segunda-feira, 2 de setembro de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 02/09/2024

ANO B


Lc 4,16-30

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O Espírito do Senhor está sobre mim


Cada ano lemos nos domingos um dos Evangelhos Sinóticos. Neste ano estamos lendo São Marcos. Os três são lidos ao longo do ano durante a semana. Já lemos Mateus e Marcos. Hoje começamos a leitura de Lucas, que se estenderá até o fim do ano litúrgico, com algumas interrupções.
Como os sinóticos são parecidos, por isso se chamam sinóticos, temos a impressão de já ter lido o texto do dia da semana. São, de fato, parecidos, mas não são iguais. Eles se completam e nos permitem contemplar o Cristo da nossa fé. Hoje, São Lucas nos diz que Jesus está em Nazaré e na sinagoga faz a sua pregação inaugural.
Ele veio para todos os necessitados deste mundo, segundo o que ele mesmo leu no profeta Isaías. Todos os que o ouviam estavam de acordo com ele, até perceberem que o programa de Jesus não era só para eles, mas para todas as pessoas, e que para ajudar a resolver os problemas do mundo cada um devia renunciar a seus privilégios.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/o-espirito-do-senhor-esta-sobre-mim/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/inicio-do-ministerio-02092024

Reflexão

Na sinagoga de Nazaré, Jesus lê a passagem de Isaías 61,1-2. É um retrato do Messias e de sua missão libertadora. Tudo decorria tranquilamente, até que Jesus surpreendeu a todos aplicando a si o que acabara de ler: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura”. Houve cochichos e comentários. Alguns ficaram “admirados” com suas palavras cheias de graça. Entretanto, Jesus sente que muitos concidadãos não o aceitam como Messias. Aproveita para valorizar a fé e a conversão de estrangeiros, os pagãos. Desperta a indignação de muitos da assembleia, que, levados por fúria descontrolada, tentam jogá-lo no precipício. Jesus escapa ileso. Sua missão está traçada: ele conquistará multidões de pobres e marginalizados para o Reino de Deus, porém será acompanhado pela inseparável sombra da perseguição.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/2-segunda-feira-7/

Reflexão

«Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir»

Rev. D. David AMADO i Fernández
(Barcelona, Espanha)

Hoje, «se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir» (Lc 4,21). Com essas palavras, Jesus comenta, na sinagoga de Nazaré, um texto do profeta Isaías: «O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção» (Lc 4,18). Estas palavras têm um sentido que ultrapassa o momento histórico concreto em que foram pronunciadas. O Espírito Santo habita em plenitude em Jesus Cristo, e é Ele quem o envia aos crentes.
Mas, além disso, todas as palavras do Evangelho possuem uma atualidade eterna. São eternas porque foram pronunciadas pelo Eterno e, são atuais porque Deus faz com que se cumpram em todos os tempos. Quando escutamos a Palavra de Deus, temos que recebê-la não como um discurso humano, mas sim como uma Palavra que tem, sobre nós, poder de transformação. Deus não fala aos nossos ouvidos, mas ao nosso coração. Tudo o que diz está profundamente cheio de sentido e de amor. A Palavra de Deus é uma fonte inextinguível de vida: «É mais o que perdemos do que o que captamos, tal como ocorre com os sedentos que bebem de uma fonte» (Santo Efrém). Suas palavras saem do coração de Deus. E, desse coração, do seio da Trindade, veio Jesus —a Palavra do Pai — aos homens.
Por isso, cada dia, quando escutamos o Evangelho, temos que poder dizer como Maria: «Faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1,38); e Deus nos responderá: «Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir». Mas para que a Palavra seja eficaz em nós devemos nos desprender de todo o preconceito. Os contemporâneos de Jesus não o compreenderam, porque o viam somente com olhos humanos: «Não é este o filho de José?» (Lc 4,22). Enxergavam a humanidade de Cristo, mas não se deram conta de sua divindade. Sempre que escutamos a Palavra de Deus, mais a frente do estilo literário, da beleza das expressões ou da singularidade da situação, temos que saber que é Deus quem nos fala.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «O ano da graça foi aquele em que, para nós, Cristo foi crucificado. Foi então que nos tornamos pessoas gratas a Deus Pai e quando, por meio de Cristo, demos frutos» (São Cirilo de Alexandria)

- «A Boa Nova é a pérola preciosa do Evangelho. Não é um objeto, é uma missão. Quem experimenta “a doce e reconfortante alegria de anunciar” sabe-o» (Francisco)

- « (…) A Economia da salvação realiza-se no quadro do tempo, mas a partir do seu cumprimento na Páscoa de Jesus e da efusão do Espírito Santo, o fim da história é antecipado, pregustado, e o Reino de Deus entra no nosso tempo» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1168)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-09-02

Reflexão

O bem comum: o bem de todo o homem para todos os homens

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, as palavras profeticamente anunciadas e concretamente cumpridas em Jesus Cristo— segundo seu próprio testemunho —falam nos da necessidade da graça (ajuda) de Deus para o bem do homem. A Doutrina Social da Igreja cunhou o conceito de "bem comum", destacando-o como exigência moral para o desenvolvimento da humanidade.
Não há desenvolvimento pleno sem o bem espiritual e moral das pessoas, consideradas na sua totalidade de alma e corpo. Também, em uma sociedade em vias de globalização, o bem comum e o esforço por ele, devem abranger necessariamente a toda a família humana, quer dizer, à comunidade dos povos e nações, dando assim forma de unidade e de paz à “cidade do homem”, e fazendo-a em determinada medida uma antecipação que prefigura à cidade de Deus sem barreiras.
—Em consequência, a Doutrina Social da Igreja define o “bem comum” como o “bem de todo homem para todos os homens”.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-09-02

Comentário sobre o Evangelho

Nenhum profeta é bem recebido em sua terra


Hoje, temos uma cena curiosa. Jesus está a pregar na sinagoga da sua terra. Todos O escutam com curiosidade. Jesus Cristo lê uma profecia de Isaías e diz que se cumpre n’Ele. Ficam admirados! Mas nem todos… Alguns metem-se com Ele dizendo que não vem de Deus. Há discussão e, por fim, querem atirá-Lo por um precipício…
- A curiosidade não chega. Sem fé, no final, acaba-se afastando Jesus.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-09-02

Meditação

Falando na cidade de Nazaré, onde tinha crescido, Jesus apresenta-se como o Salvador prometido por Isaías. Tem todo o poder que vem de Deus, mas todo esse poder é para o perdão, a libertação, a misericórdia. Vem para anunciar não o castigo, mas um tempo de perdão e de graça. Traz para nós, pecadores, fracos e pobres, a notícia mais estupenda que poderíamos imaginar: o Pai ama-nos, quer perdoar-nos e oferece-nos a felicidade. Vivemos um tempo de graças. Mas, se não o acolho, nada poderá mudar em mim.
Oração
DEUS ONIPOTENTE, fonte de todo dom perfeito, semeai em nossos corações o amor ao vosso nome e, estreitando os laços que nos unem convosco, fazei crescer em nós o que é bom e guardai com amorosa solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=02%2F09%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário