sábado, 12 de novembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 12/11/2016

Ano C



Lc 18,1-8

Comentário do Evangelho

Perseverança da súplica

A parábola não é uma descrição fiel da realidade. Ela visa, sem se preocupar com a lógica da descrição, transmitir uma mensagem. A caracterização do juiz que “não temia a Deus, nem respeitava homem algum” (v. 2), isto é, que procede arbitrariamente não levando em consideração nem Deus nem os homens, serve para enfatizar a importância da perseverança da súplica da viúva e ressaltar o cuidado de Deus para com os seus escolhidos (cf. vv. 7-8a). A finalidade da parábola é mostrar que Deus não abandona os que ele escolheu; é ele quem os socorre e defende. A Comunidade que o Cristo reúne deve ser perseverante na oração. A oração sustenta o testemunho de toda a Igreja e nutre o dinamismo missionário da Comunidade eclesial (ver: At 2,42-47; 12,1-19). O “atraso da parúsia” é um convite a viver a adesão da fé através da fidelidade do testemunho pela palavra e pela ação que acompanha o anúncio cristão.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, faze-me pobre e simples diante de ti, de modo que minhas súplicas sejam atendidas, pois jamais deixas de atender a quem se volta para ti na humildade de coração.
Fonte: Paulinas em 16/11/2013

Vivendo a Palavra

O Mestre assegura que Deus fará justiça – e bem depressa. Abastecidos por esta certeza, nós podemos, mais do que pedir, como aquela viúva, desde já agradecer ao Pai por sua misericordiosa atenção a nós, seus filhos amados. Testemunhemos para os irmãos a nossa confiança na Providência Divina.
Fonte: Arquidiocese BH em 16/11/2013

Vivendo a Palavra

Nosso Mestre usa dos meios didáticos para mostrar-nos a necessidade da oração constante. No texto, mostra que até um juiz injusto pode ser vencido pela insistência de uma pobre viúva. Que diremos, então, com relação ao nosso Deus? Ele está sempre ao nosso lado, é Pai e é misericordioso!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.ph

Reflexão

Rezo? - Em que momentos? - Em que situações? Em que consiste minha oração? - Procuro pedir a Deus: o que é justo, de modo persistente, o que é para meu bem, e deixando que “seja feita a sua vontade?” O juiz foi "dobrado", não por uma decisão sua de corrigir seus atos, nem foi por persistência da viúva. Ele sabia que a causa dela era justa. Mas foi a persistência da viúva que o levou a render-se a suas súplicas! Persistência! Esta é uma das chaves de uma oração eficaz!
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=11&dia=12

Recadinho

Rezo? - Em que momentos? - Em que situações? Em que consiste minha oração? - Procuro pedir a Deus: o que é justo, de modo persistente, o que é para meu bem, e deixando que “seja feita a sua vontade?” O juiz foi "dobrado", não por uma decisão sua de corrigir seus atos, nem foi por persistência da viúva. Ele sabia que a causa dela era justa. Mas foi a persistência da viúva que o levou a render-se a suas súplicas! Persistência! Esta é uma das chaves de uma oração eficaz!
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 16/11/2013

Meditando o evangelho

O CLAMOR DO POBRE

Jesus ilustrou seu ensinamento, a respeito do dever de orar sem jamais desanimar, com a parábola da pobre viúva às voltas com um juiz iníquo. Sua doutrina tem como pano de fundo um tema freqüente na literatura sapiencial do Antigo Testamento: a predisposição divina a ouvir e atender o clamor dos pobres. Pode-se falar em parcialidade de Deus em favor de seus preferidos. Ele ouve a prece de quem é tratado injustamente e jamais rejeita a súplica do órfão e da viúva, quando extravasam suas queixas. O grito dos pobres atravessa as nuvens e o Altíssimo não descansa enquanto não intervém em favor deles. Deus está sempre pronto para defender a causa do humilde e indefeso. Em suma, coloca-se a favor dos fracos e assume a causa deles.
Pelo contrário, ele rejeita a oração dos injustos e prepotentes, cujas mãos estão manchadas de sangue e só são usadas para oprimir e massacrar. E, se voltam para Deus, é só para falar com soberba e arrogância. Resultado: sua oração jamais obterá o beneplácito divino!
A oração do discípulo do Reino deve ser a do pobre que só conta com a proteção divina, pois, fora de Deus, não tem a quem recorrer. Sua oração será perseverante, uma vez que está sempre seguro de ser atendido, mesmo que isso possa demorar.
Se um juiz iníquo acabou sendo movido pela insistência de uma pobre viúva, quando mais o Pai misericordioso se deixará mover pelo clamor de seus filhos queridos.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, faze-me pobre e simples diante de ti, de modo que minhas súplicas sejam atendidas, pois jamais deixas de atender a quem se volta para ti na humildade de coração.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-11-12

Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a orar! Ajuda-nos, Pai querido, a calar nossas palavras para dar lugar à nossa sensibilidade e Te perceber silenciosamente bem perto de nós – até, mesmo, dentro de nós! – conduzindo-nos pelas estradas do teu Reino de Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário