terça-feira, 27 de maio de 2014

O Papa Francisco lamenta que em alguns lugares não se possa usar um crucifixo ou ler a Bíblia

Foto: Michael Peligro (CC BY-ND 2.0)

Roma, 27 Mai. 14 / 01:27 pm (ACI).- Consultado sobre a liberdade religiosa e a liberdade de expressão em países asiáticos como a Coréia do Norte e China, o Papa Francisco esclareceu que “o problema da falta de liberdade para praticar a religião não é só de alguns países asiáticos. Também se dá em outros países do mundo”.
“A liberdade religiosa é algo que nem todos os países têm. Alguns têm um controle mais fácil e tranquilo, outros tomam medidas que acabam em uma verdadeira perseguição”, explicou aos jornalistas a bordo do avião que o levou de Israel a Roma.
“Há mártires. Há mártires hoje. Mártires cristãos, católicos e não católicos. Há lugares onde não se pode usar um crucifixo ou ler a Bíblia, onde não se pode ensinar o catecismo. Eu acho que hoje, se não estou errado, há mais mártires que nos primeiros tempos da Igreja”.
O Pontífice disse logo que “devemos nos aproximar destes casos com prudência para ajudar, devemos rezar muito por estas Igrejas que sofrem. Também os bispos e a Santa Sé trabalham para ajudar os cristãos destes países. Mas não é uma coisa fácil”.
“Digo uma coisa: em um país está proibido rezar juntos. Os cristãos querem celebrar a Eucaristia. Há um senhor que trabalha como operário que é sacerdote. Fazem como se estivesse tomando o chá e celebram a missa. Isto acontece hoje”, assegurou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário