domingo, 21 de julho de 2013

JMJ: últimos detalhes para a grande festa da fé

Cidade se prepara com grande alegria e grandes números para a Jornada Mundial da Juventude

Por Daniel Machado
Enviado especial ao Rio de Janeiro


Falta pouco para o início da Jornada Mundial da Juventude e a cidade maravilhosa faz os últimos preparativos para acolher o Papa Francisco e milhares de jovens de diferentes nações e culturas. Banners, cartazes e outdoors com os símbolos da JMJ nos colocam no clima; mas são os milhares de peregrinos presentes na cidade do Rio que nos recordam que a festa já começou.
Uma mega estrutura de transporte, segurança, comunicação, entre outros, estão recebendo os retoques finais. Um destaque para Copacabana, que acolherá a maioria dos atos centrais do evento como missa de abertura, acolhida do Papa Francisco e Via Sacra.
Quem passa pela orla da praia já visualiza os telões de Led as torres de som montadas na areia. Além disso, o cenário das 14 estações da via sacra vai tomando forma e chamando a atenção de quem passa pelo local.
Os números da Jornada impressionam, sendo considerado pelas autoridades o maior evento já organizado pela cidade. Veja alguns números:
Público
São 370 mil inscritos de mais de 175 países. Espera-se um publico final de 2 milhões de pessoas, sendo o maior número da América Latina com 400 mil. Oficialmente o maior número de estrangeiros vem da Argentina com 2 mil inscritos.
60% dos inscritos possuem uma média de idade entre 19 e 34 anos, sendo 55% de mulheres. Do clero os números são de 644 bispos (26 cardeais), 7.814 padres, 632 diáconos e 5.589 seminaristas.
São 60 mil o número de voluntários selecionados.
Segurança
Calcula-se um efetivo de 20 mil homens, sendo 12 mil das Forças Armadas e 8 mil entre Polícia Militar, Força Nacional, Polícia Federal e segurança privada.
Transporte
700 mil pessoas devem circular pelos aeroportos em dez dias, gerando um aumento no efetivo de trabalho em 58%. Trens funcionarão 24hs por dia do início até o final da Jornada. Para os encontros com o Papa o Metrô disponibilizou cerca de 31,9 mil cartões especiais a cada dia.
Saúde
2 mil socorristas foram treinados pela Cruz Vermelha para atuarem em primeiros socorros. Mais de 500 voluntários da saúde, entre médicos e enfermeiros, estarão trabalhando durante os dias de Jornada.
Custos
Estima-se um custo total de 300 milhões para a realização da Jornada, sendo 70% provenientes de inscrição de peregrinos, patrocinadores e royalties de produtos. Segundo estudo da Embratur a JMJ injetará 1,2 bilhões na economia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário