sexta-feira, 30 de junho de 2023

Palavra se fez carne - 30 de junho, 6ª feira, 12ª Semana do Tempo Comum


30 de junho, 6ª feira, 12ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 30 de junho, 6ª feira da 12ª Semana do Tempo Comum.

- Inspirado pelo homem que sofria de lepra, comece sua oração não exigindo um pedido, mas com a frase: ‘Senhor, se quiseres, podes...’

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 8, versículos 1 a 4:

Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: "Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar". Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero, fica limpo". No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse: "Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles".

- O evangelho de hoje apresenta Jesus manifestando seu poder sobre todo o mal, principalmente a doença. Mas Jesus pede discrição, pois queria que as pessoas viessem até ele por amor e não por buscas de benefícios. Jesus quer inaugurar em seus Apóstolos um sacerdócio cujo a simplicidade e o serviço sejam seus motivadores e não a fama e regalias como no sacerdócio do seu tempo. As ações de Jesus eram carregadas de simplicidade, discrição e amor ao próximo. Medite sobre isso.

- Sabes dar Graças, reconhecendo o Bem recebido de Deus? Sabes aceitar o sofrimento, tornando-o sagrado? Qual a sua reação diante dessa postura de Jesus no evangelho de hoje?

- "Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar", diz o leproso a Jesus. O que se deixa tocar pelo poder que emana das Sagradas Escrituras se torna um novo homem. O teólogo Henri Nouwen, dizia:

"Lamentar é algo que nos empobrece e nos faz lembrar vivamente de nossa pequenez. Mas é precisamente aqui, no meio da dor, da pobreza ou da fraqueza que o Dançarino nos convida a levantar e a dar os primeiros passos.

É dentro do nosso sofrimento, e nunca fora dele, que Jesus entra em nossa tristeza, toma-nos pela mão, puxa-nos gentilmente, fazendo-nos ficar de pé e nos convida a dançar.

E descobrimos o caminho da oração, como o salmista: "Converteste o meu pranto em dança" (Sl 30,11) porque, no âmago da nossa tristeza, encontramos a graça de Deus."

- Termina sua oração dizendo ao Senhor, do fundo do seu coração: “se queres, tu tens o poder de me purificar".

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário