quarta-feira, 10 de abril de 2013

DOM DAMASCENO ABRE 51ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

IMG_5519

A 51ª Assembleia Geral da CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) foi aberta na manhã desta quarta-feira (10) pelo presidente da Conferência, Dom Raymundo Damascenos Assis, cardeal Arcebispo de Aparecida (SP), que presidiu a Santa Missa às 7h30 no Santuário Nacional e fez a abertura oficial da Assembleia no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.
Na mesa de abertura  acompanhado por Dom José Belisário da Silva, OFM, Vice-Presidente da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Secretário Geral da CNBB, Dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, Padre Domingos Sávio, Reitor do Santuário Nacional e Marcio Siqueira, prefeito de Aparecida, o cardeal Dom Damasceno em seu pronunciamento falou do objetivo do tema “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia” que guiará os trabalhos da assembleia.
“Promover cada vez mais a vida comunitária em nossas paróquias e seu dinamismo missionário é o desafio que se nos apresenta nesta hora. Para isso, nós precisamos ter a coragem de fazer as modificações necessárias nas estruturas paroquiais, tomando como pontos de referência fundamentais: Jesus Cristo e seu estilo de atuação, os desafios e sinais dos tempos atuais e a rica história da Paróquia. Só assim essa venerável instituição eclesial pode continuar cumprindo sua missão no mundo de hoje”.
Além disso, Dom Damasceno apresentou algumas das pautas que estarão entre os trabalhos dos bispos como a comunicação, a questão agrária, a Jornada Mundial da Juventude, a Visita do Papa Francisco ao Brasil, retiro, as comunicações do Secretariado Geral e das Comissões Episcopais de Pastoral e dos Grupos de Trabalho, o encontro das Comissões Episcopais de Pastoral com os Bispos Referenciais dos Regionais, o comunicado sobre a 13a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, o lançamento de uma nova versão, comentada, do Código de Direito Canônico – na comemoração dos 30 anos de sua promulgação, o lançamento de uma edição revisada do Catecismo da Igreja Católica, e diversos outros temas.
Ao final de seu pronunciamento Dom Damasceno pediu a oração de todos pelo êxito da assembleia.
“A todos os que aqui se encontram, aqueles que nos acompanham pelos meios de comunicação, enfim, todos os fiéis de nossas Igrejas particulares peço orações  pelo êxito de nosso encontro”.

Nenhum comentário: