segunda-feira, 15 de maio de 2023

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 15 /05/2023

ANO A


Jo 15,26–16,4a

Comentário do Evangelho

A comunidade dos discípulos sob a ação do Espírito Santo

Nas proximidades da Festa de Pentecostes, a liturgia da palavra vai contribuindo conosco para podermos ir compreendendo a pessoa e a missão do Espírito Santo.
Tanto o Pai (14,26) quanto Jesus (15,26) enviam o Espírito Santo. O texto de hoje diz que é Jesus quem envia o “Espírito da Verdade” que precede do Pai. “Espírito da Verdade” (v. 26) porque “ensina e recorda as palavras de Jesus” (14,26).
O Espírito não fala de si mesmo, mas dá testemunho de Jesus, assim como a comunidade dos discípulos dará testemunho de Jesus pela ação do Espírito Santo: “... permaneçam em Jerusalém até receberdes a força do alto, o Espírito Santo, então sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Pensando defender Deus, e o seu nome, a comunidade cristã será perseguida, expulsa da sinagoga pelos judeus, como foi perseguido e morto o Senhor. A razão da perseguição permanece a mesma: falta de conhecimento do Pai e do Filho; imagem equivocada de Deus e de seu projeto; dureza de coração.
Instruindo, assim, a comunidade, Jesus apresenta-se como verdadeiro profeta: “Eu vos falei assim para que vos recordeis do que eu disse, quando chegar a hora” (16,4; ver: Dt 18,21-22).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que o testemunho do Espírito cale fundo no meu coração e seja acolhido com discernimento e docilidade, de modo a consolidar minha fé no Senhor Jesus.
Fonte: Paulinas em 06/05/2013

Comentário do Evangelho

O Espírito Santo é dom do Pai e do Filho.

Já dissemos anteriormente, os capítulos 15 e 16, devido à série de repetições, parecem ser duplicata dos capítulos 13 e 14. A promessa do Espírito Santo tem por finalidade consolar os discípulos no contexto da paixão e morte de Jesus. O Espírito Santo é dom do Pai e do Filho. O Espírito Santo é Espírito da Verdade porque ensina e recorda as palavras de Jesus. Dito de outra maneira, é Espírito da Verdade porque revela o mistério de Jesus Cristo, torna, depois da ressurreição, as palavras e os gestos de Jesus vivos e atuais. Missão do Espírito é dar testemunho de Jesus, e porque ele “permanece” nos discípulos, esses também darão testemunho de Jesus. O Espírito da Verdade é dado para o testemunho (cf. At 1,8). Dando testemunho de Jesus Cristo, a comunidade cristã será perseguida, em primeiro lugar, pelos judeus, de cujas sinagogas os discípulos de Jesus serão expulsos. É o Espírito quem sustentará a comunidade para que não esmoreça diante da perseguição. Equivocados, os judeus pensam estar defendendo a Deus quando perseguem os cristãos, por falta de conhecimento de Deus. Com essa instrução Jesus se apresenta como verdadeiro profeta, cuja palavra se realiza (v. 4a; cf. Dt 18,21-22).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que o testemunho do Espírito cale fundo no meu coração e seja acolhido com discernimento e docilidade, de modo a consolidar minha fé no Senhor Jesus.
Fonte: Paulinas em 26/05/2014

Vivendo a Palavra

O Espírito Santo – o Advogado – que o Pai enviou aos Apóstolos a pedido de Jesus, permanece em nós e ilumina o caminho da Igreja, para que ele seja o mesmo Caminho de Jesus de Nazaré. Entreguemo-nos docilmente ao Espírito e anunciemos aos companheiros peregrinos o Reino do Céu já presente em nós.
Fonte: Paulinas em 06/05/2013

Vivendo a Palavra

O supremo gesto de Amor do Pai – enviar o Filho Unigênito – completa-se com a comunicação do Espírito Santo, que revela o Mistério da Encarnação. A nós cabe, então, como discípulos missionários, anunciar o Cristo, Filho Unigênito do Pai, feito homem em Jesus de Nazaré – Caminho, Verdade e Vida.
Fonte: Arquidiocese BH em 26/05/2014

VIVENDO A PALAVRA

O supremo gesto de Amor do Pai – enviar ao mundo o Filho Unigênito – completa-se com a comunicação do Espírito Santo, que nos revela os Mistérios da Criação, da Salvação e da Santificação. A nós cabe, então, como discípulos missionários, anunciar o Cristo, Filho Unigênito do Pai, feito homem em Jesus de Nazaré – Caminho, Verdade e Vida.
Fonte: Arquidiocese BH em 18/05/2020

VIVENDO A PALAVRA

Jesus prepara os apóstolos para sua partida, prometendo-lhes enviar o Espírito Santo. E adverte que o Caminho não será fácil: eles não serão compreendidos e haverá perseguições, mas não devem se acovardar. São conselhos que se estendem à Igreja de todos os lugares, e tempos, e chegam até a nós, hoje. Ouçamos atentos, porque o assunto nos diz respeito!
Fonte: Arquidiocese BH em 10/05/2021

Reflexão

Estamos na penúltima semana do tempo da Páscoa e a Igreja vem, através da liturgia da palavra da sexta semana do tempo pascal, nos preparar para as festas que se aproximam, ou seja, a festa da Ascensão de Jesus, que iremos celebrar no próximo domingo, e a festa de Pentecostes, que iremos celebrar no domingo seguinte. Por isso, vemos no Evangelho de hoje Jesus prometendo o Espírito Santo a seus discípulos e, ao mesmo tempo, falando a eles como será a vida sem a sua presença, ou seja, o testemunho que deverão dar do Evangelho e a conseqüente perseguição que virá com este testemunho.Mas as suas palavras são antes de tudo um estímulo para que os apóstolos sejam fiéis nos momentos difíceis.
Fonte: CNBB em 06/05/2013 26/05/2014

Reflexão

Jesus comunica a seus discípulos que vai enviar-lhes o Espírito da Verdade, que procede do Pai. Chama-o de Advogado (ou Defensor). Ele vem para dar testemunho de Jesus e de sua obra, isto é, lembrar e esclarecer aos discípulos tudo o que Jesus ensinou. O Espírito estará presente e atuante na vida de cada cristão e na vida das comunidades, em toda parte. Sofrerão tribulações, preditas por Jesus, o qual não descarta sequer o absurdo de alguém que, “matando vocês, julgará estar prestando culto a Deus”. Em outra circunstância, Jesus adverte que seus seguidores não precisam se preocupar com o que vão responder diante dos tribunais, pois terão a garantia da ação eficaz do Espírito Santo, o Defensor dos cristãos.
Oração
Senhor Jesus, informas a teus discípulos que lhes enviarás, de junto do Pai, o Advogado, isto é, o Espírito da Verdade. Ao mesmo tempo, recomendas que eles continuem dando testemunho de ti no meio das tribulações. Vem, Senhor, assistir aos cristãos e cristãs de todos os tempos e lugares. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))
Fonte: Paulus em 18/05/2020

Reflexão

Volta a figura do Advogado (Espírito da Verdade) que procede do Pai. Assim como ele dará testemunho do Filho, todos aqueles que aderirem a Jesus darão testemunho dele, mesmo sabendo que isso poderá causar-lhes hostilidades, como ser expulsos da sinagoga, o que significa perder todos os direitos. O texto revela uma grave denúncia: usar o nome de Deus para perseguir e matar, espécie de homicídio sagrado, como obra agradável a Deus. Os fiéis defensores do projeto de Jesus estão sujeitos a qualquer tipo de perseguição, porque as propostas do Mestre incomodam muita gente. A fala de Jesus vem justamente para animar seus discípulos quando forem incompreendidos e até perseguidos. É nessas horas de dificuldades que demonstramos se estamos ou não comprometidos com Jesus e suas propostas da valorização da vida.
Oração
Senhor Jesus, informas a teus discípulos que lhes enviarás, de junto do Pai, o Advogado, isto é, o Espírito da Verdade. Ao mesmo tempo, recomendas que eles continuem dando testemunho de ti no meio das tribulações. Vem, Senhor, assistir aos cristãos e cristãs de todos os tempos e lugares. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)
Fonte: Paulus em 10/05/2021

Reflexão

As palavras de Jesus a seus discípulos, no Evangelho de hoje, são revestidas de ao menos dois aspectos: consolo e advertência. Jesus confirma aos seus que virá sobre eles o Espírito da Verdade da parte do próprio Jesus e do Pai. Esse Espírito da Verdade já nos indica o que se dará em Pentecostes, ou seja, após cinquenta dias do evento da ressurreição. Os discípulos de Jesus são confirmados em sua missão por meio do Espírito Santo, que permite que eles recordem todo o ensinamento recebido e sintam-se fortalecidos quanto à missão a que darão continuidade. Por outro lado, é possível constatar que haverá contratempos. Basta que retomemos o que aconteceu com o Mestre. Jesus foi profundamente incompreendido pelas autoridades do seu tempo e, por isso, tomado como malfeitor, foi condenado à morte de cruz. Portanto, é preciso que nos preparemos: seguir os passos de Jesus exige coragem e fé.
(Dia a dia com o Evangelho 2022)
Fonte: Paulus em 23/05/2022

Reflexão

Jesus continua preparando seus discípulos para quando ficarem sem sua presença física. Vai enviar-lhes “o Espírito da Verdade que procede do Pai”. O Espírito vai testemunhar a favor de Jesus e defender os discípulos na hora da prova e quando estiverem diante dos tribunais por causa do seu nome. Na força do Espírito Santo, os discípulos de Jesus darão esse testemunho corajoso. Dar testemunho não é só falar bem do Mestre, mas também sofrer tribulações pelo fato de ser seguidor dele. As perseguições chegam a tal absurdo que alguém, ao matar os discípulos de Jesus, pensa estar prestando culto a Deus. Os discípulos irão experimentar na própria pele o horror do fanatismo religioso de seus perseguidores.
(Dia a Dia com o Evangelho 2023)

Reflexão

«Também vocês darão testemunho»

Rev. P. Higinio Rafael ROSOLEN IVE
(Cobourg, Ontario, canad)

Hoje, no evangelho Jesus anuncia e promete a vinda do Espírito Santo, «Quando venha o Paráclito (…) que procede do Pai, Ele dará testemunho de mim» (Jn 15,26). “Paráclito” literalmente significa “aquele que é chamado junto a um”, e habitualmente é traduzido como “Consolador”. Deste modo, Jesus nos lembra a bondade de Deus, pois sendo o Espírito Santo o amor de Deus, Ele infunde em nossos corações a paz, a serenidade nas adversidades e a alegria pelas coisas de Deus. Ele nos faz ver as coisas de cima e nos unir a Deus.
Além disso, Jesus diz aos Apóstolos, «Também vocês darão testemunho» (Jn 15,27). Para dar testemunho é necessário:
1º Ter comunhão e intimidade com Jesus. Isto nasce do trato cotidiano com ler o Evangelho, escutar suas palavras, conhecer seus ensinamentos, frequentar seus sacramentos, estar em comunhão com sua Igreja, imitar seu exemplo, cumprir os mandamentos, vê-lo nos santos, reconhecê-lo em nossos irmãos, ter seu espírito e ama-lo. Trata-se de ter uma experiência pessoal e viva de Jesus.
2º Nosso testemunho é acreditado se aparece em nossas obras. Uma testemunha não é só uma pessoa que algo é verdade, mas também que está disposta a dizê-lo e vivê-lo. O que experimentamos e vivemos em nossa alma devemos transmitir ao exterior. Somos testemunhas de Jesus não só por conhecermos seus ensinamentos, mas principalmente quando queremos e fazemos que outros o conheçam e o amem. Como diz o dito: «As palavras movem, os exemplos arrastam».
O Papa Francisco nos dizia: «Agradeço o maravilhoso exemplo que me dão tantos cristãos que oferecem sua vida e seu tempo com alegria”. Esse testemunho me faz muito bem e me sustenta em meu próprio desejo de superar o egoísmo para entregar-me. E adicionando: «Quero pedir especialmente um testemunho de comunhão fraterna que se mostre atrativo e resplandecente». Isso é sempre uma luz que atrai.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «E assim como a virtude da santa humanidade de Cristo faz com que todos aqueles em que se encontra formem o mesmo corpo, acho que do mesmo modo o Espírito de Deus que habita em todos, único e indivisível, reduz todos a unidade espiritual» (São Cirilo de Alejandría)

- «Peçam ao Senhor a graça de receber o Espírito Santo que nos fará lembrar das coisas de Jesus, que nos guiará a toda a verdade e nos preparará todos os dias para testemunhar, segundo a vontade do Senhor» (Francisco)

- «Jesus Cristo, tendo entrado, uma vez por todas, no santuário dos céus, intercede incessantemente por nós, como mediador que nos garante permanentemente a efusão do Espírito Santo» (Catecismo da Igreja Católica, nº 667)

Reflexão

«Quandovier o Defensor (...), o Espírito da Verdade (...), ele dará testemunho de mim»

Rev. D. Jordi POU i Sabater
(Sant Jordi Desvalls, Girona, Espanha)

Hoje, o Evangelho é quase tão atual como nos anos finais do evangelista São João. Ser cristão então não estava na moda (mais bem era bastante perigoso), como também não o está agora. Se alguém quiser ser bem considerado pela nossa sociedade, melhor que não seja cristão —porque em muitas coisas— tal como os primeiros cristãos judeus, «Sereis expulsos das sinagogas» (Jo 16,2).
Sabemos que ser cristão é viver na contracorrente: o tem sido sempre. Inclusive em épocas onde “todo mundo” era cristão: os que queriam sê-lo de verdade não eram demasiado bem vistos por alguns. O cristão é, se vive segundo Jesus Cristo, um testemunho do que Cristo tinha previsto para todos os homens; é uma testemunha de que é possível imitar Jesus Cristo e viver com toda dignidade como homem. Isso não gostará a muitos, como Jesus mesmo não gostou a muitos e foi levado à morte. Os motivos da rejeição serão variados, mas devemos ter presente que em ocasiões o nosso testemunho será tomado como uma acusação.
Não se pode dizer que São João, pelos seus escritos, fosse pessimista: nos faz uma descrição vitoriosa da Igreja e do triunfo de Cristo. Também não se pode dizer que Ele não tivesse tido que sofrer as mesmas coisas que descreve. Não esconde a realidade das coisas nem a substância da vida cristã: a luta.
Uma luta que é para todos, porque não temos que vencer com as nossas forças. O Espírito Santo luta com nós. É Ele quem nos dá as forças. É Ele, o Protetor, quem nos libera dos perigos. Com Ele ao lado nada temos que temer.
João confiou plenamente em Jesus, lhe fez a entrega de sua vida. Assim não lhe custou depois confiar em Aquele que foi enviado por Ele: O Espírito Santo.

Reflexão

«Eu vos enviarei (...) o Espírito da Verdade»

Pbro. D. Luis A. GALA Rodríguez
(Campeche, México)

Hoje, o texto evangélico contém o aviso de Jesus das dificuldades que encontrará todo aquele que seja seu discípulo: «Inclusive chegará a hora em que todo aquele que os mate pense que dá culto a Deus» (Jn 16,2). Humanamente é normal que o medo possa abraçar-nos, mas também é verdade que nos conforta o saber que não estamos sozinhos, senão que contamos com o Paráclito, o Espírito da Verdade, que é quem dará testemunho (cf. Jn 15,26).
Devemos ter presente que o Espírito vive em cada batizado, pois somos por adoção "filhos de Deus" e "Templo vivo do Espírito": quanta verdade!, e muitas vezes o esquecemos ou já não acreditamos, porque não conhecemos nem ao Pai nem ao Filho (cf. Jn 16,3). Vivemos uma crise de valores e de fé, pensamos que a mudança está fora e que teria que ser somente obra de Deus, algo mágico. Mas o Evangelho nos recorda que a mudança opera em nós e por nós na ação do Espírito Santo. O “Paráclito” não vem a solucionar nossos problemas, mas nos ensina a analisá-los e, a saber, descobrir o que é o que verdadeiramente temos que trabalhar em nós para poder manter e intensificar o testemunho de uma vida em Cristo.
Bento XVI, na Missa de abertura do Ano da Fé, nos recordou que, «hoje —mais que nunca— evangelizar quer dizer dar testemunho de uma vida nova, transformada por Deus», onde o Evangelho e a fé firme na Igreja constituem o essencial.
Devemos deixar tocar pelo Espírito de Deus para que diante e tanta dor, sofrimento e impotência de um mundo tão materialista —e ainda quando pareça que Deus não está presente ou é inalcançável— não tenhamos medo, e sem que aprendamos a pedir a ajuda do Paráclito: «Vem Espírito Santo e transforma a tua Igreja segundo tua vontade!».

Recadinho

Sua presença é sempre a presença de Cristo para o próximo? Em que sentido? - Os advogados que você conhece trabalham de fato pela justiça? - Dê exemplo de um mistério da vida que não se refira a coisas de religião. - Você tem devoção ao Espírito Santo? Em que consiste? - Procissão é um testemunho público de fé. Como é sua participação?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 26/05/2014

Meditação

Diante da incredulidade de muitos, Jesus apela para o testemunho do Espírito Divino que Ele enviará como “defensor” ou “advogado”. Agindo nos corações, Ele dá testemunho em favor da verdade, e leva à verdade, ao conhecimento e reconhecimento de Jesus. Fortalecidos e iluminados pelo Espírito, também os discípulos, por sua vida, darão diante de todos, testemunho em favor de Jesus. Testemunho que foi até o fim, até o martírio. O Espírito Santo nos revela a verdade anunciada por Cristo.
Oração
Concedei, ó Deus, que vejamos frutificar em toda a nossa vida as graças do mistério pascal, que instituístes na vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Comentário do Evangelho

O DOM DO PARÁCLITO

Jesus havia advertido os discípulos para a tentação de se sentirem órfãos e desamparados. Ao longo da missão, eles não teriam mais a presença física de Jesus, que lhes fora, outrora, um referencial importante. A condição de Ressuscitado exigia dos discípulos reformularem sua forma de se relacionar com ele. A presença física do Mestre fora substituída pela presença espiritual.
Antevendo o risco que corriam, Jesus havia prometido aos discípulos enviar-lhes, de junto do Pai, o Defensor que estaria sempre junto deles, dando-lhes força para perseverarem no testemunho. O Espírito Santo reforçaria a fé dos discípulos. Reforçaria também a compreensão de tudo o que o Mestre lhes tinha ensinado, levando-os a perceber as reais dimensões de sua fé. Seguros de não estarem crendo em vão, os discípulos se predisporiam a dar um testemunho, mais e mais autêntico, do Senhor.
O Defensor é Espírito da Verdade que livra os discípulos do erro. Impede-os de cair nas ciladas do mal. Preserva-os do engano no qual o mundo os quer enredar. Alerta-os diante da possibilidade de serem levados pela mentira dos inimigos do Reino. Este dom é indispensável ao discípulo em missão, para que não perca o rumo de sua ação.
O Defensor, em última análise, é o Espírito do Pai caminhando, com os discípulos do Filho Jesus.
Oração
Senhor Jesus, que o Defensor, enviado por ti de junto do Pai, esteja sempre comigo, ajudando-me a realizar a missão de maneira autêntica e frutuosa.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de são Filipe Néri. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Dom Total em 26/05/2014

Meditando o evangelho

NÃO SE ESCANDALIZAR

O risco maior a que os discípulos poderiam correr seria o de renegar sua própria fé. A isto se refere Jesus, quando falou de escândalo. Para que os discípulos o evitassem, Jesus lhes expusera, com toda a clareza, o destino de ódio e perseguição que lhes estava reservado. Mas também lhes prometeu enviar um Defensor, para estar sempre com eles.
A missão dos discípulos consistiria em dar testemunho do Mestre, sem se deixarem intimidar. Missão dura, ao se virem expulsos da sinagoga, sua comunidade de fé, ou vítimas da sanha assassina dos seus inimigos. Julgando estar prestando um serviço a Deus, banindo-os da face da terra como indivíduos blasfemos, esses não teriam escrúpulos de assassiná-los.
Então, deveriam ter fé redobrada para, por Jesus e pela causa do Reino, não desistirem da missão abraçada.
Aqui entra em jogo a própria condição de discípulo, provada pelos acontecimentos. Quem se deixou ajudar pelo Paráclito e teve sua fé reforçada por ele, fará frente às investidas dos inimigos, mantendo-se fiel a Jesus. Quem titubear, ou, pior ainda, debandar, demonstrará estar longe de ter compreendido as reais exigências do discipulado, e estar despreparado para ser discípulo.
O discípulo fiel, embora submetido a provações, não se escandaliza. Lembrando-se das palavras do Senhor, ele resiste por saber-se bem protegido pelo Espírito de Verdade, enviado pelo Pai.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito de firmeza, nos momentos de provação, vem em meu socorro, para que eu não sucumba à tentação de apartar-me de meu Mestre e Senhor.
Fonte: Dom Total em 18/05/202010/05/2021 23/05/2022

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. A Essência do Espírito Santo
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Dizia-me um aluno da minha classe de Teologia Pastoral para leigos, quando eu falava sobre a História da Igreja e essa tensão entre a Igreja Mistérica e a Igreja institucional: “Nós não podemos fazer a parte que é do Espírito Santo, e Ele também não vai fazer a nossa”.
Achei isso fantástico, não sei como ele deduziu isso, ou ouviu alguém dizer, mas pelo jeito assimilou esse ensinamento como membro de uma comunidade. Fantástico! É isso mesmo... Quando deixamos para o Espírito Santo certas tarefas e incumbências que o Pai nos deu, enquanto missão, não estamos sendo cristãos fervorosos, mas apenas cristãos omissos, e quando queremos e insistimos em fazer algo que compete única e exclusivamente ao Espírito Santo, estamos voltando as origens do Gênesis, tentando ser Deus em sua essência, o mesmo pecado de Adão e Eva.
Talvez o leitor comente consigo mesmo: “ Graças a Deus nunca fiz isso...”. Esse é um pecado que todos nós cometemos. Por exemplo, os irmãos e irmãs da comunidade não são e nunca o serão, do jeito que nós queremos: convertidos, virtuosos, atitudes e pensamentos sempre em harmonia com o que NÓS pensamos e fazemos. Pronto ! Aí estamos nós ,querendo dar uma de Espírito Santo para mudar aquela pessoa.
Por outro lado pensemos: como é difícil conviver com pessoas diferentes de nós, algumas são até irritantes, intransigentes, e até mesmo insuportáveis! Eis aí algo que compete a nós, mas que precisamos do Espírito Santo para nos tornar flexíveis e maleáveis. Nos dois casos é o Espírito que age, porém no segundo, que é a questão da flexibilidade e docilidade para com os outros, temos que fazer a nossa parte, esforçando-nos para controlar nossos instintos egoístas e egocêntristas. No primeiro caso nada temos a fazer, pois  é o Espírito Santo que vai agir, que vai trabalhar no coração e na vida daquele irmão insuportável, e o Espírito Santo tem um jeitinho especial, personalizado, para renovar cada um de nós, pois ele trabalha a partir daquilo que somos, por uma razão bem simples: Deus nos ama desse jeito, não exige que sejamos do jeito dele, diferente do modo como tratamos as pessoas.
Há neste evangelho uma realidade que motiva a nossa reflexão, a comunidade Judaica, que contém em si o Cristianismo enquanto uma seita, está sempre em conflito com essa. Qual a razão desse conflito, que no ano 90 irá culminar com a expulsão dos cristãos das sinagogas? É simples, a referência do Cristão, única e verdadeira é o Cristo Jesus e Deus Pai que o enviou, e que eles conhecem, não porque ouviu dizer, mas porque conviveram com ele.
Todos os cristãos da Era Apostólica, tiveram esse privilégio, que não foi só dos apóstolos, mas devemos lembrar que uma multidão de homens e mulheres tornaram-se discípulos de Jesus. Já os da Comunidade Judaica conhecem apenas o Pai, o Deus da Antiga Aliança, mas não têm o coração fervoroso por causa de Jesus, já que a única referência que têm sobre Deus é a Lei de Moisés.
Fonte: NPD Brasil em 06/05/2013

HOMILIA

O ESPÍRITO DA VERDADE

Diante de tanto ódio dos grandes deste mundo que felizmente é passageiro, os cristãos estão convidados a não desanimar. Pois eles não estão sós. Jesus permanece com eles de uma maneira invisível enviando-lhes o Espírito da Verdade.
Uma das funções do Espírito da Verdade é a de dar testemunho de Jesus. Sua ação em favor dos discípulos consiste em convencê-los da veracidade da pessoa e dos ensinamentos do Mestre. O conteúdo do seu testemunho será o próprio Jesus.
Tal testemunho faz-se perceptível na própria ação dos discípulos. Pelo fato de o Espírito manter sempre viva no coração deles a imagem de Jesus, estão em condições de mostrar a todos a verdade do Filho de Deus, que veio armar sua tenda no meio da humanidade carente de salvação.
A ação do Espírito da Verdade predispõe os discípulos a enfrentar a perversidade do mundo, sem se intimidarem.
Afinal, a missão deles consistirá em levar a luz de Cristo para quem caminha nas trevas do erro e da mentira. Move-os a esperança de que a humanidade marcada pelo pecado acolha a palavra de Jesus para ser salva.
O testemunho do Espírito supõe do discípulo total discernimento e docilidade para acolhê-lo, pois ele o recebe em meio a hostilidades que, muitas vezes, o impedem de captar com clareza a moção do bom Espírito. Por outro lado, o mau espírito, encarnado nos adversários, busca inculcar-lhe dúvidas a respeito da pessoa de Jesus, e da credibilidade de suas palavras.
Só com muito discernimento e disposição para deixar-se guiar pelo Espírito, é possível manter-se fiel a Jesus. Peça comigo a Deus a graça e a força do Espírito Santo, para que doce saibas acolhê-lo e possas enfrentar a perversidade do mundo sem medo de nada e de ninguém. Que ela seja o teu auxílio, e defensor em todas as circunstâncias.
Espírito Santo enche o meu ser, fortalece a minha pouca fé no Filho de Deus, feito homem para me salvar.
Fonte: Liturgia da Palavra em 26/05/2014

REFLEXÕES DE HOJE

SEGUNDA

Fonte: Liturgia Diaria Comentada2 em 26/05/2014

HOMILIA DIÁRIA

Espírito Santo, nosso Advogado e Protetor

Postado por: homilia
maio 6th, 2013

“Porque quando vier o Defensor, que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (Jo 15,26).

Defensor é aquele que nos defende, mas a melhor palavra para defini-lo é “advogado”, ou seja, aquele que defende a nossa causa até quando estamos errados.
Quando alguém pratica um crime, quem pode defendê-lo é o advogado. Não estou fazendo uma apologia ao crime, mas, muitas vezes, as pessoas não sabem se defender de seus próprios erros, e o advogado faz esse papel.
Desculpe-me, mas nós não precisamos do advogado do mundo. O advogado, ao qual estou me referindo, é o Paráclito. O defensor que procede do Pai e do Filho é o Espírito da verdade que Deus promete àqueles que são fiéis à Sua palavra.
Você, que não sabe se defender, está sofrido e oprimido, acusado disso ou daquilo, porque não compreendem a sua vida, a sua história, seus sofrimentos, não perca tempo querendo se justificar, não perca tempo querendo dar razões para as pessoas. Nós temos Aquele que nos justifica, é o Espírito que vem em nosso socorro e torna-se o nosso Advogado e Protetor.
Não se faça de vítima; pelo contrário, entregue sua vida à ação poderosa do Espírito. Ele vem até mim e você, e age dentro de nós, dando-nos a paz de Espírito que sempre precisamos para as necessidades desse mundo.
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 06/05/2013

HOMILIA DIÁRIA

Deus é a verdade que o mundo ainda não conhece!

É o Espírito Santo de Deus quem nos defende, nos preserva e nos guarda! Ele é a verdade que o mundo não conhece!

Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (João 15,26).

A promessa de Jesus de nos enviar o Defensor da parte do Pai, o Espírito da Verdade que procede do Pai e testemunha quem é Jesus, é quem vai nos ajudar e que nos ajuda todos os dias a vivermos as perseguições, as incompreensões e as contrariedades que nós sofremos nesta vida, porque somos discípulos do Senhor.
Nenhum de nós tem o direito de sofrer sozinho, nenhum de nós tem o direito de viver as angustias e tribulações sozinhos, porque Deus nunca nos deixa sós. O Seu Espírito nos selou, nos marcou e Ele está em nós, Ele é o enviado do Pai! Esse mesmo Espírito, que vem em auxílio à nossa fraqueza, primeiro nos defende e nos guarda, porque o mundo em que vivemos é um mundo mau, marcado pela maldade humana e quem é que vai nos defender diante da astúcia das pessoas, da astúcia do maligno, quando, na verdade, muitas vezes não temos nem argumentos para combater o mal.
É Ele [Espírito Santo] quem nos defende, é Ele quem nos preserva e nos guarda! Ele é a verdade que o mundo não conhece! Sim, porque o mundo é marcado pela mentira, o mundo é marcado por falsos relacionamentos, o mundo é marcado por sentimentos hipócritas. Para que sejamos purificados desse mal, para que sejamos preservados desse fermento da maldade, esse mesmo Espírito vem em socorro à nossa fraqueza.
Hoje, nós queremos nos abrir; nos abrirmos inteiramente a Deus e à Sua vontade e pedirmos o socorro e o auxílio do alto, pedir mesmo que Deus envie sobre nós Seu Espírito Santo, porque sozinhos não damos conta, porque nós precisamos do auxílio do alto e da graça que vem do alto para lidarmos com as nossas próprias intempéries, para lidarmos com nosso próprio desânimo, cansaço e a tristeza que, às vezes, invadem a nossa vida. E para lidarmos com as situações de um mundo tão controverso, tão dividido, maldoso e malicioso.
Vem, Espírito Santo de Deus, vem em socorro, vem em auxílio à nossa fraqueza para que em tudo possamos viver a vontade do Pai. Que sejamos socorridos e iluminados pelo Espírito que vem do alto!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 26/05/2014

HOMILIA DIÁRIA

Nossa alma anseia receber o Espírito da Verdade

Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (João 15,26).

Jesus está nos prometendo o Seu Espírito. Queremos e precisamos do Espírito até para conhecermos e amarmos Jesus, guardarmos os Mandamentos e vivermos a verdade d’Ele, porque o Espírito que Ele nos dá é o Espírito da Verdade.
Como somos sedentos da verdade, como necessitamos conhecer a verdade! E ninguém conhece a verdade se não conhece Jesus. Não conhecemos Jesus se não for por graça e poder do Espírito. Por isso, a nossa alma anseia, deseja profundamente receber o Espírito da Verdade, para testemunhar ao mundo que não é a nossa verdade que existe, mas sim a verdade de Deus. É Ele quem nos salva,  liberta-nos, cura e redime; e n’Ele todas as coisas se encerram. Não há verdade mais sublime para os homens.

Precisamos nos render ao Espírito para que Ele aja em todo o nosso ser, para permanecermos em Deus

Com todas as inquietações que vivemos na vida, precisamos resolver as coisas e situações do nosso cotidiano sem nos esquecermos da verdade mais sublime, primorosa e importante da existência: viemos de Deus, pertencemos a Ele e a Ele voltaremos.
Não convencemos ninguém, não impomos a ninguém, porque só quem nos convence é o Espírito da Verdade. É preciso docilidade, abertura de alma e de coração, é preciso abrir mão das próprias convicções que vamos alimentando e formando a partir de nós. É preciso que a nossa alma se abra para a verdade.
Jesus está nos dizendo essas coisas para que a nossa fé não seja abalada. Muitos nos julgarão, não nos entenderão, não nos compreenderão, mas é preciso docilidade para permanecer no Espírito da Verdade. É isso que desejamos, queremos e buscamos, precisamos agora nos render ao Espírito para que Ele aja na mente, no coração, no corpo, na alma e em todo o nosso ser, para permanecermos em Deus e para que Ele permaneça em nós.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 18/05/2020

HOMILIA DIÁRIA

Deixemo-nos mover pelo Espírito de Deus

“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (João 15,26).

Que graça aquilo que Jesus está nos prometendo, e promessa de Deus é promessa de Deus. Jesus está dizendo que enviará o Defensor, é um outro nome no qual se evidencia a ação do Espírito de Deus em nós.
O Espírito Santo é Advogado, Paráclito, Intercessor, e Ele é o Defensor. Sabemos que o Defensor é aquele que nos defende do mal, do mundo e do maligno. O Defensor é aquele que age em nosso favor, é aquele que está em nós, que advoga por nós junto do Pai, e não deixa que o mal aja sobre nós.
Às vezes, perguntamo-nos como os salmistas: “Quem há de nos proteger?”, “Quem há de nos defender?”. E Jesus está nos dizendo que Ele enviará da parte do Pai o Defensor, o Espírito da Verdade que procede do Pai. Esse Espírito em nós dá testemunho de Jesus; esse Espírito, agindo em nós, coloca-nos na comunhão com Jesus. Ele não só testemunha a ação de Cristo em nós, como nos leva a testemunhar Jesus no mundo.

O Espírito de Deus é aquele que nos acalma, que nos coloca na presença silenciosa e amorosa de Deus

Muitas vezes, encontramo-nos perdidos, sem saber o que fazer, sem saber como proclamar o nome de Deus em casa e na família; muitas vezes, sentimo-nos sem criatividade e motivação para a ação.
Coloquemo-nos sob o domínio do Espírito, coloquemo-nos sob os cuidados d’Ele. Deixemo-nos ser guiados pelo Espírito que Jesus nos deu.
Muitas vezes, encontramo-nos na defensiva, procurando defender-nos daquilo que os outros estão dizendo contra nós, procurando defender-nos diante das nossas fragilidades. Ficamos, dentro da cabeça, argumentando, arguindo com nós mesmos, com vontade de dizer um monte de coisas para as pessoas. Estamos gastando energia cerebral e emocional; estamos nos desgastando, mental e emocionalmente falando, quando, na verdade, tudo o que precisamos é estar no Espírito.
Não nos deixemos mover pelo espírito mundano que procura revanchismo, o combate de uns contra os outros. Esse espírito é mundano, e não é o Espírito de Deus.
O Espírito de Deus é aquele que nos acalma, que nos coloca na presença silenciosa e amorosa de Deus. O Espírito de Deus é aquele que nos advoga, defende-nos e guia-nos.
Deixemo-nos guiar pelo Espírito prometido por Jesus!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 10/05/2021

HOMILIA DIÁRIA

Abra o seu coração à ação do Espírito Santo

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo’” (João 15,26-27).

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, aparece, no Evangelho de hoje, o primeiro ofício, o primeiro encargo, a primeira missão do Espírito Santo, que é dar testemunho de Jesus. O testemunho mostra factualmente, ou seja, no real, na praticidade, aquilo que se crê. O Espírito Santo, justamente, vem para dar testemunho, porque Ele mostra, na prática, aquilo que devemos crer.
As pessoas não precisam de explicações, as pessoas não precisam de uma doutrinação — entenda muito bem essa palavra —, as pessoas, primeiro, precisam de uma experiência, elas precisam do Evangelho pregado e vivido. Depois, sim, elas vão precisar conhecer os elementos da fé, elas vão estruturar a sua fé a partir daquilo que nós já temos nesses dois mil anos de tradição, que é o tesouro da nossa Igreja. Tudo isso virá posteriormente, mas as pessoas precisam tocar na essência do Evangelho, as pessoas precisam tocar no coração de Cristo, as pessoas precisam ver que o Evangelho é possível de ser vivido.
O Evangelho está aí e é o Espírito Santo que nos mostra essa verdade que Jesus nos ensinou, mas de uma forma muito prática. Por isso, que o discípulo também é chamado a testemunhar, e não apenas a dar um bom exemplo. Achamos muitas vezes: “Vou dar o testemunho”, ou seja, “preciso dar um bom exemplo”. Não é só um bom exemplo, porque testemunhar quer dizer abrir-se ao Espírito Santo em primeiro lugar, porque o Espírito foi o primeiro a testemunhar sobre Jesus Cristo.

Abramo-nos à ação do Espírito, para que Ele nos encoraje no testemunho do Evangelho

Então, testemunhar Jesus Cristo é nos abrirmos à ação do Espírito Santo, é deixar que Ele aja em nós e nos transforme. A raiz do testemunho está no Espírito Santo, a raiz do testemunho vive n’Ele, porque se não fosse o Espírito de Deus, seríamos meramente repetidores de ensinamentos.
Poderia ser um bom repetidor de muitas verdades, dos dogmas, de toda a Doutrina, mas preciso do Espírito Santo para que a minha Palavra tenha a eficácia; preciso do Espírito Santo para que a minha Palavra seja um testemunho na vida das pessoas de que Jesus Cristo é o Senhor e Ele está vivo.
Então, nesta preparação para a Solenidade de Pentecostes, abramo-nos à ação do Espírito Santo, abramo-nos à ação do Espírito para que Ele nos encoraje no testemunho do Evangelho.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 23/05/2022

Oração Final
Pai Santo, aproximando-nos da festa de Pentecostes, prepara nosso coração para acolher o teu Espírito e nos deixarmos guiar pelo seu impulso criador. Faze-nos testemunhas do teu Amor inefável neste mundo, formando a tua Igreja generosa e misericordiosa. Pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 06/05/2013

Oração Final
Pai Santo, que o teu Espírito nos ajude a proclamar ao mundo o grande dom que nos deste: o Cristo, teu Filho Unigênito, feito humano como nós em Jesus de Nazaré. Pelo mesmo Cristo Jesus, que passou pela história fazendo o bem, foi fiel até a morte de cruz – mas Tu o ressuscitaste! – e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 26/05/2014

ORAÇÃO FINAL
Pai misericordioso, que o teu Espírito nos ajude a proclamar ao mundo o grande dom que nos deste: o Cristo, teu Filho Unigênito, feito humano como nós em Jesus de Nazaré. Pelo mesmo Cristo Jesus, que passou pela nossa história fazendo o Bem, foi fiel até a morte na cruz – mas Tu o ressuscitaste! – e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 18/05/2020

ORAÇÃO FINAL
Pai que adoramos, aclame a Ti a terra inteira! Com muita gratidão, nós desejamos celebrar a Presença do teu Espírito em nós. Que os corações estejam libertados do egoísmo e do orgulho, para acolher com humildade e alegria verdadeira a visita preciosa do Dom que nos envias: o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré e contigo reina na unidade do mesmo Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 10/05/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário