sexta-feira, 4 de outubro de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 04/10/2024

ANO B


Lc 10,13-16

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.


Enviando os discípulos em missão, Jesus diz que quem os escuta, escuta a ele mesmo. Quem os despreza, despreza o próprio Jesus e despreza o Pai que o enviou. Quem não escuta é porque despreza, e quem despreza é porque não vê o valor, por isso não preza, mas despreza. Quem escuta o apóstolo com o coração aberto vai chamá-lo de “prezado senhor”. O bom ouvinte preza a pessoa e o que ela diz. É uma questão de delicadeza e educação estar atento ao que diz alguém com quem estamos conversando. Há gente, porém, que parece ter dificuldade de ouvir o outro.
Talvez em alguns a dificuldade seja natural e em outros, por arrogância. Não vendo o valor, despreza o que diz e quem diz. Jesus afirma que será perdoado quem disser uma palavra contra ele, porque para conhecê-lo é preciso ter fé. Tem gente que despreza a Igreja e o Evangelho de Jesus às vezes por arrogância, outras vezes por ignorância. É verdade que arrogância e ignorância podem estar nos dois lados, em quem resiste e não quer escutar e em quem propõe querendo impor. O que não é aceitável é não se alegrar com quem recebeu um milagre de Jesus e teve sua dignidade restaurada. Ai de Corazim e de Betsaida, que viram tantos milagres e não se converteram! Terão que enfrentar o julgamento.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/quem-me-rejeita-rejeita-aquele-que-me-enviou/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/missao-dos-setenta-e-dois-04102024

Reflexão

Com tristeza, e em forma de ameaça, Jesus se queixa das cidades que, tendo recebido a visita de Deus, não se converteram. Mudar de mentalidade e de atitudes é a primeira condição para receber a salvação. Deus se manifesta constantemente a seu povo, dando sinais que chamam à conversão: acontecimentos tristes ou alegres, crises, doenças, frustrações, esperanças… Tudo pode ser ocasião para a pessoa refletir sobre a própria vida. No entanto, a experiência nos mostra que muita gente, mergulhada nas preocupações terrenas ou alimentando os próprios sonhos egoístas, deixam escapar a graça de Deus. “Rejeitar a visita de Deus é escolher a própria destruição […] ficando fora da nova história e das novas relações sociais produzidas pelo projeto de Deus” (Ivo Storniolo).
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/4-sexta-feira-9/

Reflexão

«Quem vos escuta, é a mim que está escutando»

Rev. D. Jordi SOTORRA i Garriga
(Sabadell, Barcelona, Espanha)

Hoje, vemos Jesus dirigir o seu olhar para aquelas cidades da Galiléia que tinham sido a causa das suas preocupações e nas quais Ele tinha pregado e realizado as obras do Pai. Em nenhum destes locais como Corazim, Betsaida e Cafarnaum tinha pregado ou feito milagres. A semeadura tinha sido abundante, mas a colheita não foi boa. Nem Jesus os pode convencer...! Que mistério o da liberdade humana! Podemos dizer não a Deus... A mensagem evangélica não se impõe pela força, apenas se oferece e eu posso fechar-me a ela; posso aceitá-la ou recusa-la. O Senhor respeita totalmente a minha liberdade. Que responsabilidade a minha!
As expressões de Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!» (Lc 10,13) ao terminar a sua missão apostólica expressam mais sofrimento que condenação. A proximidade ao Reino de Deus não foi para aquelas cidades uma chamada à penitência e à mudança. Jesus reconhece que em Sidônia e em Tiro teriam aproveitado melhor toda a graça dispensada aos galileus.
A decepção de Jesus é maior quando se trata de Cafarnaum. «Serás elevada até o céu? Até inferno serás rebaixada!» (Lc 10,15). Aqui tinha Pedro a sua casa e Jesus tinha feito desta cidade o centro da sua pregação. Mais uma vez vemos mais um sentimento de tristeza que uma ameaça com estas palavras. O mesmo poderia dizer de muitas cidades e pessoas da nossa época. Julgam que prosperam quando na realidade estão se afundando.
«Quem vos escuta, é a mim que está escutando» (Lc 10,16). Estas palavras com que o Evangelho termina são uma chamada à conversão e trazem esperança. Se ouvirmos a voz de Jesus ainda estamos a tempo. A conversão consiste em que o amor supere progressivamente o egoísmo na nossa vida, o qual é um trabalho sempre inacabado. São Máximo diz-nos: «Não há nada tão agradável e amado por Deus como o fato dos homens se converterem a Ele com sincero arrependimento».

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «É verdade que a nossa fé não é palpável e não depende dos sentidos. É um dom de Deus que Ele infunde na alma humilde, porque a fé não habita naqueles que estão cheios de orgulho» (São Francisco de Sales)

- «Apenas a Palavra de Deus, a Palavra de Jesus, nos salva» (Francisco)

- «A penitência interior é uma reorientação radical de toda a vida, um regresso, uma conversão a Deus de todo o nosso coração, uma rotura com o pecado, uma aversão ao mal, com repugnância pelas más ações (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.431)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-10-04

Reflexão

O respeito pelo sagrado

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, o mundo ocidental —particularmente a Europa— talvez merecesse a mesma lamentação de Cristo perante as populações de Corazín, Betsaida… São sociedades que, tendo conhecido as obras de Jesus Cristo, agora não O reconhecem e chegam, inclusivamente, a perder o sentido e o respeito pelo sagrado.
Para a coexistência das culturas é fundamental o respeito pelo que, para os outros, é sagrado (atitude que é lícito esperar também de quem não crê em Deus). Quando se viola este respeito, perde-se algo essencial de uma sociedade. No Ocidente multa-se quem ofende a fé de Israel ou o Corão. Pelo contrário, quando se trata de Cristo e do que é sagrado para os cristãos, então a liberdade de opinião aparece como o bem supremo (embora às custas de zombarias contra o cristão).
—Senhor, Autor da paz, concede à nossa sociedade viver uma liberdade (de opinião) sempre respeitadora da honra e da dignidade do outro.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-10-04

Comentário sobre o Evangelho

Rejeitar Jesus é rejeitar o Pai que o enviou


Hoje, vemos Jesus dirigir o olhar para aquelas cidades da Galileia que tinham sido objeto da sua solicitude e onde tinha pregado e realizado as obras do Pai. Em nenhum lugar como em Corazim, Betsaida e Cafarnaum tinha pregado e feito tantos milagres. A sementeira tinha sido abundante, mas a colheita não foi boa. Nem Jesus conseguiu convencê-los...!
- Nem Jesus conseguiu convencê-los...! Que grande mistério, o da liberdade humana: podemos dizer “NÃO” a Deus!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-10-04

Meditação

“Disse Jesus: ‘Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!’.” Quem teve o privilégio de nascer numa família cristã, recebeu formação religiosa, pode participar da Igreja e de seus Sacramentos, e tem uma responsabilidade muito grande. Responsabilidade muito maior que a daqueles que não tiveram a mesma oportunidade. Teremos de dar severas contas a Deus se não aproveitarmos ao máximo esses dons para crescer em bondade e amor. É bom que nos despertemos para a realidade da vivência da fé.
Oração
Ó DEUS, que concedestes a São Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo na pobreza e na humildade; concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho e vivamos unidos a vós na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=04%2F10%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário