domingo, 22 de abril de 2018

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 23/04/2018

ANO B


Jo 10,1-10

Comentário do Evangelho

A porta do redil

Em complemento ao tema fundamental do evangelho, que é o dom da vida eterna, João apresenta um tema eclesial sob a forma de uma parábola: o redil das ovelhas. Jesus dirige a parábola a alguns fariseus que lhe estavam próximos, após a cura de um cego. Jesus, de início, se afirma como sendo a porta do redil. É através dele que entram os verdadeiros pastores e as ovelhas, formando a autêntica comunidade. Os fariseus, rejeitando Jesus, estão desqualificados como pastores. É também uma advertência aos fiéis das comunidades para não retornarem às práticas e observâncias tradicionais, das quais foram libertados por Jesus. A sentença final exprime todo o sentido da encarnação: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância".
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, torna-me um discípulo dócil de Jesus, o verdadeiro pastor que arriscou a própria vida para me salvar. Somente ele poderá conduzir-me para ti.
Fonte: Paulinas em 30/04/2012

Vivendo a Palavra

Jesus é a Porta das ovelhas. Só tem legitimidade aquele que entra por Ele. Este deve ser o critério para a nossa vida, a nossa fé e a ação missionária da comunidade. O modelo de vida que seguimos tem sido Jesus de Nazaré – aquele que é manso e humilde de coração, que é o Bom Pastor?
Fonte: Arquidiocese BH em 30/04/2012

VIVENDO A PALAVRA

‘Entrar pela porta’ é a metáfora usada por Jesus para nos ensinar a viver de forma transparente, sem mostrar sentimentos que não sejam sinceros, sem gestos externos que não signifiquem amor verdadeiro, sem representar papeis assumidos apenas para parecer e aparecer, não para ser de verdade.

Reflexão

Deus afirmou, através do Profeta Jeremias, que ele daria ao seu povo pastores segundo o seu coração e, mais tarde, pela boca do Profeta Ezequiel, que ele mesmo seria o pastor do seu povo. O Evangelho de hoje nos mostra que Deus está cumprindo a sua promessa, pois o Filho, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, é quem afirma: "Eu sou o bom pastor". É o próprio Deus que se coloca a serviço das pessoas com a finalidade de reuni-las num único rebanho. E hoje a Igreja, o Corpo Místico de Cristo, é a continuadora da obra do Pastor, de modo que nela o ser humano é convidado a participar da divina missão do pastoreio.
Fonte: CNBB em 30/04/2012

Reflexão

Jesus fala sobre a porta das ovelhas, afirmando que quem não entra pela porta é ladrão e assaltante. Ladrão é aquele que se apropria do que pertence a todos. No quarto evangelho, este termo é aplicado aos dirigentes e a Judas. Bandido, designação referente aos dirigentes e a Barrabás, é quem usa de violência. Os dirigentes são homicidas (vão matar Jesus) e exploradores, pois usam de violência para sujeitar o povo, mantendo-o em estado de miséria. Os ouvintes de Jesus não entendem, ou fingem não entender o assunto (enigma); então Jesus diz claramente: “Eu sou a porta das ovelhas… se alguém entra por mim será salvo”. Jesus é a “porta” que retira as pessoas das velhas estruturas opressoras, do peso insuportável que os chefes impõem sobre elas. Jesus veio para dar vida e vida abundante.
(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Meditando o evangelho

O PASTOR DAS OVELHAS

Jesus serviu-se da metáfora do pastor para explicitar que tipo de relação desejava estabelecer com seus discípulos. Queria superar os esquemas bem conhecidos na época, pelos quais os mestres tornavam-se verdadeiros tiranos dos discípulos. Sua intenção era ser um mestre diferente. Como?
Sendo um mestre legítimo, seria como o pastor que entra pela porta do curral e não por outras vias, à maneira dos mestres mal-intencionados.
Estabelecendo um relacionamento cordial e amigo com seus discípulos, imitaria o pastor que conversa com suas ovelhas, chama-as pelo nome e as trata com carinho, pois sua função é cuidar delas.
Conduzindo os discípulos de maneira segura, para evitar extravios, assemelhar-se-ia ao pastor que se coloca à frente do rebanho. Suas ovelhas o seguem, sem hesitar, por reconhecerem a voz de seu guia.
Defendendo seu rebanho perigos e das ciladas que a vida lhes prepara. Os mercenários, nos momentos de perigo, deixam as ovelhas entregues à si mesmas. Agem assim, porque são mercenário, incapazes de arriscar suas vidas para defender o rebanho. Jesus, pelo contrário, defenderá os seus discípulos, até o extremo, mesmo tendo de entregar sua própria vida.
Portanto, é mais prudente deixar-se guiar por um tal pastor.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Pai, torna-me um discípulo dócil de Jesus, o verdadeiro pastor que arriscou a própria vida para me salvar. Somente ele poderá conduzir-me para ti.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. Advertência à Comunidade
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Em complemento ao tema fundamental do Evangelho, que é o dom da vida eterna, João apresenta este tema eclesial: o redil das ovelhas. E versa sobre a responsabilidade dos líderes de comunidades diante da missão de serem testemunhas deste dom da vida eterna. Jesus é a porta para os pastores, e também para as ovelhas. Há aqueles que vêm apenas para roubar, matar e destruir as ovelhas. É uma alusão aos chefes religiosos que se apegam à Lei, ultrapassada, e não recebem Jesus. Trata-se ainda de uma advertência aos fiéis das comunidades para não retornarem as práticas e observâncias tradicionais, das quais foram libertados por Jesus. Quem entrar por Jesus encontrará pastagem, isto é, alimento para a vida. É a vida em abundância, a vida eterna.
Fonte: NPD Brasil em 30/04/2012

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Só o Bom Pastor tem a Senha...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Se o coração de cada ovelha fosse um arquivo, poderíamos dizer em uma linguagem atual, que só o Bom Pastor que é Jesus Cristo, tem a senha ou a palavra chave para comunicar-se com suas ovelhas. Os Maus pastores de Israel, e os maus pastores de hoje, seriam os Hackers que só têm segundas intenções com as ovelhas. A estes Jesus chama de Ladrões e mercenários, justamente porque não têm a senha, não sabem o segredo para passar pela porta da vida das ovelhas, mas pulam a janela e as ovelhas não os conhecem, por isso não o seguem.
O texto traz uma dura crítica aos líderes religiosos daquele tempo, que conduziam mal o rebanho, quando das ovelhas em benefício próprio. A inspiração vem do Profeta Ezequiel que usou muito bem essa comparação nos tempos em que, aqueles que Deus colocou á frente do seu povo, para guia-los, protegê-los e defendê-los dos perigos, fizeram tudo ao contrário, deixaram o Povo dispersar e cair nas mãos de um povo estranho ( exílio da Babilônia).
Vendo a resistência á sua pessoa e missão, manifestada pelas lideranças do Judaísmo, preocupados em não perder seus privilégios e regalias, por conta das funções desempenhadas na religião de Israel, de maneira hipócrita se apegam á tradição e rejeitam a Jesus. E o povo começa a comparar a atuação de Jesus e a dos líderes religiosos, a ponto de um dos evangelhos dizer que "Jesus ensinava com autoridade, e não como os Doutores da Lei e Fariseus".
Eu fiquei pensando na importância de uma porta em nosso dia a dia, para entrar na casa dos outros é preciso passar por uma porta, mas sem autorização fica difícil. Hoje em dia temos os interfones e até a câmera que mostra quem é que está querendo entrar. Antigamente batia-se palmas e gritava "Ô de casa!" e alguém respondia "Vá entrando...". Quem entra passa a fazer parte, torna-se conhecido e íntimo do outro. Neste mundo nem todas as portas estão abertas para todos. Um site mais completo chama-se portal... Na internet também temos muitas portas, umas que levam para a vida, outras á morte.
Uma coisa é certa, a porta de Deus estava fechada para os homens e trancada por dentro, nenhum ser humano conseguiria abri-la, a não ser pelo lado de dentro. Jesus não era humano, mas abriu-nos essa porta e isso lhe custou caro: encarnou-se e assumiu nossa mísera natureza humana, despertando no coração do homem esse desejo e essa vontade de entrar na casa de Deus, coisa que só tornou-se possível a partir de Jesus Cristo, por isso, nesse evangelho ele diz "Eu sou a porta". Porta para entrar no coração de Deus Pai, mas também no coração das pessoas, é uma passagem de mão dupla, Nós vamos a Deus e em Jesus Deus vem até nós.
O pecado que é o mau uso da nossa liberdade, nos faz fechar acidentalmente a porta por dentro impedindo o nosso acesso a Deus e o acesso Dele a nós, entretanto, como está fechada por dentro, só ele consegue abrir. De nossa parte é preciso apenas bater, não com o nó dos dedos, mas do coração que o busca com toda sinceridade, porque simplesmente não Vive sem ELE...

2. Eu vim para que tenham vida
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

O pastor de verdade, o bom pastor, entra pela porta do lugar onde estão as ovelhas. O porteiro reconhece o pastor e abre a porta para que ele entre. O pastor caminha à frente das ovelhas e elas o seguem. Elas conhecem a sua voz. Ampliando o que estava dizendo, Jesus afirma que ele mesmo é a Porta das ovelhas. A ovelha que entrar e sair por ele encontrará pastagem, porque ele veio para que tenham vida, e vida em abundância. Jesus se compara ao pastor e se compara à porta. Ele é a porta pela qual se entra num lugar protegido e seguro. Ele é a porta da salvação. As suas ovelhas o conhecem, mas estão sempre à mercê de ladrões e assaltantes. Eles roubam, matam e destroem. Jesus, ao contrário, é a verdadeira Porta Santa que dá passagem para a vida que perdura.

HOMÍLIA DIÁRIA

Jesus é a única porta pela qual entramos e somos salvos

Postado por: homilia
abril 30th, 2012

Em todos os Evangelhos, João é o único que nos apresenta Jesus diretamente como a “Porta das ovelhas”. O Senhor indica, claramente, que Ele é a única porta por onde deve entrar todos os pastores de Israel. Ou seja, os reis ou dirigentes messiânicos de Israel devem se ajustar ao único e verdadeiro pastor que é Jesus. Quem não entrar como os apóstolos, pela Sua porta, não pode ser verdadeiro pastor. Por isso, na continuação, Jesus explica Seu papel de supremo e verdadeiro Pastor.
A afirmação de Jesus, segundo a qual Ele é a porta do aprisco, é de tal modo absoluta, que nos obriga a mantê-la como uma verdade de fé. Todo aquele que não se compromete com Jesus e seus ensinamentos, não pode ser verdadeiro pastor das ovelhas que constituem os súditos do Reino.
Essa Porta é única, de modo que qualquer outra porta que nos seja apresentada será o mesmo que entrar no aprisco “por cima da cerca”. E isso é roubalheira, é vandalismo, prática própria dos ladrões que servem melhor a seus interesses do que ao bem das ovelhas a eles encomendadas.
Quem são os tais? Evidentemente, aqueles que buscam o dinheiro como proveito de seus serviços ou a fama para serem louvados como tais líderes. Quando Jesus coloca Seu serviço como “dar a vida”, é para isso: Ele escolheu a morte para que elas tenham vida (cf. Jo 10,15). Jesus ainda dirá como os chefes da Terra subjugam e dominam, mas aquele que quiser ser grande entre seus discípulos deve servir a todos como Ele mesmo fez (cf. Mt 20,25-28).
Não podemos esquecer que os primeiros pastores são os próprios pais. Neste mundo, em que o bem-estar e o prazer substituem o amor e o serviço, é bom recordar as palavras de Jesus sobre como apascentar as ovelhas que, no caso, são os próprios filhos.
“Em verdade, vos declaro: Eu sou a porta das ovelhas”. Jesus acaba de abrir a porta que nos tinha mostrado fechada. Ele mesmo é essa porta. Reconheçamo-lo, entremos e alegremo-nos por ter entrado.
“Os que vieram antes são ladrões e salteadores”. É preciso compreender: “Os que vieramfora de mim”. Os profetas vieram antes d’Ele. Eram, por acaso, ladrões e salteadores? De forma nenhuma, porque não vieram fora de Cristo. Estavam com Ele. Ele os tinha enviado como seus mensageiros.
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, diz Jesus (Jo 14,6). Se Ele é a verdade, os que estavam na verdade estavam com Ele. Os que vieram fora d’Ele, pelo contrário, são ladrões e salteadores porque só vieram para pilhar e fazer morrer. “A esses, as ovelhas não escutaram”, diz Jesus.
Mas os justos acreditaram que Ele viria tal como nós acreditamos que Ele já veio. Os tempos mudaram. A fé é a mesma. Uma mesma fé reúne os que acreditavam que Ele devia vir e os que acreditam que Ele já veio. Vemos entrar todos, em épocas diferentes, pela única porta da fé, quer dizer, Cristo.
Sim, todos os que acreditaram no passado, no tempo de Abraão, de Isaac, de Jacó, de Moisés ou dos outros patriarcas e profetas que anunciavam Cristo. Todos esses eram já suas ovelhas. Neles se ouviu o próprio Cristo, não como uma voz estranha, mas com a Sua própria voz.
Portanto, quem entrar por Jesus encontrará pastagem, isto é, alimento para a vida. E vida em abundância. A vida eterna.
Pai, torna-me um discípulo dócil de Jesus, o verdadeiro Pastor que arriscou a própria vida para me salvar. Somente Ele poderá conduzir-me para Ti e contigo viver eternamente.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Canção Nova em 30/04/2012

Oração Final
Pai Santo, no mundo em que há roubos, morte e destruição, faze-nos uma comunidade de partilha, de vida e de construção solidária. Queremos, Pai Amado, seguir o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 30/04/2012

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, não permitas que o desejo de parecer melhores do que somos prejudique as relações com os companheiros que peregrinam ao nosso lado. Faze-nos transparentes, para que a tua Luz que nos habita ilumine os caminhos deste mundo. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Jo 10,11-18

VIDE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário