segunda-feira, 24 de julho de 2023

Palavra se fez carne - 24 de julho, 2ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum


24 de julho, 2ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é 24 de julho, 2ª feira da 16ª Semana do tempo comum.

- Ouvir a Palavra nos coloca em profundo contato com Deus, com a realidade que nos circula entre nós. Por isso, a importância de proclamarmos e meditarmos a Palavra para que ela se faça vida em nossa vida. Quantas vezes também nós dizemos o mesmo que os mestres da lei e os fariseus disseram: “Mestre queremos ver um sinal realizado por ti”. Querendo testar o poder de Deus na nossa vida, vivemos pedindo a Ele sinais. Também nós ainda não compreendemos que o maior sinal do amor de Deus para nós é a doação do próprio Filho, é a entrega de Jesus, a sua Paixão, Morte e Ressurreição, sua total entrega de si mesmo por amor, este é o maior sinal e não precisa de outro sinal. Peça ao Senhor a graça de perceber e acolher o grande sinal de amor que Jesus Cristo ele é para você e para todos nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 12,38-42

Naquele tempo,alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: "Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti". Jesus respondeu-lhes:"Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior do que Salomão".

- No Evangelho Jesus questiona a geração que lhe pede um sinal, percebe que ela ainda não compreendeu que o grande sinal de Deus para nós é a sua entrega total por amor. É o próprio Jesus que se apresenta como sinal quando faz menção ao sinal de Jonas que esteve três dias e três noites no ventre da baleia e depois foi libertado. Aqui é uma realidade prefigurada de Jesus que também durante o mesmo tempo, esteve sepultado para depois ser ressuscitado e nos garantir uma vida completamente nova, repleta do amor de Deus. Por isso, Jesus diz que nenhum sinal será dado a não ser o sinal de Jonas e ainda afirma: Aqui está quem é maior do que Jonas. Confirmando-nos que nenhum outro sinal teremos a não ser ele mesmo na sua entrega e missão. Deus sinaliza o seu amor dentro do nosso coração e em nossa vida, da nossa parte cabe somente perceber a sua intensidade e a sua eficácia agindo em nós. Agradeça ao Senhor por este grande sinal de amor que é o próprio Cristo.

- Você precisa de sinais para acreditar na ação de Deus na sua vida? Você tem esperado por sinais mais claros ou já reconhece que Jesus é verdadeiro e maior sinal do amor de Deus Pai? Tens vivido o cotidiano na força e presença do amor de Deus?

- “...mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas", diz Jesus. Quando a presença de Cristo é um sinal vivo e visível em nossa vida acontece uma profunda sintonia. O poema EU E ELE, de um autor desconhecido que fala desta sintonia:

Eu, peregrino. Ele o caminho.
Eu, a pergunta. Ele a resposta.
Eu, a água. Ele a fonte.
Eu, tão fraco. Ele a força.
Eu, as trevas. Ele a luz.
Eu, o pecado. Ele o perdão.
Eu, a luta. Ele a vitória.
Eu, o inverno. Ele o sol.
Eu, caindo. Ele a Rocha.
Eu, doente. Ele o milagre.
Eu, a pauta. Ele a sinfonia.
Eu, o grão de trigo. Ele o pão.
Eu, comungando. Ele a Eucaristia.
Eu, a gota. Ele o oceano.
Eu, a procura. Ele o endereço.
Meu passado e meu presente em suas mãos.
Meu futuro: todo Dele.
Eu, no tempo...Cristo a Ressurreição.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor a graça do seu amor que age em nós e em nosso meio. Que este amor seja fonte motivadora da tua existência e da missão que o Senhor te confia a cada dia.

- Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim, na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário