sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 23/01/2026

ANO A


Mc 3,13-19

Comentário do Evangelho

Jesus chama para estar com Ele


Na 2ª Semana do Tempo Comum, o Evangelho nos mostra que a iniciativa do chamado parte sempre de Jesus. Ele sobe ao monte, lugar de encontro com o Pai, e chama aqueles que Ele quis. Não são os mais fortes, nem os mais preparados aos olhos humanos, mas os que Ele escolhe por amor e para uma missão.
Jesus chama os Doze para estarem com Ele antes de qualquer tarefa. Estar com Jesus vem antes de pregar, antes de agir, antes de qualquer serviço. No Tempo Comum, aprendemos que a vida cristã começa na convivência diária com o Senhor, na escuta da Palavra e na fidelidade silenciosa.
A escolha dos apóstolos revela também que Deus confia em pessoas frágeis. Entre os chamados há pescadores simples, homens com limites e até aquele que mais tarde o trairia. Isso nos ensina que Deus não espera perfeição, mas um coração disponível. Ele transforma os que chama e faz da fraqueza um caminho de graça.
Neste dia, somos convidados a renovar nossa resposta ao chamado de Jesus. Mesmo na simplicidade da rotina, Ele continua chamando, enviando e confiando missões àqueles que se colocam a seu serviço. O Tempo Comum é o tempo de viver essa vocação com perseverança, humildade e amor.
https://catequisar.com.br/liturgia/23-01-2026/

Comentário do Evangelho

Jesus subiu à montanha e convocou aqueles que ele queria


Até o momento da narrativa, ao lado de Jesus estavam apenas cinco discípulos conhecidos pelo nome: Pedro, André, Tiago, João e Levi. A constituição do grupo formado por doze discípulos foi feita de forma solene. O monte indica o lugar da revelação e da proximidade com Deus, mediada por Jesus, que demonstrou total liberdade ao escolher os que ele quis. A lista é aberta com Pedro e fechada com Judas Iscariotes, respectivamente quem negou e traiu Jesus. Mateus é identificado com Levi. Dois objetivos aparecem bem claros: 1) Ter um grupo para ser formado como comunidade coesa, capaz de representar as doze tribos de Israel; 2) Enviar os Doze como extensão de sua missão evangelizadora e libertadora do poder do mal. Conviver de modo mais próximo foi a condição para que os Doze pudessem aprender a ter os mesmos sentimentos, critérios e métodos de Jesus.
Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/jesus-subiu-a-montanha-e-convocou-aqueles-que-ele-queria-23012026

Reflexão

Dentre todos os seus seguidores e discípulos, Jesus escolhe doze para o acompanharem mais de perto, viverem em comunidade com ele e serem preparados para darem continuidade à sua missão no futuro. O número doze remete às tribos de Jacó, que saíram do Egito e deram início à nação de Israel, simbolizando que a Igreja nascente é o novo povo de Deus, o novo Israel. Entre os doze, temos homens de origens diversas, de diferentes idades e profissões. Temos inclusive um traidor (Judas) e uma “rocha” (Pedro), que assumirá a liderança do grupo e da Igreja nascente por ordem do próprio Cristo. Marcos não nos revela nenhum critério claro nas escolhas de Jesus, nem mesmo os outros evangelistas tocam nesse tema. Simplesmente chamou doze que provavelmente considerou mais disponíveis para a missão, certamente não os doze melhor preparados ou mais justos. É importante compreender isso para perceber que a Igreja não é composta por pessoas “perfeitas”, mas sim por pessoas disponíveis para a missão e para seguir Cristo sempre e em tudo.
(Dia a dia com o Evangelho 2026)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/23-sexta-feira-11/

Reflexão

«Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis»

Rev. D. Jordi POU i Sabater
(Sant Jordi Desvalls, Girona, Espanha)

Hoje o Evangelho condensa a teologia da vocação cristã: O Senhor elege os que quer para estarem com Ele ou para os enviar como apóstolos (cf. Mc 3,13-14). Em primeiro lugar, escolheu-os: antes da criação do mundo, destinou-nos a sermos santos (cf. Ef 1,4). Ama-nos em Cristo, e é nele que nos modela, dando-nos qualidades para sermos seus filhos. Apenas face à vocação se entendem as nossas qualidades; a vocação é o “papel” que nos deu na redenção. É no descobrimento do íntimo “porquê” da minha existência, quando me sinto plenamente ”eu”, quando vivo a minha vocação.
E para que somos chamados? Para estarmos com Ele. Esta chamada implica correspondência: «Um dia —não quero generalizar, abre o seu coração ao Senhor e conta-lhe a sua história—, provávelmente um amigo, um cristão igual a você, descobriu-lhe um panorama profundo e novo, sendo ao mesmo tempo velho como o Evangelho. E lhe sugira a possibilidade de se empenhar seriamente em seguir a Cristo, em ser apóstolo de apóstolos. Talvez tenha então perdido a tranquilidade e não a recupere, convertida em paz, até que, livremente, porque quis —que é a razão mais sobrenatural—, responda que sim a Deus. E chega a alegria, magnífica, constante, que apenas desaparece quando se afaste dele» (São Josémaria).
É dom, mas também tarefa: Santidade mediante a oração e os sacramentos e, além disso, luta pessoal. «Todos os fieis, de qualquer estado e condição de vida, estão chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição na caridade, santidade que, mesmo na sociedade terrena, promove um modo mais humano de viver» (Concílio Vaticano II).
Assim, podemos sentir a missão apostólica: levar Cristo aos outros; tê-lo e levá-lo. Hoje podemos considerar mais atentamente a chamada e afinar algum detalhe da nossa resposta de amor.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «‘Exorto-vos a apresentar os vossos corpos’ (Rom 12,1). Orando assim, o Apóstolo eleva todos os homens à dignidade do sacerdócio; exorta todos a apresentarem os seus corpos como sacrifício vivo» (São Pedro Crisólogo)

- «O bem tende sempre a se comunicar. Ao comunicá-lo, o bem se enraíza e se desenvolve (...). Não deveriamos de nos surpreender entao com algumas expressões de São Paulo: ‘O amor de Cristo nos urge’ (2Cor 5,14); ‘Ai de mim se não proclamava o Evangelho!’ (1Cor 9,16)» (Francisco)

- «Desde o princípio da sua vida pública, Jesus escolheu alguns homens, em número de doze, para andarem com Ele e participarem na sua missão; Deu-lhes parte na sua autoridade ‘e enviou-os a pregar o Reino de Deus e a fazer curas’ (Lc 9, 2) (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 551)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2026-01-23

Reflexão

Jesus escolhe e institui “os Doze” (apóstolos)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, Jesus chama um núcleo de íntimos particularmente escolhidos por Ele, para que continuem sua missão e dêem forma a sua “nova família”. Inicialmente, o título de “apóstolos” ia além deste circulo dos “Doze”, mas depois foi se restringindo cada vez mais estritamente a ele.
Marcos afirma que “Institui Doze”. “Instituir” é a terminologia do Antigo Testamento para indicar a nomeação de sacerdotes. Além disso, os escolhidos são nomeados um a um, tal como acontecia com os profetas de Israel: O ministério apostólico aparece como uma fusão da missão sacerdotal e da missão profética. Os sucessos anteriores tinham acontecido à beira do mar; agora Jesus sobe ao “monte”, que indica o lugar de sua comunhão com Deus: Um lugar no “alto”.
—A eleição dos discípulos é um sucesso de oração: São "engendrados” na oração, na familiaridade com o Pai. Assim, o chamado dos Doze tem um profundo sentido teológico: Sua escolha nasce do dialogo do Filho com o Pai.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2026-01-23

Comentário sobre o Evangelho

Jesus escolhe e chama os doze apóstolos


Hoje é um grande dia: Jesus Cristo elege os seus primeiros Doze Apóstolos. Assistimos à origem da Igreja. Esses apóstolos vão viver com Jesus e serão enviados a pregar. Estão com Jesus para atrair os outros para Jesus: Deus elege todos os homens e todas as mulheres sem excepção!
- Tu também és membro “de pleno direito” da Igreja. Tu também podes ajudar esta Igreja a chegar a todos.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2026-01-23

Quiz de perguntas: Os Apóstolos

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Jesus Cristo, quando chamou os apóstolos, não exigiu documentos e não pediu currículo. O Evangelho afirma que o Senhor “chamou os que Ele quis” e os chamou pelo nome. Os apóstolos, aqueles homens trabalhadores, após o chamado de Jesus Cristo, receberam a nobre missão de trabalhar para o Reino de Deus. No passado, doze homens, por Jesus Cristo, foram chamados; hoje, todos somos chamados pelo Senhor. Para responder a esse chamado, não basta apenas dizer sim. Não serão as palavras, mas as atitudes que demonstrarão se realmente somos ou não discípulos de Jesus Cristo. Os apóstolos, com palavras e atitudes, disseram sim ao chamado do Senhor.
Coleta
DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, que governais o céu e a terra, escutai clemente as súplicas do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=23%2F01%2F2026&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário