quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O DIA, A SEMANA E O MÊS DO CATÓLICO


O dia do Católico tem seu próprio ritmo. E cada dia da semana e cada mês tem uma ênfase devocional especial, tradicionalmente falando.

Dia

As horas do dia são divididas nas horas canônicas, na qual os sacerdotes, religiosos e alguns leigos piedosos rezam o Liturgia da Horas. Ás seis da manhã, ao meio-dia e seis horas da tarde é costume rezar o Angelus ou Regina Caeli.
Alguns católicos em vez ou além do acima exposto, fazem a Oração da  manhã e Oração antes de dormir que normalmente inclui um exame de consciência à noite. Muitas famílias meditam juntos na Sagrada Escritura, rezam o Terço de Nossa Senhora e, ou o Terço da Divina Misericórdia.

Semana e Mês

Sextas-feiras são dias de penitência e católicos devem manter em mente o sofrimento de Cristo e sacrificar algo em prol da penitência e disciplina. A Igreja pede que se abstenha de carne ou que substitua por um outro sacrifício ou ato de caridade.

Sábados, tradicionalmente, os católicos vão à Confissão em preparação para receber a Eucaristia no Domingo. Alguns católicos possuem o hábito de ir à confissão aos sábados outros preferem ir no Domingo antes da Santa Missa (quando oferecido).
Domingos, naturalmente, é o "Dia do Senhor". Neste dia nós cumprimos o Terceiro Mandamento de Deus.  "Lembrar o dia e para santificá-lo." E dever abster-se de trabalho servil desnecessário e cumprir o preceito de assistir Missa. É bom lembrar que o Domingo é o dia de "Festa primordial" por ser celebrado o Mistério Pascal.

Dia da semana - Dedicado a:
Domingo - Ressurreição de Cristo - Santíssima Trindade
Segunda-feira - Espírito Santo - Almas do Purgatório
Terça-feira - Santos – Anjos
Quarta-feira - São José
Quinta-feira - O Santíssimo Sacramento
Sexta-feira - Paixão de Cristo - Sagrado Coração de Jesus
Sábado - Nossa Senhora - Imaculado Coração de Maria

Mês - Dedicado a:
Janeiro - Santo Nome de Jesus e Infância de Jesus
Fevereiro - A Sagrada Família
Março - São José
Abril - Santíssimo Sacramento
Maio - Santíssima Virgem Maria
Junho - Sagrado Coração de Jesus
Julho - Preciosíssimo Sangue de Jesus
Agosto - Imaculado Coração de Maria
Setembro - As sete dores de Maria
Outubro - Santo Rosário (menos formal - Santos Anjos)
Novembro - Almas do Purgatório
Dezembro - Imaculada Conceição

Notas:
- Terça-feira também é dia para homenagear a Santa Face e, não oficialmente, em honra à Santo Antônio de Pádua. Na terça-feira depois da morte de Santo Antônio, no dia em que seu cortejo fúnebre levava o seu corpo para a igreja, muitos milagres aconteceram. Alguns católicos rezam uma novena a Santo Antônio neste dia ou por nove terças-feiras consecutivas ou perpetuamente.

- Às quartas-feiras, muitos católicos fazem uma especial devoção a São José, indo à missa na primeira quarta-feira do mês durante sete meses consecutivos e oferecendo a Comunhão em sua honra e salvação daqueles que estão a beira da morte. Os sete meses relembram as sete agonias e as sete alegrias de São José.

- Às quintas-feiras, muitos católicos fazem "Hora Santa", ou seja, eles dispensam uma hora de adoração do Santíssimo Sacramento como um aspecto da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

- Às sextas-feiras, é costume fazer o que é conhecido como a "Devoção das Primeiras Sextas-feiras", em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Isto implica ir à missa e receber a Comunhão para reparação ao Sagrado Coração de Jesus na primeira sexta-feira do mês durante nove meses consecutivos.

- Aos sábados, é costume fazer o que é chamado de "Devoção dos Primeiros Sábados", que implica em ir à missa, receber a Comunhão no primeiro sábado do mês e meditar nos mistérios do Rosário durante cinco meses consecutivos em reparação ao Imaculado Coração de Maria. Pedido de Nossa Senhora de Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário