sexta-feira, 26 de julho de 2013

No Ângelus, Papa rezou pelo “diálogo entre gerações”

Redação Portal A12


Ao meio-dia desta sexta-feira (26), o Papa Francisco rezou a oração mariana do Ângelus no balcão do Palácio São Joaquim, na Glória. Na frente do Palácio, uma multidão entoava músicas religiosas à espera do Papa Francisco.
Por volta das 12h, o Papa apareceu no balcão do prédio e falou sobre a importância do cuidado com os idosos e as crianças.
Hoje é celebrado o dia de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria, avós de Jesus, e o dia dos avós. Papa Francisco lembrou que eles foram os responsáveis por criar Maria nos passos de Deus.
No início de sua alocução, o Papa agradeceu a “divina Providência” por ter guiado os seus passos até o Rio de Janeiro e agradeceu a Dom Orani Tempesta e a todos os peregrinos pela acolhida calorosa que vem recebendo todos esses dias.
O Papa manifestou o seu desejo de que sua presença pudesse renovar em todos “o amor a Cristo e à Igreja, a alegria de estar unidos a Ele e de pertencer a Igreja e o compromisso de viver e testemunhar a fé”, disse.
O Santo Padre reforçou que a ‘Hora da Ave Maria’ é um bela expressão da fé do povo e uma oração simples que marca “o ritmo da jornada cotidiana” :
“É uma oração simples que se reza nos três momentos característicos da jornada que marcam o ritmo da nossa atividade cotidiana: de manhã, ao meio-dia e ao anoitecer. É, porém, uma oração importante; convido a todos a rezá-la com a Ave Maria. Lembra-nos de um acontecimento luminoso que transformou a história: a Encarnação, o Filho de Deus se fez homem em Jesus de Nazaré”.
Celebrou o dia dedicado pela Igreja aos avós de Jesus, os responsáveis por criar Maria nos passos de Deus.
“Hoje a Igreja celebra os pais da Virgem Maria, os avós de Jesus: São Joaquim e Santa Ana. Na casa deles, veio ao mundo Maria, trazendo consigo aquele mistério extraordinário da Imaculada Conceição; na casa deles, cresceu, acompanhada pelo seu amor e pela sua fé; na casa deles, aprendeu a escutar o Senhor e seguir a sua vontade. São Joaquim e Sant’Ana fazem parte de uma longa corrente que transmitiu a fé o amor a Deus, no calor da família, até Maria, que acolheu em seu seio o Filho de Deus e o ofereceu ao mundo, ofereceu-o a nós”, disse.
Nesse sentido, o Papa destacou o valor da família como “lugar privilegiado para transmitir a fé” e mencionou o papel dos avós na vida familiar e o diálogo que deve ocorrer “entre as gerações”.
“Olhando para o ambiente familiar, queria destacar uma coisa: hoje, na festa de São Joaquim e Santa Ana, no Brasil como em outros países, se celebra a festa dos avós. Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família”.
Recordou ainda um trecho do Documento de Aparecida que fala sobre esse diálogo.
“O Documento de Aparecida nos recorda: ‘Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos; as crianças porque levarão por adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas’ (DAp 447). Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado! Nesta Jornada Mundial da Juventude, os jovens querem saudar os avós. Eles saúdam os seus avós com muito carinho, aos avós, saudamos aos avós, eles os jovens agradecem os avós com muito carinho e lhes agradecem pelo testemunho de sabedoria que nos oferecem continuamente”.
Por fim, despediu-se da multidão pedindo que todos se sintam “como uma única grande família” e finalizou rezando a Nossa Senhora:
“Guarde as nossas famílias, faça delas lares de fé e de amor, onde se sinta a presença do seu Filho Jesus”.


Informações: Rádio Vaticano.
Utilize a #SeguindooPapa em suas redes sociais!


“Durante a JMJ, você acompanha ao vivo, pela televisão, todas as transmissões e a cobertura completa da visita do Papa ao Brasil (Rio de Janeiro e Aparecida), na REDE APARECIDA. #SeguindooPapa”

Nenhum comentário:

Postar um comentário