quarta-feira, 10 de abril de 2013

COMEÇA 51ª ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS EM APARECIDA

Redação Portal A12
Com a proposta de debater o conceito de paróquia, a partir da definição ‘comunidade de comunidades’ cerca de 360 bispos, inscritos até o momento, estarão reunidos na 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece no Santuário Nacional de Aparecida a partir desta quarta-feira (10).
A 51ª Assembleia dos Bispos do Brasil começou diante do altar de Nossa Senhora Aparecida. A missa de abertura realizada nesta manhã, foi presidida pelo presidente da CNBB e Cardeal Arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis e concelebrada pelo vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva e o secretário-geral, dom Leonardo Ulrich Steiner.
No início da celebração, dom Raymundo Damasceno saudou e agradeceu ao Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’ Aniello, ao Monsenhor Gianluca Perici, aos colaboradores da 51ª  Assembleia Geral; os sub-secretários e sub-secretárias dos Regionais; os Presidentes de  organismos e Representantes de Pastorais, ao Santuário Nacional e fiéis da Arquidiocese de Aparecida e os romeiros presentes.

O tema geral da assembleia deste ano é ‘Comunidade de comunidades: uma nova paróquia’. De acordo com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner, com este tema a Igreja no Brasil deseja repensar o serviço que as paróquias oferecem à evangelização.
Como um encontro nacional, a assembleia contribui para consolidar a comunhão dos bispos entre si e a troca de experiências sobre as realidades pastorais das dioceses.
No início de sua homilia, dom Raymundo destacou que a assembleia comunga, especialmente nesse ano, do espírito da celebração do ‘Ano da Fé’ e dos 50 anos do Concílio Vaticano II.
Para dom Raymundo a assembléia carrega um “espírito profético” capaz de iluminar a vida da Igreja.
“Como sempre, em espírito profético, nossa Assembleia nos oferecerá a oportunidade de nos manifestar como Conferência, para ajudar a iluminar o caminho que percorremos enquanto nação brasileira”.
O Cardeal destacou que as paróquias são chamadas a ser ‘comunidade de comunidades’, como as denomina o Documento de Aparecida.
“O estudo e a reflexão se estenderão sobre diversos temas de interesse eclesial, mas se concentrarão principalmente em torno do tema central: a renovação de nossas paróquias. Elas que são chamadas a ser comunidade de comunidades, como as denomina o Documento de Aparecida, são chamadas a uma conversão pastoral, que destaque ainda mais seu dinamismo missionário e seu espírito de acolhimento”.
O presidente da CNBB lembrou ainda, os últimos momentos vivenciados pela Igreja, com a renúncia de Bento XVI e eleição do Papa Francisco.
“Podemos dizer que nossa Quaresma foi marcada, sobretudo, por esses dois grandes acontecimentos e pela profundidade de seu significado”.
Ao final de sua reflexão, dom Raymundo falou da expectativa positiva das discussões da 51ª Assembleia Geral da CNBB e pediu a intercessão da Mãe Aparecida.
“Que a 51ª Assembleia Geral da CNBB contribua para que a Igreja no Brasil continue manifestando a confiança sem limites nos frutos que o mistério da Páscoa produz. Para isso, nos confiamos à Virgem Mãe Aparecida, em cuja casa nos encontramos.  Ela que aqui nos recebe, como Mãe, interceda por nós”.

img_8432  img_8433

img_8436  img_8437