maio de 2019

JUNHO é um mês diferente - Dia dos Namorados, Dia de Santo Antônio, Dia de São João, Dia de São Pedro e São Paulo.

Junho é um mês diferente.

Contempla:

- Dia dos Namorados


É uma festa que atinge milhares de brasileiros. O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, e é quando os casais celebram sua união. É muito comum nessa data a troca de cartões e presentes especiais, além de flores, bombons e jantares. Nessa data, os casais também agradecem o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo.
Fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é comemorado dia 14 de fevereiro, é conhecido também como Dia de São Valentim.




- Dia de Santo Antônio



O Dia de Santo Antônio comemora-se a 13 de junho.
Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, mas o ano ninguém sabe ao certo. Terá sido entre 1191 e 1195.
Existem muitas orações a Santo Antônio, a maior parte delas ligadas ao fato de Santo Antônio ser conhecido como o "Santo Casamenteiro". O Dia dos Namorados no Brasil é no dia 12 de junho justamente por ser a véspera do Dia de Santo Antônio.


Oração de Santo Antônio


"Meu grande amigo Santo Antônio,

tu que és o protetor dos namorados,

olha para mim, para a minha vida,

para os meus anseios.

Defende-me dos perigos,

afasta de mim os fracassos,

as desilusões, os desencantos.

Faz que eu seja realista,

confiante, digna(a) e alegre.

Que eu encontre um(a) namorado(a)

que me agrade, seja trabalhador,

virtuoso e responsável.

Que eu saiba caminhar para o futuro

e para a vida a dois

com as disposições de quem recebeu de Deus

uma vocação sagrada e um dever social.

Que meu namoro seja feliz

e meu amor sem medidas.

Que todos os namorados

busquem a mútua compreensão,

a comunhão de vida

e o crescimento na fé.

Assim seja."


- Dia de São João



A Festa Junina de São João

O São João é uma das principais figuras das festas juninas. O Dia de São João também possui várias comidas e doces típicos, como:



· rapaduras,
· amendoim,
· bolo de milho,
· curau,
· canjica,
· bolo de aipim,
· paçoca,
· pipoca
· etc.

Essas iguarais estão quase sempre presentes nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece na maioria das cidades grandes.

Dia de São Pedro e São Paulo


Dia 29 de junho é Dia de São Pedro e Dia de São Paulo. É uma festa celebrada pela Igreja Católica em honra ao martírio em Roma dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. A data em homenagem a São Pedro é umas das festas mais comemorados entre as festas Juninas com muitos arraias, quermesses e fogueiras pelo Brasil, tal como o dia de São João.
Até o dia 12 de junho, o assunto é o mesmo, não importa a ‘rodinha’ de bate papo. Todos  vão falar de amor, presentes, relacionamentos, vão suspirar e pensar em almoços e jantares à dois. Quem não tem, vai desejar um (a) namorado (a) e, quem sabe, o (a) conquistará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário