quinta-feira, 15 de junho de 2017

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 16/06/2017

Ano A


Mt 5,27-32

Comentário do Evangelho

Forte apelo ao perdão.

As seis antíteses, em que é apresentada a “justiça maior” que a dos escribas e fariseus e que deve caracterizar a vida dos discípulos, são, de algum modo, uma explicitação das bem-aventuranças (Mt 5,1-12). A segunda antítese sobre o adultério (Ex 20,14; Dt 5,18) é um exemplo do que significa ser puro de coração. Não se trata simplesmente de ter relações sexuais com uma mulher casada, rompendo a união do lar do semelhante. Para a justiça cristã não está permitido sequer deixar nascer o desejo de provocar essa ruptura. A integridade do lar do outro é tão importante, podemos mesmo dizer, tão sagrada, que ela incide sobre a integridade física, tão cara ao ser humano. Para Mateus, o repúdio da mulher por parte do homem expõe a mulher ao adultério. A terceira antítese diz respeito à capacidade de fidelidade e de reconciliação. O repúdio da mulher acontece por dois motivos: o coração está dividido por outra mulher ou o mal escondido mina a união, o amor, o respeito mútuo. O repúdio acontece quando não há capacidade de perdão e reconciliação. O texto é um forte apelo ao perdão, que é exigência intrínseca ao amor.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, tu exiges respeito mútuo entre homens e mulheres. Não permitas jamais que a cupidez e a malícia do mundo tomem conta do meu coração.
Fonte: Paulinas em 13/06/2014

Vivendo a Palavra

Assim como na relação matrimonial, também em outras relações nós adulteramos – isto é, vivemos sentimentos, desejos e atitudes de egoísmo e ambição, em terreno onde deveria imperar o respeito, a fraternidade e o Amor. Adulterar é falsificar, é misturar água ao leite, para aumentar o seu volume...
Fonte: Arquidiocese BH em 13/06/2014

VIVENDO A PALAVRA

A fidelidade desejada por nosso Mestre abrange, é certo, a relação marido-e-mulher. Mas vai muito além: exige profunda moderação na busca e até mesmo no desejo de possuir riquezas, de exercer o poder sobre nosso próximo e de nos entregarmos a prazeres que negam nossos compromissos.

Reflexão

O valor da pessoa humana não pode ser diminuído em hipótese alguma. O Evangelho de hoje nos mostra o valor da pessoa como motivação para a vivência plena da Lei. Não é porque eu não fiz nada que eu não desrespeitei. Jesus não quer apenas ato, ele exige de nós uma postura evangélica de quem é capaz de ver o outro e a outra como seres criados à imagem e semelhança de Deus, mas também como renascidos em Cristo para uma vida nova, membros do Corpo Místico de Cristo, unidos a Cristo como o ramo está unido à videira, Templos vivos do Espírito Santo e como consagrados pela graça do Batismo, ou seja, pertencentes ao Pai, amados e amadas por ele e que devem ser respeitados e valorizados.
Fonte: CNBB em 13/06/2014

Recadinho

Todos nós pecamos! Com as mãos, com nossos olhares de cobiça não só de pessoas, mas de coisas! O que tem a dizer sobre isso? - Como e quando pecados com nossos atos? - E o que dizer de nossas omissões? - Estou atento com minhas palavras? Tenho consciência de que uma palavra mal dita pode destruir muita coisa? - Você procura manter a palavra dada? - Dá bom testemunho sobre o Matrimônio cristão? Será que os casais se preocupam em crescer verdadeiramente no amor recíproco?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: Arquidiocese BH em 13/06/2014

Meditando o evangelho

O RESPEITO PELA MULHER

Numa sociedade onde a mulher era inferiorizada, Jesus reinterpretou o mandamento de não cometer adultério buscando inculcar no discípulo do Reino um profundo respeito por ela. E o fez condenando a atitude interior, que transforma a mulher em objeto de cobiça e maus desejos, mesmo antes de transformar o pensamento em ato. Embora o ato não seja concretizado, a transgressão do mandamento se consuma se o indivíduo dá livre curso a seus pensamentos depravados.
Diante desta eventualidade, o discípulo do Reino deve ser rigoroso consigo mesmo e cortar o mal pela raiz. As duas imagens usadas por Jesus para ilustrar esta disposição são fortíssimas. Ele falou de arrancar o olho direito e cortar a mão direita e jogá-los fora caso se transformem em ocasião de pecado. Jesus falava numa perspectiva de juízo final. O discípulo do Reino, ao violar o mandamento de Deus, deveria ter em vista sua sorte eterna. Conservar algo que se transformou em ocasião de pecado e pode levar à condenação é insensatez. É melhor privar-se dele e ser salvo, do que conservá-lo e ser lançado na ruína eterna.
Essa releitura do sexto mandamento esta relacionada com a bem-aventurança da pureza de coração. Só o coração não pervertido pela maldade pode olhar para uma mulher de maneira respeitosa, sem convertê-la em objeto de pensamentos maliciosos.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, dá-me pureza de coração para que eu possa me aproximar, de maneira respeitosa, de quem quer que seja.

HOMILIA DIÁRIA

Com o Senhor enfrentamos as tempestades da nossa vida!

Permanecendo firme diante do Senhor nós enfrentamos as tempestades da vida e vencemos o fogo das paixões e das vaidades!
“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar” (I Reis 19, 11).
A Palavra de Deus hoje nos mostra a expectativa do profeta Elias ao esperar a passagem do Senhor Deus, porque ali, naquela gruta fria onde ele passou a noite em oração, ele aguardava a manifestação do Senhor, como o próprio Deus havia prometido a ele.
Assim, como Elias, nós também queremos que o Senhor passe em nossa vida, nós queremos que Ele venha ao nosso encontro. Para isso, nós precisamos ter atitude. Sim, atitude de nos colocarmos diante da presença do Senhor para que Ele venha ao nosso encontro! E a atitude de nos colocarmos na presença do Senhor é fazer como Elias fez: ele foi ao monte Horeb, o monte de Deus, e ali se pôs em oração.
O monte Horeb pode ser na sua casa, no seu quarto, o monte Horeb pode ser na capela, na sua igreja, diante do Santíssimo Sacramento; um lugar recolhido. Aqui não importa o lugar físico, aqui importa a atitude do coração, o coração que é desejoso e realmente almeja encontrar o Senhor Deus.
Vejam, enquanto Elias permanecia ali na presença do Senhor, em oração, esperando a manifestação de Deus, veio primeiro um vento impetuoso, forte, que agitava as montanhas e até desfazia aquelas montanhas, mas o Senhor não estava naquele vento.
Quantos ventos vêm ao nosso encontro agitar a nossa alma, agitar o nosso ser e nos deixar levar por estes ventos impetuosos, que tiram a paz do nosso coração? Não é no vento que o Senhor está!Depois que aquela ventania passou, mais adiante (aliás aquele vento que parecia até um terremoto), pois o Senhor não estava naquela tamanha agitação, vem então um fogo que arde dentro de nós. Muitas vezes, o fogo das nossas paixões, das nossas vaidades e dos nossos desejos que estão nos sufocando por dentro e por fora; por isso o Senhor também não está no fogo.
Quando passou o terremoto e quando passou o fogo ardente, veio em seguida o murmúrio de uma leve brisa, aí então Elias pôde ouvir a voz do Senhor que veio ao seu encontro.
É verdade que o Senhor nos ajuda a passar pelos terremotos da vida, é verdade que, ao permanecermos firmes diante do Senhor, nós enfrentamos as tempestades da vida, vencemos o fogo das paixões e das vaidades. Mas nós escutamos o Senhor na brisa leve, no silêncio do coração, quando conseguimos aquietar o nosso coração e permitirmos que Ele seja tomado por uma serenidade, ali vamos ouvir o que o Senhor tem a nos dizer!
Que seja firme a nossa luta contra as paixões, contra as tempestades, contra as agitações do coração, para que o Senhor venha ao nosso encontro e nos mostre a direção que devemos seguir.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 13/06/2014

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, ajuda-nos a compreender que nosso jejum deve significar a luta contra nossas paixões; nossa esmola, a generosidade, o desapego, a compaixão; e nossa oração, a consciência, a certeza de tua Presença, Pai amado, em nossa caminhada de volta ao tão saudoso Lar Paterno. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário