domingo, 23 de setembro de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/09/2012

24 de Setembro de 2012 


Lucas 8,16-18

Comentário do Evangelho

A lâmpada que ilumina

Lucas reúne neste seu texto quatro sentenças originalmente esparsas, anteriormente articuladas por Marcos (Mc 4,21-25), mas dispersas em Mateus. 
A lâmpada acesa que ilumina, em Mateus (cf. 12 jun.), significa os discípulos que devem ser a luz do mundo, isto é, iluminar o mundo com a Verdade por eles proclamada. Em Marcos e em Lucas, a lâmpada é a própria Verdade, que vem revelar o que está escondido. Temos aqui dois sentidos: revelar a falsidade da doutrina dos fariseus ou revelar amplamente os mistérios de Jesus, inicialmente comunicados aos discípulos. 
Neste sentido, segue-se a sentença sobre o que está escondido ou secreto, e será descoberto e tornado público. 
A advertência "olhai, portanto, a maneira como ouvis!", envolve-se em obscuridade. No evangelho de Marcos encontra-se: "cuidado com o que ouvis!". Pode-se pensar no sentido de que o evangelho de Jesus seja ouvido com responsabilidade e compromisso, e não de maneira displicente e descomprometida. 
A sentença final é característica da sociedade que favorece a acumulação de riquezas por alguns e a exclusão dos demais. Em um sentido figurado, ela pode ser adaptada àqueles que acolhem o Reino, em oposição àqueles submissos à ideologia da Lei, que rejeitam a Palavra e perdem suas tradições abraâmicas. 

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

Quando o Evangelho diz “para quem tem alguma coisa, será dado ainda mais”, é preciso que nós compreendamos que só temos, de verdade, aquilo que nós partilhamos. Este é o caminho para nos tornarmos ricos no Reino de Deus: colocar generosamente a serviço dos irmãos tudo o que somos e temos.

Reflexão

O conhecimento da Palavra de Deus é muito importante, mas não é suficiente para que uma pessoa se torne verdadeiramente cristã. O importante é assumir os valores que estão presentes nela, de modo que a Palavra de Deus se torne vida das pessoas, e assim elas testemunhem esses valores para todos e manifestem o amor de Deus para com seus filhos e filhas. Jesus nos faz uma grave advertência no Evangelho de hoje: "Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis!" Existem doutores na Palavra de Deus, mas que fazem da Palavra de Deus apenas objeto de conhecimento. É claro que o conhecimento da Palavra de Deus é importante, mas devemos ser doutores na sua vivência.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. O que está escondido deve ser manifestado
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Primeiro vamos beber o “aperitivo” da primeira leitura que coloca o seu enfoque na virtude da generosidade e humildade de coração.

Essas coisas estão ocultas e ninguém sabe, olhando para nós, se somos generosos e humildes, ou egoísta e arrogantes pois somente uma boa convivência com as pessoas nos permite conhecê-las melhor pois elas se manifestam quem são, e o que trazem dentro de si mesmas, nas atitudes que tomam para com os outros. Note-se que a bondade aqui exortada no Livro dos Provérbios, é sempre algo dentro das nossas possibilidades.

Olhando o salmo responsorial, facilmente se percebe que só entra na casa do Senhor, isso é, vive em comunhão com ele, quem age para com o próximo com essa generosidade e humildade exaltadas na primeira leitura. O Justo habitará no monte santo do senhor, monte aqui nos lembra subida, ascese, e sobe até Deus o justo que anda em seus caminhos, onde a conduta está bem delineada pela liturgia e na verdade, o homem sobe até Deus quando este vem morar em seu coração e isso tem sentido, já que somos imagem e semelhança de Deus, e na medida em que damos ao próximo um forma amorosa de se relacionar com ele, manifestamos esse Deus que está escondido dentro de nós de maneira misteriosa, Deus está nas profundezas do universo e nas profundezas do ser humano que o acolhe...

E assim, fica mais fácil entender quando Jesus fala neste evangelho, de algo que está oculto e que será manifestado. Esconder que somos de Deus, e a ele pertencemos, nos omitir da prática dos valores do evangelho e não manifestar ao próximo a nossa generosidade e humildade, que brotam do coração de Deus que está dentro de nós, é cobrir a lâmpada com uma vasilha, ou colocá-la debaixo da cama.

Não é que sejamos totalmente bons, justos e santos, mas estamos a caminho dessa plenitude que um dia virá, mas a temos dentro de nós, na Graça Santificante e operante que um dia recebemos. E aqui fica uma boa pergunta “Somos pessoas iluminadas? As pessoas se sentem bem perto de nós? Como somos conhecidos, na família, no trabalho, na escola, na comunidade?”. Se somos amargos, azedos, irritantes, petulantes, egocêntricos, estamos refletindo pontos de trevas e não a Luz Divina.

Daí o evangelho acende uma luzinha de alerta: Está faltando em nós uma abertura á Palavra de Deus e a sua Graça Operante e nesse caso, somos como uma velha casa, que embora exposta ao calor e a luz do sol, encontra-se fechada e embolorada por dentro.

2. A lâmpada que ilumina
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA

Oração
Pai, transforma-me em lâmpada do Reino, para que, por meio de meu testemunho de vida, eu possa mostrar teu caminho a muitas pessoas que vagam nas trevas.


3. O BRILHO DA LUZ
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A insistência de Jesus no tema da humildade e do serviço não dispensava os discípulos de exercerem uma ação eficaz, visando a transformação do mundo. O serviço humilde era, para Jesus, algo relevante; não podia ser reservado ao âmbito do privado. A humanidade deveria encontrar, no agir do discípulo, um modelo inspirador.

O Mestre ilustrou este ensinamento com a parábola da lâmpada colocada num lugar estratégico, de modo que sua luz atingisse todos os recantos da casa. Seria insensato colocá-la debaixo da cama, pois seu lugar natural é um candelabro bem situado.

O discípulo, sem se deixar levar pelo orgulho e pela vanglória, não tem medo de fazer o bem à vista de todos. Sua ação resplandecente de amor e solidariedade ilumina as trevas do egoísmo, que contaminaram a ação humana. A violência é denunciada pela firmeza dos mansos e humildes de coração. O egoísmo revela sua face perversa ao ser colocado em contraste com o amor e a solidariedade. O que crêem na justiça identificam toda ação injusta. E, assim, todo agir inspirado na proposta do Reino vai na contramão de situações desumanizadoras que devem ser denunciadas. Isto se dá quando o discípulo do Reino tem a coragem de fazer-lhes frente, como a luz enfrenta e elimina as trevas. Portanto, é incompatível com sua vocação deixar de enfrentar o mundo que deve ser evangelizado.

Oração 
Senhor Jesus, tira de mim o medo e a covardia que me impedem de iluminar, com minhas ações, o que, no nosso mundo, está mergulhado nas trevas.

Jesus aniquila as trevas da ignorância e dissipa a escuridão do pecado

Postado por: homilia

setembro 24th, 2012


A lâmpada no candeeiro é Nosso Senhor Jesus Cristo, a verdadeira luz do Pai que ilumina todo o homem que vem a este mundo. Dito de outra forma, é a Sabedoria e a Palavra do Pai. Tendo aceitado a nossa carne, tornou-se realmente e foi chamada a “luz” do mundo. É celebrado e exaltado na Igreja pela nossa fé e pela nossa piedade. Torna-se assim visível a todas as nações e brilha para todos os da casa, isto é, para o mundo inteiro, tal como é dito nas suas palavras: “Não se acende uma candeia para pô-la debaixo de um vaso, mas no candelabro onde brilhe para todos os da casa”.
Mais uma vez, com estas palavras, Jesus nos incita a levarmos uma vida sem mancha, aconselhando-nos a velar constantemente sobre nós mesmos, uma vez que estamos colocados diante dos olhos de todos os homens, tal como “atletas num estádio visto por todo o universo”, na linguagem paulina.
Como se vê, Cristo designa-se a Si mesmo como lâmpada. Sendo Deus por natureza, tornou-se carne no plano da salvação, uma luz escondida na carne, tal como debaixo de um vaso. Era nisto que Davi pensava quando dizia: “Uma lâmpada para os meus passos é a Tua Palavra, uma luz no meu caminho”. Porque Deus faz desaparecer as trevas da ignorância e do mal entre os homens.
Jesus é o único que pode aniquilar as trevas da ignorância e dissipar a escuridão do pecado. Cristo tornou-se para todos o Caminho da Salvação. Conduz junto do Pai aqueles que, pelo conhecimento e pela virtude, avançam com Ele pelo caminho dos mandamentos, considerado caminho da justiça.
O candeeiro é a Santa Igreja porque o Verbo de Deus brilha por causa da sua pregação. É deste modo que os raios da sua verdade podem iluminar o mundo inteiro… Mas com uma condição: não a esconder sob a letra da Lei. Todo aquele que fica preso apenas à letra da Escritura vive segundo a carne: põe a lâmpada debaixo do vaso. Pelo contrário, é necessário colocada no candeeiro. E assim Cristo, Cabeça da Igreja, ilumina todos os homens.
Assim iluminados por Cristo, não podemos sentar-nos tranquilos. Escondidos num cantinho do mundo. Porque estamos à vista de todos os homens, tal como uma cidade situada no cimo de um monte, tal como em casa uma luz que se pôs sobre o candeeiro. Saiba que as piores malícias não poderão lançar qualquer sombra sobre a nossa luz, se vivermos na vigilância dos que são chamados a conduzir para o bem o mundo inteiro.
Portanto, que a nossa vida responda, pois, à santidade do nosso ministério, para que a graça de Deus seja anunciada em toda a parte.
Padre Bantu Mendonça
Leitura Orante 


Lc 8,16-18 - Para que todos vejam a luz



Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os que se encontram em volta da Palavra neste instante e, aqui neste espaço, pessoas do mundo inteiro, do Brasil, do Canadá, da Índia, do Japão, de Portugal, da Rússia, da Noruega, da Itália, dos Estados Unidos, da África, das Filipinas, e de muitos outros lugares. Fazemos, em torno da Palavra, nossa grande Luz,  a unidade, como pedia Jesus que fizéssemos:


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Creio, meu Deus, que estou diante de ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz? 

Invoco a Santíssima Trindade com breve oração:
Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser,
eu vos adoro, amo e agradeço.

Leio atentamente, na Bíblia, o texto da Palavra do dia: Lc 8,16-18.

Jesus continuou:
- Ninguém acende uma lamparina e depois a coloca debaixo de um cesto ou de uma cama. Pelo contrário, a lamparina é colocada no lugar próprio para que todos os que entram vejam a luz. Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido e revelado.
- Portanto, tomem cuidado e vejam como vocês ouvem. Porque quem tem receberá mais; mas quem não tem, até o que pensa que tem será tirado dele.

Faço um instante de silêncio e recordo o que li. Neste texto aparecem os verbos: "acender", "ver", "colocar". São relacionados à lamparina. A Palavra de Deus, é uma lamparina que, antes de iluminar o caminho por onde vamos, ilumina-nos por dentro, ilumina a nossa consciência para que possamos conhecer, discernir a vontade de Deus. Nossa missão na Igreja é de ser luz.

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para mim?

Os bispos, em Aparecida, disseram:

"Os fiéis leigos são "os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Eles realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo". São "homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja" (DAp 209).

Atualizo a Palavra, ligando-a à minha vida. Também nós somos luz. Somos filhos da luz, comunicadores da luz de Deus e agimos agora em colaboração com Deus para levar esta mesma luz a outros. Não podemos esconder nossa luz "debaixo da cama ou da mesa". O bem-aventurado Alberione entendeu muito bem esta missão, quando em oração diante do Santíssimo Sacramento, ouviu: "Daqui quero iluminar. Eu estou com vocês". Na Eucaristia está a nossa fonte de luz. Noutro momento, Alberione, ouviu: "Dou-lhes a minha luz. E me servirei de vocês para iluminar".

3. Oração (Vida)

O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

Em sintonia com o coração de Jesus, rezo, com a canção do Padre Zezinho, scj:

Jesus é luz, brilhante luz do céu.
Jesus é paz, inquieta e doce paz de Deus.
Jesus é Deus. Quem vê a vida iluminado pela luz que é Jesus,
não anda em trevas, tropeça menos, também se torna luz.
 
Por isso eu pus a minha luz na luz imensa de Jesus.
Por isso eu pus a minha paz na paz imensa de Jesus,
e depois disso eu já não temerei, não temerei
não temerei a escuridão, a escuridão. Jesus é minha luz.
 (Pe. Zezinho, CD Canções que a fé escreveu).

4. Contemplação (Vida)

Qual o novo olhar que a Palavra despertou em mim? 

Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo"( Jo 8,12) e
"Vocês são a luz do mundo". (Mt 5,14). Passarei o dia vendo com a luz de Deus, as pessoas, a família, o trabalho, os estudos, todas situações, o mundo, e sobretudo as pessoas com as quais me relaciono mais de perto.

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz.
 Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém.

Mês da Bíblia
-Setembro 2012

O tema é: Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos
e o lema é: Coragem! Levanta-te! Ele te chama!

Saiba mais acessando: http://comunicacatequese.blogspot.com.br/

Irmã Patrícia Silva, fsp



Oração Final
Pai Santo, infunde em nós novo entusiasmo pelo teu Reino. Que saibamos discernir o tesouro verdadeiro do Amor, das promessas enganosas que o mundo oferece e que tenhamos força para fazer a opção radical pelo Caminho, Verdade e Vida que nos foram trazidos por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário