quinta-feira, 28 de março de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 28/03/2024

ANO B


Quinta-feira da Semana Santa

Missa do Crisma da Páscoa

Lc 4,16-21

Comentário do Evangelho

Discurso de Jesus na Sinagoga de Nazaré

Trata-se do discurso programático de Jesus na sinagoga de Nazaré. É um episódio que se encontra prefigurado no oráculo de Simeão: “Eis que este menino foi colocado para a queda e o surgimento de muitos em Israel, e como sinal de contradição” (Lc 2,34). É a antecipação, através do esquema “aceitação–rejeição”, dos relatos referentes ao ministério público de Jesus. Em relação a Marcos e Mateus, Lucas antecipa o episódio. Essa antecipação tem um caráter programático evidente: o ensinamento de Jesus significa o cumprimento da Escritura.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que as contrariedades da vida jamais me impeçam de seguir o caminho que traçaste para mim. Com Jesus, quero seguir sempre adiante!
Fonte: Paulinas em 02/09/2013

Vivendo a Palavra

Na sinagoga de Nazaré, Jesus proclama a chegada do Reino do Céu através dos sinais que realiza. Este é também, o caminho que cabe à sua Igreja cumprir pelos séculos afora. Para nós, discípulos missionários do século 21, o texto da Escritura não deve ser lido no passado, mas como norma de vida.
Fonte: Arquidiocese BH em 02/09/2013

Reflexão

Jesus é o ungido do Pai que veio ate nós com a missão de evangelizar os pobres, ou seja, de tornar membro do Reino dos Céus todos os que colocam a sua esperança no Senhor. A sua vida terrena não foi outra coisa senão o pleno cumprimento dessa missão. Ele anunciou a liberdade dos filhos de Deus e a libertação dos cativos do pecado e da morte, curou os cegos, de modo que todos podem enxergar além do mero horizonte da realidade natural, lutou contra todo tipo de injustiça que é causa de opressão e anunciou a presença do Reino da graça e da verdade. Assim, Jesus também nos mostra o que é necessário para que a Igreja, o seu Corpo Místico, seja fiel à sua missão de continuadora da sua obra.
Fonte: CNBB em 02/09/2013

Meditação

Jesus nos apresenta sua missão que é nossa também: Consagrados com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres! Como anuncio a Boa Nova? - Procuro ouvir a Palavra de Deus para que ela possa penetrar em meu coração? - Os conterrâneos de Jesus tiveram facilidade para aceitar o Evangelho? - Consigo ouvir atentamente o que certas pessoas simples querem me ensinar ou por palavras ou por exemplos? - Sei aprender também com os menos experientes que eu?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário em 02/09/2013

HOMILIA

“O Espírito do Senhor me ungiu para anunciar a boa-nova aos pobres”

Movido pelo Espírito de Deus...

Apresentando a missão de Jesus dinamizada pela força do Espírito, a comunidade lucana nos desafia a que também nós abramos nosso coração ao Espírito Santo e nos coloquemos a seu serviço, a serviço da libertação de todas as formas de opressão, promovendo a vida.

... para libertar os pobres...

A narrativa a respeito da leitura de trechos do profeta Isaías feita por Jesus na sinagoga de Nazaré (Lucas 4,16-21) insere-se numa narrativa mais ampla, pois, na sequência, Lucas descreve a reação diante do anúncio desse evangelho (boa-nova) aos pobres. Uns aprovam. Outros têm dúvidas (Lucas 4,22-23). E há quem rejeita o projeto de salvação para os mais desamparados (Lucas 4,23-30). O que não é possível é ficar indiferente. A boa-nova para uns é uma má notícia para quem deseja continuar vivendo à custa dos pobres. Essa é a razão por que se enfureceram, o expulsaram e queriam precipitá-lo do cimo da colina (Lucas 4,28-29). Como ontem, ainda hoje se repete a mesma situação.
Qualquer liderança que assume a promoção dos mais pobres, de modo que possam ter pelo menos três refeições por dia e viver com dignidade, continua sendo caluniada e perseguida. E isso não somente pela mídia comprometida com o poder econômico, mas também por políticos e até por setores de igrejas e tribunais. Não é por acaso que Jesus vê motivo de alegria para as pessoas perseguidas por lutarem pela justiça (Mt 5,10-12).
Em Lucas 4,16-21, temos a apresentação do programa de Jesus num dia de sábado na sinagoga de Nazaré, sua terra natal. É o projeto do reinado Deus. Na sinagoga, era costume rezar alguns Salmos, ler e comentar um trecho de algum livro da lei (Pentateuco) e outro de algum livro profético. Jesus escolhe três fragmentos do livro de Isaías para anunciar o coração do projeto de Deus.
“O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para anunciar a boa-nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos (Isaías 61,1) e, aos cegos, a recuperação da vista (Isaías 35,5); para dar liberdade aos oprimidos (Isaías 58,6) e proclamar um ano de graça do Senhor” (Isaías 61,2).
Essa missão libertadora vem do Deus da vida, pois é conferida a Jesus pelo próprio Espírito do Senhor, por quem já fora ungido como o messias por ocasião do seu batismo (Lucas 3,22).
A missão do messias é de esperança de vida digna, certamente para todas as pessoas, mas especialmente para quem está excluído da cidadania. Em quatro afirmações, Jesus faz memória da profecia de Isaías para descrever em que consiste a sua missão de “anunciar uma boa-nova aos pobres”.
Primeiro, “anunciar uma boa-nova aos pobres” é “proclamar a libertação aos presos”. Por um lado, é a libertação de quem sobrevive em condições subumanas nos presídios, onde a grande maioria está em consequência dessa sociedade desigual, injusta e de exclusão. E, no tempo de Jesus, a maioria das pessoas que se encontrava na prisão eram presos políticos que resistiam contra a opressão e a violência do império romano. Por outro lado, a proposta de Jesus é libertar-nos de todas as formas de prisão, de tudo aquilo que nos impede de sermos nós mesmos, de sermos livres, sem deixar-nos guiar pelo egoísmo, por vícios, pelo individualismo, pela ganância, pelo consumismo, pela ambição, etc. Senhor, liberta-nos de tudo o que nos aprisiona e impede de sermos radicalmente livres.
Em segundo lugar, “anunciar uma boa-nova aos pobres” é levar “aos cegos a recuperação da vista”. É, sim, curar a cegueira física, mas é muito mais. É também curar a nossa ‘cegueira’ quando não enxergamos a realidade por estarmos com a visão embaciada ou com ‘viseiras’ que impedem vermos a realidade em toda a sua amplitude. É curar a nossa ‘cegueira’ quando não vemos com nossos próprios olhos, não pensamos com nossa própria mente, não escutamos com nossos próprios ouvidos e, por isso mesmo, não dizemos nossa própria palavra, mas reproduzimos as ideias do pensamento dominante na sociedade. Senhor, recupera as nossas vistas. Dá-nos forças para alcançarmos clareza em nossas mentes e corações, a fim de ampliar o nosso discernimento conduzido por teu Espírito.
Em terceiro lugar, “anunciar uma boa-nova aos pobres” também é “dar liberdade aos oprimidos”, seja diante da opressão social, mental, econômica, psicológica, política, afetiva ou religiosa. Senhor, que teu amor mova nossos desejos, possibilitando-nos a graça de sermos pessoas próximas, solidárias com quem vive na opressão.
Por fim, “anunciar uma boa-nova aos pobres” é “proclamar um ano de graça do Senhor”. Anunciar o ano de graça do Senhor é proclamar o ano jubilar que fazia parte da tradição do Antigo Israel. Nos livros do Deuteronômio e do Levítico fala-se desse jubileu. Primeiro, era uma reforma feita a cada sete anos (Deuteronômio 15,1-18). Mais tarde, passou para cada 50 anos (Levítico 25,8-55). Era o ano do perdão das dívidas que, muitas vezes, levavam à perda da terra, das casas e da própria liberdade. Por isso, ao anunciar o ano jubilar, além do perdão das dívidas, o Espírito do Senhor move Jesus para anunciar vida plena, o que também inclui terra para quem está sem terra, moradia para quem está sem teto e liberdade para quem sofre trabalho escravo.

... ontem e hoje

No passado, o Espírito animava a profecia na proclamação da boa-nova da libertação para os pobres (Isaías 61,1). Fiel à missão que o Espírito lhe confiara no batismo (Lucas 3,22), Jesus atualiza essa profecia, igualmente movido pela força do Espírito (Lucas 4,18). É por isso que diz: “Hoje, se cumpriu aos vossos ouvidos essa passagem da Escritura” (Lucas 4,21).
No nosso batismo, também somos ungidos pelo mesmo Espírito Santo e assumimos o mesmo programa de Jesus. Por isso, podemos dizer com ele que, em nós, “hoje, se cumpriu aos vossos ouvidos essa passagem da Escritura”. Que a graça de Deus nos ajude a colocar-nos no mesmo caminho da profecia, no caminho do Espírito do Senhor.

Ildo Bohn Gass é autor de “Quatro Retratos do Apóstolo Paulo” - PNV 262 CEBI
Fonte: Liturgia da Palavra em 17/04/2014

HOMILIA DIÁRIA

Assuma a profecia de Deus que está em você

Convido você a assumir a profecia de Deus que está em você, assumir o dom do Senhor em você, e isso se faz quando nós nos colocamos à disposição do Espírito.

O Senhor disse: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres.” (cf. Lc 4,18)

O Espírito do Senhor está sobre Jesus. Hoje, Ele entra na sinagoga, toma a Palavra de Deus e a proclama; ao mesmo tempo, toma posse dela.
Quando questionam por que Ele não faz os mesmos milagres que fez em Cafarnaum e outras terras, o Senhor mesmo diz que um profeta só não é bem recebido em sua própria pátria.
Temos de reconhecer em Jesus o enviado de Deus, reconhecer que o Espírito que paira n’Ele é o Espírito da unção, da consagração, por isso, cheio desse mesmo Espírito, Jesus faz o Reino de Deus acontecer.
O Reino de Deus não acontece simplesmente por vestígios humanos, sabedoria humana nem por causa da nossa inteligência, pois esta é dom e graça de Deus. Que maravilha! Nossa inteligência e sabedoria precisam de unção para fazer o Reino de Deus acontecer.
Foi movido por esse Espírito e cheio d’Ele que Jesus profetizou, pregou, orou e anunciou o Reino de Deus. É esse mesmo Espírito que nós desejamos que esteja sobre nós, pois Ele nos ungiu pelo batismo, pela crisma e nos unge quando nos colocamos à disposição de Deus.
Que esse mesmo Espírito, descendo sobre nós, nos ajude a anunciar e a fazer o Reino de Deus acontecer. É obvio que, assim como Jesus, pode ser que parentes, amigos, pessoas queridas próximas a nós não irão aceitar o Senhor ou o Reino de Deus que nós trazemos.
A profecia, o Reino de Deus não pode parar, o anúncio da Palavra de Deus não pode esmorecer. Por isso eu convido você a assumir a profecia de Deus que está em você, assumir o dom do Senhor em você, e isso se faz quando nós nos colocamos à disposição do Espírito, quando assumimos, na oração, na intimidade da Palavra, da vida com o Senhor, os dons e os talentos que nós mesmos recebemos do Pai.
Que o Espírito do Senhor esteja sobre você para que você anuncie e proclame o Reino do Senhor.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 02/09/2013

Oração Final
Pai Santo, dá-nos sabedoria e coragem para compreender que a missão de Jesus, vivida pelo Mestre com tanto amor, foi por Ele legada a nós, a sua Igreja. Dá-nos força para cumpri-la em nossa jornada pela terra, junto com a nossa comunidade. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 02/09/2013

Quinta-feira da Semana Santa - Ceia do Senhor

Jo 13,1-15

AMBIENTAÇÃO

INTRODUÇÃO DO FOLHETO O PULSADINHO: Iniciamos o Tríduo Pascal. Estes três próximos dias nos fazem viver, de modo pleno, os acontecimentos centrais de nossa fé. Hoje, Quinta-feira Santa, a Igreja faz memória da última ceia, durante a qual, o Senhor Jesus, instituiu o Sacramento da Eucaristia, o sacerdócio Ministerial e deixou-nos o mandamento novo do amor.

INTRODUÇÃO DO FOLHETO O POVO DE DEUS: Irmãos e irmãs, com esta celebração que agora iniciamos, abrem-se as portas do sagrado tríduo pascal. Até domingo estaremos envolvidos profundamente pelo mistério central de nossa fé. Com esta Ceia Sagrada, memorial do sacrifício de Cristo na cruz e de sua ressurreição, tomemos parte com Ele do mistério de sua Páscoa. Comamos e bebamos do seu Corpo e Sangue para assim penetrarmos neste grande mistério de amor que nos conduzirá ao serviço dos irmãos e irmãs.

QUINTA-FEIRA SANTA

Chama a atenção o modo como Jesus, precisamente no dia antes de ser crucificado, faz este gesto. Lavar os pés era habitual naquela época, pois as estradas eram poeirentas, as pessoas vinham de fora e, entrando numa casa, antes do banquete, do encontro, lavavam os pés. Mas quem lavava os pés? Os escravos, porque se tratava de um trabalho de escravo.
Imaginemos como ficaram espantados os discípulos, quando viram Jesus começar a fazer este gesto de escravo. Mas fá-lo para os levar a compreender a mensagem do dia seguinte, que morreria como um escravo, para pagar a dívida de todos nós. Se ouvíssemos tudo isto de Jesus, a vida seria muito bonita, porque nos apressaríamos a ajudar-nos uns aos outros, em vez de nos enganarmos reciprocamente, aproveitando-nos uns dos outros, como nos ensinam os astutos. É muito bom ajudar-nos uns aos outros, dar uma mão: são gestos humanos, universais, mas que brotam de um coração nobre. E hoje, com esta celebração, Jesus quer ensinar-nos isto: a nobreza do coração. Cada um de nós pode dizer: “Mas se o Papa soubesse o que tenho dentro de mim...”.
Mas Jesus sabe tudo, ama-nos como somos e lava os pés de todos nós. Jesus nunca se assusta com as nossas debilidades, nunca tem medo porque já pagou; só quer acompanhar-nos, quer tomar-nos pela mão para que a vida não seja tão difícil para nós. Farei o mesmo gesto do lava-pés, mas não é algo folclórico, não!
Pensamos que se trata de um gesto que anuncia como devemos ser uns com os outros. Na sociedade vemos quantas pessoas se aproveitam do próximo, quantas pessoas estão encurraladas e não conseguem sair. Quantas injustiças, quantas pessoas desempregadas, quanta gente que trabalha e recebe metade, quantas pessoas não têm dinheiro para comprar remédios, quantas famílias destruídas, tantas coisas negativas... E nenhum de nós pode dizer: “Eu, graças a Deus, não sou assim, sabes?” — “Se não sou assim, é graças a Deus!”; cada um de nós pode escorregar, cada um de nós! E esta consciência, esta certeza de que cada um de nós pode escorregar é o que nos dá a dignidade — escutai esta palavra: “dignidade” — de ser pecadores. E Jesus quer-nos assim, e por isso quis lavar os pés e dizer: “Vim para vos salvar, para vos servir!”. Agora farei o mesmo, em recordação do que Jesus nos ensinou: ajudar-nos uns aos outros. E assim a vida é mais bela e podemos ir em frente deste modo. Durante o lava-pés — espero conseguir, pois não posso caminhar bem — mas durante o lava-pés pensai: “Jesus lavou-me os pés, Jesus salvou-me, e agora enfrento esta dificuldade!”. Mas passará, o Senhor está sempre ao teu lado, nunca te abandona, nunca! Pensai nisto!
Papa Francisco,
Abril, 2023

Comentário do Evangelho

Serviço fruto do amor

Com a celebração da Ceia do Senhor iniciamos o tríduo pascal. É na última ceia de Jesus com os seus discípulos que, segundo o evangelho de João, se dá o gesto simbólico do lava-pés que repetimos na celebração eucarística. Para a literatura joanina, o tema do amor ocupa um lugar central. Especificamente, para o quarto evangelho, a paixão de Jesus é expressão do amor de Jesus pelos seus. A salvação é dom desse amor, e como tal ela precisa ser compreendida e recebida. O mal que domina o coração de Judas é uma força de sedução que distorce a realidade e atenta contra a vida (v. 2; cf. Gn 3,1ss). A resistência a permitir que Pedro lavasse os pés de Jesus é por não reconhecer no servo a figura do Messias. Mais ainda, é pela dificuldade em aceitar um Messias que tenha de passar pelo sofrimento e pela morte. A resposta de Jesus a Pedro afirma que a salvação é dom gratuito e, como tal, precisa ser recebida, e o gesto simbólico deve se traduzir como atitude permanente na vida do discípulo. Ser discípulo é ser servidor ao modo de Jesus. O gesto do lava-pés condensa toda a vida de Jesus, que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20,28).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, ajuda-me a superar os esquemas mundanos que rompem a fraternidade e me reduzem aos esquemas do pecado, impedindo que eu me faça servidor do meu próximo.
Fonte: Paulinas em 17/04/2014

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Missa vespertina da Ceia do Senhor


Lava-pés e Eucaristia estão intimamente ligados. Quem participa da comunhão eucarística é chamado a lavar os pés de seus irmãos. O exemplo foi dado por Jesus, Mestre e Senhor, que consagrou o pão e lavou os pés dos discípulos.
Cônego Celso Pedro da Silva,

Vivendo a Palavra

João conta a Ceia do Senhor de forma diferente dos outros evangelistas. Ele nos encanta com o gesto humilde do Mestre, que toma o lugar reservado aos servos e lava os pés dos amigos, e em seguida transmite palavras de Jesus, até sua ‘oração sacerdotal’ de despedida. Aproveitemos este tempo para nossa profunda reflexão, cheia de gratidão e encantamento.
Fonte: Arquidiocese BH em 17/04/2014

VIVENDO A PALAVRA

O pão é o corpo, o vinho é a vida de Jesus. Com o corpo nós nos comunicamos e vivendo nós servimos. O pão é fruto do trabalho e da terra. O trabalho representa a humanidade e a terra, o universo. Universo e humanidade manifestando a presença amorosa do Criador. O vinho eterniza o serviço fraterno e humilde ensinado por Jesus no lava-pés.
Fonte: Arquidiocese BH em 29/03/2018

VIVENDO A PALAVRA

João conta a Ceia do Senhor de forma diferente dos outros evangelistas. Ele nos encanta, descrevendo o gesto humilde do Mestre, que toma o lugar reservado aos servos: lava os pés dos amigos. Na sequência, o evangelista vai transmitir as palavras de Jesus, até sua ‘Oração Sacerdotal’ de despedida. Aproveitemos este tempo para nossa profunda reflexão, maravilhados e cheios de gratidão.
Fonte: Arquidiocese BH em 09/04/2020

VIVENDO A PALAVRA

João apresenta a Ceia do Senhor de forma diferente, e nos encanta com o gesto humilde do Mestre, que toma o lugar de servo e lava os pés dos amigos. O lava-pés é a grande lição vivida por Jesus. Naquela hora de angústia, Ele desejou assegurar-nos a continuidade de sua Presença em nós e ensinou o jeito de nos assegurarmos dela: cuidando com amor dos que caminham ao nosso lado nesta aventura maravilhosa – a Vida!
Fonte: Arquidiocese BH em 01/04/2021

Reflexão

Na última ceia com seus discípulos, Jesus anuncia que sua hora chegou. Diante da iminência de sua eliminação, realiza o gesto do lava-pés. Ao invés da instituição da eucaristia, João narra um gesto de serviço. O relato do evangelho apresenta um tríplice conteúdo. O sentido do tempo: Jesus reconhece que chegou sua hora. A relação de amor pelos discípulos: amou os seus até o fim, não excluindo nem o traidor. A relação de comunhão com o Pai: Jesus sabia que o Pai lhe colocara tudo nas mãos. Em meio ao jantar, Jesus se levanta e começa a lavar os pés dos discípulos. Vivendo conscientemente sua páscoa (passagem), ele se apresenta como servo ao assumir o serviço do lava-pés, tarefa dos escravos. O gesto do Mestre mostra claramente que seu amor até o fim não consiste apenas em palavras bonitas, mas, muito mais, é serviço prestado aos irmãos e irmãs. A reação de Pedro mostra que ele não está disposto a assumir o projeto de Jesus, que propõe uma comunidade de iguais, onde não há privilegiados. Em outras palavras, todo seguidor de Jesus deve estar disposto a amar a todos com gestos concretos.
(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 29/03/2018

Reflexão

A Igreja abre o Tríduo Pascal com a última ceia de Jesus com seus discípulos e seguidores. Durante a ceia, Jesus lava os pés dos apóstolos. No Antigo Testamento, o dono da casa lavava os pés dos hóspedes em sinal de acolhida (cf. Gn 18,4). A exemplo de Abraão, que acolheu Deus na figura dos três homens que o visitaram, Jesus, no gesto de lavar os pés dos discípulos, acolhe a toda a humanidade na casa do Pai. A esta altura, o Mestre, sabendo que vinha de Deus, tinha consciência de que estava prestes a voltar para Deus e de que sua missão estava praticamente concluída nesta terra. O evangelista João não narra a ceia e os gestos de Jesus sobre o pão e o vinho, como os outros evangelistas. Jesus, durante a ceia, lava os pés e ensina seus seguidores a fazer o mesmo. Lavar os pés é símbolo de humildade e de serviço aos irmãos e irmãs. Da eucaristia, portanto, brota o serviço fraterno em favor daqueles que necessitam. O serviço aos irmãos não é algo secundário, mas é memorial daquilo que o Mestre fez em favor dos discípulos e discípulas. O gesto de Pedro mostra que nem sempre estamos dispostos a nos doar ao serviço fraterno.
Oração
Ó Jesus, Mestre e Senhor, teus apóstolos foram pegos de surpresa quando tomaste a iniciativa de lavar-lhes os pés. Querias, na verdade, nos dar um exemplo de humildade e serviço, sinal concreto de amor fraterno. Inspira-nos a fazer como fizeste, multiplicando, em toda parte, generosos gestos de amor. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))
Fonte: Paulus em 09/04/2020

Reflexão

Jesus, sabendo que “tinha vindo de junto de Deus e para Deus estava voltando”, aproveita suas últimas horas para reforçar duas características importantes de sua nova família: o amor fraterno e o serviço recíproco. Lavar os pés era função reservada a escravos e mulheres, duas categorias pouco valorizadas na época de Jesus. Outro grupo marginalizado eram as crianças. No entanto, Jesus havia advertido que quem não se tornar como criança não entra no Reino dos céus. No lava-pés, quem lava os pés dos discípulos é o Mestre e Senhor, o próprio Jesus, que expõe seu recado: “Vocês também devem lavar os pés uns dos outros”. O exemplo está dado, de modo muito claro, e o apelo de Jesus não dá margens a dúvidas: “Eu lhes dei um exemplo, para que vocês façam do modo como eu fiz”.
Oração
Ó Jesus, Mestre e Senhor, teus apóstolos foram pegos de surpresa quando tomaste a iniciativa de lavar-lhes os pés. Querias, na verdade, nos dar um exemplo de humildade e serviço, sinal concreto de amor fraterno. Inspira-nos a fazer como fizeste, multiplicando, em toda parte, generosos gestos de amor. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)
Fonte: Paulus em 01/04/2021

Reflexão

Na última ceia com seus discípulos, Jesus anuncia que sua hora chegou. Diante da iminência de sua eliminação, realiza o gesto do lava-pés. Ao invés da instituição da Eucaristia, João narra um gesto de serviço. O relato do Evangelho apresenta um tríplice conteúdo. O sentido do tempo: Jesus reconhece que chegou sua hora. A relação de amor pelos discípulos: amou os seus até o fim, não excluindo nem o traidor. A relação de comunhão com o Pai: Jesus sabia que o Pai lhe colocara tudo nas mãos. Em meio ao jantar, Jesus se levanta e começa a lavar os pés dos discípulos. Vivendo conscientemente sua páscoa (passagem), ele se apresenta como servo ao assumir o serviço do lava-pés, tarefa dos escravos. O gesto do Mestre mostra claramente que seu amor até o fim não consiste apenas em palavras bonitas, mas, muito mais, é serviço prestado aos irmãos e irmãs. A reação de Pedro mostra que ele não está disposto a assumir o projeto de Jesus, que propõe uma comunidade de iguais, onde não há privilegiados. Em outras palavras, todo seguidor de Jesus deve estar disposto a amar a todos com gestos concretos.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)

Reflexão

«Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros»

Mons. José Ángel SAIZ Meneses, Arcebispo de Sevilha
(Sevilla, Espanha)

Hoje lembramos aquela primeira Quinta-feira Santa da história, na qual Jesus Cristo se reúne com os seus discípulos para celebrar a Páscoa. Então inaugurou a nova Páscoa da nova Aliança, na que se oferece em sacrifício pela salvação de todos.
Na Santa Ceia, ao mesmo tempo que a Eucaristia, Cristo institui o sacerdócio ministerial. Mediante este, poderá se perpetuar o sacramento da Eucaristia. O prefácio da Missa Crismal revela-nos o sentido: «Ele escolhe alguns para fazê-los participes de seu ministério santo; para que renovem o sacrifício da redenção, alimentem a teu povo com a tua Palavra e o reconfortem com os teus sacramentos».
E aquela mesma Quinta-feira, Jesus nos dá o mandamento do amor: «Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei» (Jo 13,34). Antes, o amor fundamentava-se na recompensa esperada em troca, ou no cumprimento de uma norma imposta. Agora, o amor cristão fundamenta-se em Cristo. Ele nos ama até dar a vida: essa tem que ser a medida do amor do discípulo, e esse tem que ser o sinal, a característica do reconhecimento cristão.
Mas, o homem não tem a capacidade para amar assim. Não é simplesmente o fruto de um esforço, senão dom de Deus. Afortunadamente, Ele é amor e —ao mesmo tempo— fonte de amor que se nos dá no Pão Eucarístico.
Finalmente, hoje contemplamos o lavatório dos pés. Na atitude de servo, Jesus lava os pés dos Apóstolos, e lhes recomenda que o façam uns aos outros (cf. Jo 13,14).
Há algo mais que uma lição de humildade neste gesto do Mestre. É como uma antecipação, como um símbolo da Paixão, da humilhação total que sofrerá para salvar todos os homens.
O teólogo Romano Guardini diz que «a atitude do pequeno que se inclina ante o grande, ainda não é humildade. É, simplesmente, verdade. O grande que se humilha ante o pequeno, é o verdadeiro humilde». Por isto Jesus Cristo é autenticamente humilde. Ante este Cristo humilde, nossos moldes se quebram. Jesus Cristo inverte os valores humanos e convida-nos a segui-lo para construir um mundo novo e diferente desde o serviço.
Pensamentos para o Evangelho de hoje

«A utilidade do rebaixamento humano é tão grande que até o recomendou com seu exemplo a sublimidade divina, porque o homem orgulhoso pereceria para sempre, se o humilde Deus não o tivesse encontrado» (Santo Agostinho)

- «Viver implica sujar os pés pelos caminhos poeirentos da vida, da história. Todos nós precisamos ser purificados, ser lavados» (Francisco)

- «Tendo amado os seus, o Senhor amou-os até ao fim. Sabendo que era chegada a hora de partir deste mundo para regressar ao Pai, no decorrer duma refeição, lavou-lhes os pés e deu-lhes o mandamento do amor. Para lhes deixar uma garantia deste amor, para jamais se afastar dos seus e para os tornar participantes da sua Páscoa, instituiu a Eucaristia como memorial da sua morte e da sua ressurreição, e ordenou aos seus Apóstolos que a celebrassem até ao seu regresso, constituindo-os, então, sacerdotes do Novo Testamento» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.337)

Reflexão

A "hora extrema" de Jesus

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, com a Última Ceia, chegou "a hora" de Jesus, para a que foi encaminhada desde o principio com todas suas obras. O essencial desta hora fica dito por João com duas palavras fundamentais: é a hora do "passo"; é a hora da "ágape" (amor hasta el extremo).
Os dois termos se explicam reciprocamente, são inseparáveis. O amor mesmo é o processo do passo, da transformação, do sair dos limites da condição humana, na qual todos estão "separados" uns de outros, em uma alteridade que não podemos sobrepassar. É o amor até o extremo o que produz a "transformação" aparentemente impossível: sair das barreiras da individualidade fechada; isto é exatamente a “ágape”, a irrupção na esfera divina.
—A "hora" de Jesus é a hora do grande "passo adiante", a transformação do ser através do "ágape". "Tudo está cumprido", dirá o Crucificado: é uma ágape "até o extremo", a totalidade do entregar-se a si mesmo até a morte.

Reflexão

A caridade

Rev. D. Jaume GONZÁLEZ i Padrós
(Barcelona, Espanha)

Hoje São João descreve-nos a última ceia do Senhor no marco da páscoa judia. Destaca a consciência que tinha o Mestre, Ele sabia que tinha chegado sua hora, a de passar deste mundo ao Pai. E, para expressar sua caridade, se amarra a cintura e lava os pés aos discípulos.
Aproxima-se o momento sublime do grande Amor. O sacrifício do inocente na cruz. Jesus reúne-se com os seus para celebrar a páscoa no seu Sangue, amor derramado em serviço humilde para com os mais pobres, a humanidade inteira necessitada de ser resgatada do pecado.
—Senhor, que também nós cheguemos a compreender, como Pedro, teu gesto de serviço —de caridade— sem pretender nada em troca. Ajuda-nos a deixar lavar nossos pés por ti, a deixar-nos purificar por tua palavra de perdão, sempre novo. Que a eucaristia que instituíste seja a fonte genuína onde teus sacerdotes e todos nós possamos ser sempre lavados no teu Amor.

Recadinho

Quando você tem oportunidade de “lavar os pés” (simbolicamente) de seu próximo? - Você reza às refeições? - Se reza, como é sua oração? - Sua presença transmite paz e alegria ao próximo? - Você pode dizer que se sacrifica por seus irmãos? - Você apoia e incentiva os que servem ao próximo com amor?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 17/04/2014

Meditação

Jesus amou até o fim, ou melhor: amou os seus ao máximo, até onde seria possível um Deus amar. O Filho de Deus amou-nos ao máximo, infinitamente mais do que podemos imaginar, deu-nos a vida, fez-se igual a nós em humanidade, fez-nos participantes de sua vida divina, apesar de todo o nosso pecado. Mais Jesus não poderia ter feito: deu-nos tudo ao se entregar a nós e por nós.
Oração
Ó Pai, estamos reunidos para a santa Ceia, na qual o vosso Filho Unigênito, ao entregar-se à morte, deu à sua Igreja um novo e eterno sacrifício, como banquete do seu amor. Concedei-nos, por mistério tão excelso, chegar à plenitude da caridade e da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Comentário sobre o Evangelho

A Última Ceia: Jesus institui a Eucaristia


Hoje, começa o “Tríduo Pascal”, três dias maravilhosos em que Deus “refez” a criação entregando-nos a vida de seu Filho Encarnado, Jesus. Hoje, dá o primeiro passo: Jesus institui a Eucaristia. Oferece-nos o seu Corpo e o seu Sangue sacrificados na Cruz. Mas, todavia ainda não morreu! Certo!, mas Ele é Deus e -fazendo um grande milagre - antecipa o seu sacrifício celebrando o que seria a “primeira Missa” da nossa história.
- Vai morrer sacrificado por nós, mas já antes nos oferece o seu “Sacrifício” para que possamos alimentar-nos d’Ele em qualquer lugar e a qualquer momento. Um Amor sem limites!

Meditando o evangelho

UM EXEMPLO CONVINCENTE

O grupo de discípulos de Jesus teve muitas oportunidades de ser instruído por ele, em suas contínuas peregrinações. Cada um, porém, trazia consigo seus esquemas culturais e religiosos, nem sempre fáceis de serem questionados e de passarem por um processo de conversão. Um destes esquemas dizia respeito à desigualdade fundamental entre as pessoas e à consequente relação de superioridade de umas sobre as outras.
A proposta de Reino, proclamada por Jesus, partia da igualdade fundamental entre todos os seres humanos. Portanto, a mentalidade reinante chocava-se frontalmente com o seu projeto. E Jesus não hesitou em tocar neste tabu.
A forma escolhida foi a de por-se a lavar os pés dos discípulos, por ocasião da última ceia. A reação impertinente de Pedro revelou seu horizonte cultural. Jesus o questionou: se ele não estivesse disposto a deixá-lo lavar-lhe os pés, não teria a menor condição de continuar a ser seu discípulo. Se Pedro impedisse o Mestre de assumir a postura serviçal de um escravo, invertendo os papéis, futuramente haveria de se perpetuar, na comunidade cristã, a estrutura social denunciada pela pregação de Jesus.
O Reino, neste caso, ficaria privado de sua originalidade e o projeto de Deus dificilmente se implantaria na história humana. A lição do Mestre era cristalina: sua dignidade não ficou diminuída por ter-se curvado diante dos discípulos.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, que teu gesto de humildade quebre os esquemas mentais que me impedem de tornar-me humilde servidor.
Fonte: Dom Total em 29/03/2018 09/04/2020

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. É PRECISO CONVERTER-SE!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês)

A recusa de Pedro de deixar-se lavar os pés revelou uma mentalidade da qual devia abrir mão como pré-requisito para continuar a ser discípulo de Jesus. Sem isto, era impossível ter parte com ele, e compartilhar de sua vida e missão.
Pedro comungava com a mentalidade hierarquizada da época, a qual determinava a cada um o seu devido lugar. A relação entre mestre e discípulo era regulada pela superioridade, sapiência, respeitabilidade de um, e pela inferioridade, ignorância e submissão do outro. Ao discípulo competia comportar-se como servidor do Mestre, por exemplo, lavando-lhe os pés após uma longa caminhada.
O comportamento de Jesus foi, totalmente, diferente. Foi o do escravo que acolhe um hóspede que chega de viagem à casa de seu senhor. Lavar os pés do visitante não cabia ao dono da casa, e sim aos servos.
O gesto de Jesus pareceu inaceitável a Pedro, pois rompia a hierarquia, podendo gerar desrespeito. A mentalidade de Pedro era perigosa. Agindo assim, corria o risco de introduzir na comunidade dos discípulos de Jesus o esquema de senhor-escravo o qual o Mestre viera abolir. Corria o risco de pôr a perder a obra de Jesus, contaminando-a com os modelos superados, próprios do mundo do pecado. Era urgente que Pedro se convertesse e se convencesse de que, no Reino, a grandeza consiste em fazer-se servidor de todos sem distinção.
Oração
Pai, ajuda-me a superar os esquemas mundanos que rompem a fraternidade e me reduzem aos esquemas do pecado, impedindo que eu me faça servidor do meu próximo.
Fonte: NPD Brasil em 17/04/2014

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. Senhor, tu vais lavar-me os pés?
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - comece o dia feliz)

Lava-pés e Eucaristia estão intimamente ligados. Quem participa da comunhão eucarística é chamado a lavar os pés de seus irmãos. O exemplo foi dado por Jesus, Mestre e Senhor, que consagrou o Pão e lavou os pés dos discípulos.
Fonte: NPD Brasil em 29/03/2018

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. Jesus, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim - Jo 13,1-15
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - comece o dia feliz)

Católicos, protestantes, ortodoxos fazem o rito do lava-pés em obediência ao Senhor, que disse: “Também vós deveis lavar os pés uns aos outros”. Basta fazer um rito uma vez por ano ou Jesus espera de nós um pouco mais ao longo da vida?
Fonte: NPD Brasil em 09/04/2020

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. O Lava-Pés
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

O Eucaristizado é aquele que se Rebaixa para SERVIR...
Por acaso em nossas famílias, celebram-se aniversários de grandes tragédias? Que Mãe iria querer celebrar com os familiares e amigos, o dia em que seu Filho foi preso, condenado injustamente e passou por uma morte vergonhosa e extremamente humilhante? Coisas assim, a gente quer ESQUECER, apagar da memória para sempre...
Na última Ceia, se trocarmos em miúdos, Jesus está dizendo aos seus discípulos que ele quer que o seu sacrifício, a sua paixão e morte na cruz, seja sempre lembrada em um ritual. Atentemos para um detalhe dos sinóticos e do escrito Paulino "Jesus partiu o pão e o deu a seus discípulos dizendo, tomai e comei pois este é o meu corpo...". Foi o que sobrou de Jesus na cruz do calvário: seu corpo, massacrado, despedaçado, sem nenhuma vida, comer o corpo de um morto e lembrar sempre do jeito que ele morreu. Que ritual macabro é esse?
João toma outro rumo em sua reflexão com as comunidades do seu tempo: Aquele ritual, aquela celebração tem algo de grandioso e belo por trás de tudo. Ser rebaixado no último degrau do ser humano, aniquilar-se e deixar- esmagar, dar o corpo, a Vida e o sangue, até a última gota, esse era o Serviço que Jesus prestava a todos nós, lavou-nos não só os pés, mas todo o nosso ser passou por esse banho da regeneração. Aquele que sentou com Jesus à mesa, e continua a sentar-se hoje, aquele que ouve a sua palavra e a guarda em seu coração, querendo junto com Ele fazer a Vontade do Pai, torna-se homem e mulher Eucaristizado, cristianizado, é o mistério do Cristo em Nós.
Pois bem, esse deve ter força e humildade para também rebaixar-se diante de todos, ser o último, para poder servir. Quando pensamos em nosso status e em nossa importância, no cargo que ocupamos, na função que exercemos, é difícil servir o irmão ou a irmã, que precisa de nós. Muitas vezes temos alguns "Bicos de Papagaio" espiritual, que não nos deixa curvar diante do outro, queremos servir, mas com certa arrogância e prepotência...de servidores desse naipe, o inferno está cheio...
Por isso contemplemos nesse evangelho de João, o sentido real da práxis Eucarística, que começa com o Vexame de um Deus, Grandioso e Onipotente, Poderoso, Onipresente e Onisciente, que se abaixa diante do Ser humano, para lavar-lhes os pés. Muitas vezes como Pedro não aceitamos a ideia de um Deus que se rebaixa, nós é que devemos nos rebaixar diante Dele. Exatamente isso, só que esse Deus manifestado em Jesus está sempre bem escondido na vida dos irmãos e irmãs a quem devemos servir, e que o Senhor coloca diante de nós.
Quem não vive para Servir, não serve para Viver…

2. Dei-vos o exemplo, para que façais assim como eu fiz para vós - Jo 13,1-15
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - comece o dia feliz)

“Dei-vos o exemplo, para que façais como eu fiz.” “A imitação é a medida do amor”, dizia Carlos de Foucauld. Fazer o que ele fez, fazer como ele fez. Em nada ser diferente do Mestre. Quem pretende ser mestre e senhor, siga o exemplo.
Fonte: NPD Brasil em 01/04/2021

HOMILIA

“O Espírito do Senhor me ungiu para anunciar a boa-nova aos pobres”

O evangelho para a liturgia deste domingo inicia com o prólogo da obra de Lucas (1,1-4). Sua intenção fundamental é apresentar a prática de Jesus como fato histórico testemunhado por seus seguidores e suas seguidoras. O destinatário é “Teófilo”, o que significa “amigo de Deus”. Teófilo é toda a pessoa ou comunidade que vier a ler e a viver este evangelho, tornando-se sempre mais amigo e amiga de Deus. Portanto, hoje, “Teófilo” somos nós.

Movido pelo Espírito de Deus...

Na sequência, o evangelho deste domingo apresenta um resumo da prática de Jesus de Nazaré (Lucas 4,14-15). Ele vivia em meio a seu povo, participando de sua vida de fé. Ensinava nas sinagogas da Galileia, na periferia da Palestina. Toda sua missão é movida pelo dinamismo do Espírito (Lucas 3,22; 4,1.14.18). Para as comunidades de Lucas, a ação de Jesus é inseparável do Espírito profético, o Espírito de Deus. Convém que tenhamos presente que a força do Espírito do Senhor também conduziu João Batista e Maria, Isabel e Zacarias, Simeão e Ana (Lucas 1,15.35.41.67; 2,25-27.36).
Apresentando a missão de Jesus dinamizada pela força do Espírito, a comunidade lucana nos desafia a que também nós abramos nosso coração ao Espírito Santo e nos coloquemos a seu serviço, a serviço da libertação de todas as formas de opressão, promovendo a vida.

... para libertar os pobres...

A narrativa a respeito da leitura de trechos do profeta Isaías feita por Jesus na sinagoga de Nazaré (Lucas 4,16-21) insere-se numa narrativa mais ampla, pois, na sequência, Lucas descreve a reação diante do anúncio desse evangelho (boa-nova) aos pobres. Uns aprovam. Outros têm dúvidas (Lucas 4,22-23). E há quem rejeita o projeto de salvação para os mais desamparados (Lucas 4,23-30). O que não é possível é ficar indiferente. A boa-nova para uns é uma má notícia para quem deseja continuar vivendo à custa dos pobres. Essa é a razão por que se enfureceram, o expulsaram e queriam precipitá-lo do cimo da colina (Lucas 4,28-29). Como ontem, ainda hoje se repete a mesma situação.
Qualquer liderança que assume a promoção dos mais pobres, de modo que possam ter pelo menos três refeições por dia e viver com dignidade, continua sendo caluniada e perseguida. E isso não somente pela mídia comprometida com o poder econômico, mas também por políticos e até por setores de igrejas e tribunais. Não é por acaso que Jesus vê motivo de alegria para as pessoas perseguidas por lutarem pela justiça (Mt 5,10-12).
Em Lucas 4,16-21, temos a apresentação do programa de Jesus num dia de sábado na sinagoga de Nazaré, sua terra natal. É o projeto do reinado Deus. Na sinagoga, era costume rezar alguns Salmos, ler e comentar um trecho de algum livro da lei (Pentateuco) e outro de algum livro profético. Jesus escolhe três fragmentos do livro de Isaías para anunciar o coração do projeto de Deus.
“O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para anunciar a boa-nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos (Isaías 61,1) e, aos cegos, a recuperação da vista (Isaías 35,5); para dar liberdade aos oprimidos (Isaías 58,6) e proclamar um ano de graça do Senhor” (Isaías 61,2).
Essa missão libertadora vem do Deus da vida, pois é conferida a Jesus pelo próprio Espírito do Senhor, por quem já fora ungido como o messias por ocasião do seu batismo (Lucas 3,22).
A missão do messias é de esperança de vida digna, certamente para todas as pessoas, mas especialmente para quem está excluído da cidadania. Em quatro afirmações, Jesus faz memória da profecia de Isaías para descrever em que consiste a sua missão de “anunciar uma boa-nova aos pobres”.
Primeiro, “anunciar uma boa-nova aos pobres” é “proclamar a libertação aos presos”. Por um lado, é a libertação de quem sobrevive em condições subumanas nos presídios, onde a grande maioria está em consequência dessa sociedade desigual, injusta e de exclusão. E, no tempo de Jesus, a maioria das pessoas que se encontrava na prisão eram presos políticos que resistiam contra a opressão e a violência do império romano. Por outro lado, a proposta de Jesus é libertar-nos de todas as formas de prisão, de tudo aquilo que nos impede de sermos nós mesmos, de sermos livres, sem deixar-nos guiar pelo egoísmo, por vícios, pelo individualismo, pela ganância, pelo consumismo, pela ambição, etc. Senhor, liberta-nos de tudo o que nos aprisiona e impede de sermos radicalmente livres.
Em segundo lugar, “anunciar uma boa-nova aos pobres” é levar “aos cegos a recuperação da vista”. É, sim, curar a cegueira física, mas é muito mais. É também curar a nossa ‘cegueira’ quando não enxergamos a realidade por estarmos com a visão embaciada ou com ‘viseiras’ que impedem vermos a realidade em toda a sua amplitude. É curar a nossa ‘cegueira’ quando não vemos com nossos próprios olhos, não pensamos com nossa própria mente, não escutamos com nossos próprios ouvidos e, por isso mesmo, não dizemos nossa própria palavra, mas reproduzimos as ideias do pensamento dominante na sociedade. Senhor,  recupera as nossas vistas. Dá-nos forças para alcançarmos clareza em nossas mentes e corações, a fim de ampliar o nosso discernimento conduzido por teu Espírito.
Em terceiro lugar, “anunciar uma boa-nova aos pobres” também é “dar liberdade aos oprimidos”, seja diante da opressão social, mental, econômica, psicológica, política, afetiva ou religiosa. Senhor, que teu amor mova nossos desejos, possibilitando-nos a graça de sermos pessoas próximas, solidárias com quem vive na opressão.
Por fim, “anunciar uma boa-nova aos pobres” é “proclamar um ano de graça do Senhor”. Anunciar o ano de graça do Senhor é proclamar o ano jubilar que fazia parte da tradição do Antigo Israel. Nos livros do Deuteronômio e do Levítico fala-se desse jubileu. Primeiro, era uma reforma feita a cada sete anos (Deuteronômio 15,1-18). Mais tarde, passou para cada 50 anos (Levítico 25,8-55). Era o ano do perdão das dívidas que, muitas vezes, levavam à perda da terra, das casas e da própria liberdade. Por isso, ao anunciar o ano jubilar, além do perdão das dívidas, o Espírito do Senhor move Jesus para anunciar vida plena, o que também inclui terra para quem está sem terra, moradia para quem está sem teto e liberdade para quem sofre trabalho escravo.

... ontem e hoje

No passado, o Espírito animava a profecia na proclamação da boa-nova da libertação para os pobres (Isaías 61,1). Fiel à missão que o Espírito lhe confiara no batismo (Lucas 3,22), Jesus atualiza essa profecia, igualmente movido pela força do Espírito (Lucas 4,18). É por isso que diz: “Hoje, se cumpriu aos vossos ouvidos essa passagem da Escritura” (Lucas 4,21).
No nosso batismo, também somos ungidos pelo mesmo Espírito Santo e assumimos o mesmo programa de Jesus. Por isso, podemos dizer com ele que, em nós, “hoje, se cumpriu aos vossos ouvidos essa passagem da Escritura”. Que a graça de Deus nos ajude a colocar-nos no mesmo caminho da profecia, no caminho do Espírito do Senhor.

Ildo Bohn Gass é autor de “Quatro Retratos do Apóstolo Paulo” -  PNV 262 CEBI
Fonte: Liturgia da Palavra em 17/04/2014

REFLEXÕES DE HOJE

QUINTA

Fonte: Liturgia Comentada2 em 17/04/2014

HOMILIA DIÁRIA

Que aprendamos com Jesus a lavarmos os pés uns dos outros!

Em vez da soberba, do grito, das brigas, discussões e das acusações, porque tudo isso é do maligno e dever ser expulso do meio de nós, que nós aprendamos, contemplando Jesus Crucificado, a lavarmos os pés uns dos outros!

”Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.” (João 13, 14-15)

Nesta Quinta-feira Santa, nós hoje nos dirigimos às nossas igrejas, comunidades e paróquias para celebrarmos o Tríduo Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Páscoa do Senhor começa a ser celebrada na Sua intensidade nesse dia maravilhoso. A Páscoa do Senhor começa na mesa, mas ela não começa com o Corpo e o Sangue do Senhor com a instituição da Eucaristia; ela começa com o mandamento da caridade, o mandamento do amor supremo. Aqueles que querem se aproximar da mesa, para comer o Corpo e o Sangue do Senhor, devem primeiro lavar os pés uns dos outros.
Sabem, meus irmãos, não é teatro aquilo que hoje fazemos em nossas igrejas, aquilo que celebramos hoje em nossas comunidades, é vida, é condição, é regra para quem quer se tornar um discípulo de Jesus Cristo e experimentar a profundidade da Sua Paixão e do Seu amor, por nós, aprender a lavar os pés uns dos outros! Lavar os pés era um serviço para os escravos, os senhores chegavam de suas missões e por onde quer que tivessem andado, sentavam-se e os escravos lavavam seus pés.
O Senhor está, hoje, nos dizendo que ninguém é mais do que ninguém, que ninguém é mais importante do que ninguém; que ninguém deve ser reconhecido, exaltado e aclamado como se fosse a pessoa mais importante do mundo.
O mais importante é aquele que serve; portanto, quem quer ser discípulo de Jesus não deve buscar ser servido, ao contrário, deve ser aquele que serve! E como hoje precisamos buscar o rosto do Cristo servidor por meio de uma Igreja servidora, de uma Igreja e de um povo de Deus que não esperam que o povo venha, apareça, mas que vão ao encontro dos outros, para que possamos lavar os pés uns dos outros!
Celebre a Páscoa do Senhor, celebre de verdade a Páscoa na sua vida lavando os pés daqueles de quem você precisa lavar! Talvez dentro da nossa própria casa seja o marido quem precise lavar os pés da esposa; ou os pais precisem lavar os pés dos filhos, ou talvez sejam os filhos que necessitem lavar os pés dos pais.
Nós precisamos lavar os pés uns dos outros, quando lavamos os nossos pés, estamos nos purificando, estamos nos reconciliando uns com os outros. Em vez da soberba, do grito, das brigas, discussões e das acusações, porque tudo isso é do maligno e dever ser expulso do meio de nós, que nós aprendamos, contemplando Jesus Crucificado, a lavarmos os pés uns dos outros!
Uma boa Páscoa para você!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 17/04/2014

HOMILIA DIÁRIA

Devemos lavar os pés uns dos outros

A Eucaristia não é apenas comungar do Corpo e Sangue do Senhor, ela começa no chão, quando lavamos os pés uns dos outros

“Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.” (João 13,14-15)

Começamos, hoje, o Tríduo Pascal de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Após quarenta dias dos nossos exercícios Quaresmais, entramos na Páscoa de Nosso Senhor e Salvador para celebrarmos com a vida d’Ele a transformação que Ele realiza na vida de cada um de nós.
Cristo é o servo sofredor que será glorificado. Contemplamos o Cristo servo, que serve a humanidade. Toda a vida de Cristo foi um serviço pela salvação de cada um de nós. Ele não mostrou-se para nós como o Senhor, como aquele que está acima de todos, Ele mostrou que: ser Senhor é, acima de tudo, ser servidor.
Na Sua última Ceia, Ele não estava ali para ser exaltado e nem glorificado; Ele mesmo tomou a atitude de fazer aquilo que um escravo fazia, lavou e enxugou os pés dos Seus discípulos. (cf. João 13,12-15) Devemos lavar os pés uns dos outros.
A Eucaristia não é apenas comungar do Corpo e Sangue do Senhor, ela começa no chão, quando lavamos os pés uns dos outros. Para celebrarmos a Eucaristia precisamos nos purificar daquele velho fermento da soberba, do egoísmo que nos coloca acima dos outros, que nos faz sentir melhores do que os outros, aquele orgulho que nos leva a competirmos, a nos colocarmos acima dos irmãos; aquele orgulho que faz de nós “senhores” do conhecimento, do saber, da discussão.
Não precisamos de brigas, de discussões, não precisamos de batalhas e entraves, porque o “servidor” não briga. Se há entre nós brigas e discussões, é porque falta em nós o verdadeiro espírito de Cristo.
O espírito de Cristo é o espírito de servo, é aquele que lava os pés uns dos outros. Não é teatro e nem encenação, pelo contrário, é vida. Se a nossa vida quer ser transformada, se queremos celebrar a Páscoa de Cristo com o fermento novo, nos purifiquemos dessa nossa arrogância de nos sentirmos melhores, donos da razão e da verdade.
Aprendamos que só existe uma coisa importante para seguir e servir a Cristo: sermos servos uns dos outros.
Uma Páscoa abençoada para todos nós!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 29/03/2018

HOMILIA DIÁRIA

Estejamos dispostos a lavar os pés uns dos outros

Jesus levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.” (João 13,3-5)

Nesta quinta-feira da Semana Santa, entramos com mais profundidade no mistério da Páscoa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O Tríduo Pascal é a celebração do mistério central da vida de Jesus e dos mistérios da nossa fé.
Jesus começa a celebrar a Sua Páscoa lavando os pés dos Seus discípulos, lavando-os como fez durante toda a Sua vida: amou, cuidou, entregou-se e deu a vida pelos seres humanos. Por isso, na Sua consumação final, Ele não estava fazendo teatro, mas estava celebrando a vida, e a vida d’Ele foi cuidar dos Seus.
Ele não veio para ser Senhor como os senhores deste mundo, mas se tornou servidor de toda a humanidade. Ele não veio apenas para morrer na cruz, na cruz Ele veio dar a vida, e para dar a vida em todos os Seus gestos e Suas atitudes.
Hoje, precisamos olhar para a atitude e para o gesto de Jesus para nos convertermos. Precisamos, primeiro, despirmo-nos de toda a carapuça que carregamos do orgulho, da soberba, da vaidade, do egoísmo e do individualismo. Despirmo-nos disso, para nos revestirmos da humildade de Jesus.
O amor provém da humildade, e a humildade promove o amor de Deus em nós. As pessoas que têm humildade no coração não se elevam, mas se rebaixam para cuidar do outro, descem ao nível do outro e cuidam dele.
O amor autêntico é aquele que se doa, que faz e cuida. Precisamos começar, em nossas casas, a lavar mais os pés uns dos outros. Gostamos muito de lavar roupas sujas, que são aquelas conversas, discussões e coisas mal resolvidas.

Quando estamos dispostos a lavar os pés uns dos outros, estamos lavando o nosso próprio coração

Quando temos verdadeiros gestos de amor e humildade, lavamos a alma e o coração, tiramos todo o orgulho e prepotência que há em nós. Precisamos lavar os pés uns dos outros na Igreja, na comunidade e na sociedade.
Precisamos, de uma vez por todas, despirmo-nos daquelas atitudes acusatórias que temos. Precisamos deixar de lado as guerras que criamos, os combates que travamos, as atitudes que temos de nos colocarmos acima dos outros, para seguirmos o exemplo do Mestre Jesus no silêncio, na humildade e no mais profundo amor.
Jesus não escolheu quem amar, amou a todos. Dos pés de Judas aos pés de Pedro e de todos… os meus pés, os seus pés, Jesus não escolheu de quem lavar os pés. Ele veio para servir e amar a todos.
Amemos até as pessoas com quem temos dificuldades de nos relacionar, a quem não queremos bem. Se queremos seguir Jesus, saiamos das alturas, desçamos ao nível, porque a Páscoa do Senhor começa no chão. Quando estamos dispostos a lavar os pés uns dos outros, estamos lavando o nosso próprio coração.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 09/04/2020

HOMILIA DIÁRIA

Devemos lavar os pés dos nossos irmãos

Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.” (João 13,14-15)

Entramos no mistério da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Páscoa é a celebração do amor de Deus por nós, é o amor de Deus encarnado que se manifesta na Paixão do Seu Filho. A Paixão de Jesus nos salva e nos resgata; e Jesus começa a Sua Páscoa celebrando a Eucaristia com os Seus discípulos. Ele mesmo se dá em alimento, Ele se torna o alimento. A Eucaristia é o próprio Senhor que se dá a nós. Aquilo que Jesus faz, Ele também ensina o que nós devemos fazer. Se Ele se deu a nós, também devemos nos dar uns aos outros.
A Eucaristia não é o mistério da introspecção, pelo contrário, a Eucaristia nos arranca de nós para nos levar aos outros, a Eucaristia nos faz penetrar no amor que Deus tem por nós, e nós somos profundamente amados por Ele, mas a Eucaristia tem que nos levar a amar uns aos outros. Por isso, ninguém pode celebrar verdadeiramente a presença real de Jesus no mistério eucarístico, se não celebra a presença de Jesus nos irmãos.

É um trabalho de escravo lavar os pés; e o Mestre mostrou que servir é se tornar, de fato, servo do outro

A celebração da Eucaristia começa no chão com Jesus lavando os pés dos Seus discípulos. “O que eu vos fiz, vós também deveis fazer uns aos outros”. Devemos lavar os pés dos nossos irmãos.
Cada vez que saio da celebração da Eucaristia tenho de sair cada vez mais repleto do amor de Deus. E esse amor deve me levar a amar os meus irmãos. Não é fácil descermos até o chão para lavar os pés uns dos outros, mas estamos com o nariz muito empinado, estamos repletos de orgulho, soberbas, vaidades, e não nos preocupamos em descer para cuidar, para lavar e para se voltar para o outro.
Penetrar na Eucaristia, nesse mistério profundo do amor de Deus, é cada vez mais entender a dimensão profunda do que significa amar, e não existe amor sem humilhar-se.
É um trabalho de escravo lavar os pés; e o Mestre mostrou que servir é se tornar, de fato, servo do outro. Não sou melhor, não sou mais importante, sou servidor de toda a humanidade. Assim como o Senhor nos serve seu Corpo e seu Sangue, assim como o Senhor nos lava; lava o coração e todo o nosso ser, devemos também nos tornarmos alimento, também devemos nos tornar servidores uns dos outros.
Que Deus, no início deste mistério da Sua Páscoa, rebaixe todo o nosso orgulho, a nossa soberba, nos ajude a sermos humildes e nos humilharmos para cuidarmos uns dos outros.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 01/04/2021

Oração Final
Pai Santo, na nossa comunhão eucarística, o pão e o vinho assimilados pelo corpo querem significar o Cristo assumindo a nossa existência. E nós formamos a tua Igreja que, unida à natureza e à humanidade, entoa o hino de glória à tua Criação. Pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 17/04/2014

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, não permitas que nos acostumemos com os Mistérios que um dia nos maravilharam. Ensina-nos, a cada dia, a enxergar a Novidade de tua Presença nos ritos que celebramos e, mais do que tudo, nos irmãos que colocas junto a nós na caminhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Fonte: Arquidiocese BH em 29/03/2018

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, na Comunhão Eucarística, quando comemos o pão (que é fruto da terra e do trabalho) estamos proclamando nosso desejo de nos unir à Natureza e à Humanidade para anunciar a tua Presença gloriosa em nós e na Criação, entoando-Te um hino de louvor e gratidão: a nossa Vida! Que todos nós formemos, assim, a Igreja do Cristo, teu Filho que se fez humano em Jesus de Nazaré e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 09/04/2020

ORAÇÃO FINAL
Pai de Misericórdia, Fonte do Amor! Na Comunhão Eucarística, o pão e o vinho que o nosso corpo recebe e assimila, tornam-se – em nós! – o Corpo e o Sangue do Cristo que acolhemos, tornamo-nos um com o teu amado Filho e desejamos comunica-Lo ao mundo. Formamos, assim, a Igreja que, unida à natureza e à humanidade, entoa o Hino de Glória ao Criador. Que a nossa celebração Eucarística não termine dentro da Igreja, mas se estenda a todos os momentos e lugares da nossa existência e ilumine a caminhada pela vida afora. Dá-nos força e coragem para testemunhar ao mundo o teu Amor Inefável, comunicado a nós pelo Cristo Jesus. Por Ele e com Ele, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 01/04/2021

Observação:
Terminado o canto Final, incensa-se novamente o Santíssimo Sacramento, fecha-se o tabernáculo e faz-se um instante de silêncio. O presidente e seus auxiliares se retiram e tem início a vigília. Após, os ministros retiram toalhas e todo enfeite do altar, cobrem imagens e cruzes que não possam ser retiradas. Os fiéis adorem o Santíssimo Sacramento durante algum tempo da noite, contudo após a meia noite esta adoração deve ser feita sem solenidade.
SEXTA-FEIRA SANTA, DIA DE JEJUM E ABSTIÊNCIA DE CARNE.

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