sexta-feira, 16 de junho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 5,20-26 - 16/06/2023


Busque refugiar-se no coração de Jesus

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11,28-30).



Hoje, celebramos a Solenidade do Coração de Jesus. Deus nos ama profundamente, e Ele nos amou com o coração humano e divino, um coração que conhece profundamente os nossos cansaços, as nossas angústias, os nossos padecimentos; conhece profundamente o nosso sofrimento.
E Ele nos ama com um coração compreensível. Ou seja, um coração que, compreendendo, é sensível aos nossos sofrimentos. O amor existe onde existe compreensão; o amor existe onde existe perdão; o amor existe onde existe compaixão.
E Jesus nos convida, hoje, a compartilhar com o Seu coração, convida-nos a compartilhar do Seu coração compreensível, desse amor que deseja dividir conosco o nosso peso. E por isso nos apresenta o Seu coração manso e humilde como essa escola de amor. E vai dizer o Senhor: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração”.

Ser devoto do Coração de Jesus é ser devoto da grandiosidade do amor de Deus por nós

O caminho do amor só é acessível para quem é manso e humilde, porque o amor é mansidão, é misericórdia, o amor é necessariamente humilde. Quem ama também é humilde.
Falar do coração de Jesus é falar dessa certeza que nós precisamos ter; a certeza de que Deus nos ama e, em Seu amor, Ele se entregou por nós.
Ser devoto do Coração de Jesus é ser devoto da grandiosidade do amor de Deus por nós, é estar inteiramente voltado para este amor. Coração significa isso, essa inteireza, essa grandiosidade, esse amor profundo.
Quando se fala do coração nas Sagradas Escrituras, não se alude a um sentimento passageiro, mas é esse sentimento profundo do coração do Cristo que nos amou totalmente; amou com o corpo, com a alma, com tudo aquilo que Ele é, com toda a profundidade que Ele é.
Nisso se traduz a verdadeira devoção ao Sagrado Coração de Jesus: conhecermos a Deus e conhecermos a nós mesmos. Consiste em olhar para Jesus e reconhecer n’Ele o amor que nos anima, que nos ensina, que nos guia e compartilha conosco o seu julgo, que é suave.
Busquemos nos refugiar nesse coração, busquemos aprender do coração de Jesus o Seu amor.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário