domingo, 10 de novembro de 2013

Divulgado documento preparatório para o Sínodo dos Bispos de 2014

Publicado em: 05/11/2013

Abertura do último Sinodo dos Bispos (3)
O Vaticano divulgou nesta terça-feira (5) o documento preparatório do próximo Sínodo dos Bispos, que será realizado em outubro de 2014. O texto apresenta problemáticas pastorais que a família enfrenta na atualidade.
O Santo Padre convocou a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada no Vaticano, de 5 a 19 de Outubro do próximo ano, tendo como tema ‘Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização’, para promover uma reflexão e propor soluções pastorais comuns em pontos importantes relativos à família.

O documento destaca o desafio da evangelização da família contemporânea quando existe uma “evidente crise social e espiritual”.

“Na época em que vivemos, a evidente crise social e espiritual torna-se um desafio pastoral, que interpela a missão evangelizadora da Igreja para a família, núcleo vital da sociedade e da comunidade eclesial. Propor o Evangelho sobre a família neste contexto é mais urgente e necessário do que nunca”, frisa o texto.
O tema será debatido em duas etapas, a primeira com o evento de 2014 e a segunda, em 2015. A primeira etapa pretende recolher testemunhos e propostas dos bispos e a etapa seguinte, buscar e encaminhar linhas de ação para a pastoral da pessoa humana e da família.
O documento apresenta algumas realidades atuais como a união dos casais sem a busca e o desejo pelo matrimônio, a união entre pessoas do mesmo sexo e onde algumas vezes, há adoção de filhos, o pluralismo relativista que desvaloriza o matrimônio, as tendências de pensamento das propostas legislativas que desvalorizam a fidelidade matrimonial, as mães de substituição (barriga de aluguel), entre outras realidades.
O texto cita ainda, no âmbito eclesial, o enfraquecimento ou abandono da fé na sacramentalidade do matrimônio e no poder terapêutico da penitencia sacramental e como é “urgente a atenção do episcopado mundial” no enfrentamento desses desafios.
“Se, por exemplo, pensarmos unicamente no fato de que no contexto atual muitos adolescentes e jovens, nascidos de matrimônios irregulares, poderão nunca ver os seus pais aproximar-se dos sacramentos, compreenderemos como são urgentes os desafios apresentados à evangelização pela situação atual”, e completa: “Uma reflexão do Sínodo dos Bispos a respeito destes temas parece tanto necessária e urgente quanto indispensável, como expressão de caridade dos Pastores em relação a quantos lhes são confiados e a toda a família humana”.
O documento apresenta ainda uma reflexão sobre o projeto de Deus e o ensinamento da Igreja sobre a família, a partir de textos bíblicos e documentos da Igreja sobre a família.
O documento inclui um questionário com 38 perguntas que será encaminhado para as dioceses de todo o mundo. As perguntas questionam a realidade familiar e a ação da Igreja a partir de nove aspectos:
  • Sobre a difusão da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja a propósito da família;
  • Sobre o matrimônio segundo a lei natural;
  • A Pastoral da Família no contexto da evangelização;
  • Sobre a pastoral para enfrentar algumas situações matrimoniais difíceis;
  • Sobre as uniões de pessoas do mesmo sexo;
  • Sobre a educação dos filhos no contexto das situações de matrimônios irregulares;
  • Sobre a abertura dos esposos à vida;
  • Sobre a relação entre a família e a pessoa;
  • Outros desafios e propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário