quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 17/02/2016

ANO C



Lc 11,29-32


Comentário do Evangelho

Quaresma, tempo de ler a Bíblia com calma e atenção, de ouvir pregações e catequeses quaresmais. Os ninivitas se converteram com a pregação de Jonas, e Jesus é muito maior do que Jonas que já era grande. O sinal de Jesus é o sinal de Jonas e não há outro. Sinal indica alguma coisa. Vendo o sinal de Jonas acontecer estamos vendo Jesus aparecer. Jesus está onde acontece o sinal de Jonas. Jonas convida para a conversão. Simplesmente converter-se já e agora para não ser condenado por Jonas nem pela Rainha do Sul. Conversão de quê? A resposta é: converta-se, mude a direção da sua vida. Você saberá de quê. Você se conhece. O sinal de Jonas, porém, é mais definido. Do que se converteram os ninivitas? Está escrito que se converteram do mau caminho e da violência que tinham nas mãos. A Rainha foi ver como Salomão administrava a justiça. Sem justiça há violência, com a violência a terra se corrompe. No Gênesis, Deus viu a terra corrompida por causa da violência dos homens. No dia do juízo, Jonas e a Rainha vão se levantar e condenar a geração da injustiça que gera violência.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d4

Vivendo a Palavra

Ainda hoje – e até entre nós! – talvez haja quem queira firmar sua fé em milagres. “Felizes os que não viram e acreditaram”. Deus nos fala através de muitas formas, compreensíveis pelos que se dispõem a acolhê-las, mas que jamais agridem a liberdade dos que se negam a acreditar. A fé produz o milagre, não o milagre gera a fé.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Para muitas pessoas, Deus deve manifestar-se constantemente para todos, pois somente assim o mundo poderá crer. Na verdade, essas pessoas querem uma demonstração evidente da existência de Deus e da sua presença no nosso dia a dia, porém o Evangelho de hoje nos mostra que assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, Jesus é um sinal para nós, e Jonas foi um sinal para os ninivitas apenas por suas palavras, que os ninivitas ouviram e creram. Deste modo, Jesus é um sinal para nós por sua palavra e é nela que devemos crer e não ficar exigindo que ele fique realizando "milagres" para que fundamentemos a nossa fé.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=2&dia=17

Meditando o Evangelho

UM PEDIDO INÚTIL

Jesus percebeu a armadilha que lhe preparavam, ao exigir dele uma demonstração extraordinária de poder como pré-requisito para a conversão. Deu-se conta de que havia má vontade por parte de seus interlocutores, pois não estavam dispostos a se converterem, mesmo diante do milagre mais espetacular. Aliás, os milagres realizados por Jesus seriam mais que suficientes para revelar quem ele era e, assim, suscitar a fé no coração de quem os presenciava. A dureza de coração dos seus adversários, porém, tornava-os cegos.
Os ouvintes do Mestre foram confrontados com dois fatos do passado, nos quais transluzia boa vontade e desejo de deixar-se instruir e, por conseguinte, de converter-se. O primeiro corresponde à atitude pronta dos ninivitas, diante da pregação de Jonas. Embora não conhecessem o pregador estrangeiro que os convocava para a penitência e a conversão, deram ouvido às suas palavras, e se converteram, desde o maior até o menor. O segundo refere-se à visita da rainha de Sabá ao sábio rei Salomão, em Jerusalém. Logo que teve notícia da sabedoria desse monarca de Israel e de sua capacidade de desvendar todo tipo de enigma, a rainha empreendeu uma viagem para encontrá-lo e deixar-se instruir por ele. Nada foi suficientemente forte para demovê-la de seu propósito, nem mesmo uma viagem extenuante ao estrangeiro.
Quanto aos contemporâneos de Jesus, apesar de tê-lo consigo, nenhum valor davam à sua pregação.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Pai, torna-me dócil e sensível para acolher as palavras de Jesus, sem exigir sinais espetaculares como pré-requisito para aderir a ele.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-02-17

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Permitamos que a Palavra de Deus nos leve à conversão

A exemplo de Jonas, que a Palavra de Deus nos leve à conversão
“Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior” (Jn 3, 5).


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/permitamos-que-a-palavra-de-deus-nos-leve-a-conversao/

Oração Final
Pai Santo, nós cremos! Aumenta a nossa fé! Faze-nos perceber e discernir os teus sinais. Conserva-nos com o espírito de crianças, confiantes em Ti, Pai amado, e nos dá alegria e entusiasmo para nos jogarmos inteiros e sem medo nos teus braços misericordiosos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário