sábado, 6 de julho de 2019

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 9,14-17 – 06/07/2019


A graça de Deus renova tudo o que envelheceu

“Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam” (Mateus 9,16-17).


Nada é mais novo em nossa vida do que a graça de Deus, do que Sua Boa Nova, porque Ele é sempre novo, Ele não conhece o que é velho. A graça de Deus renova tudo o que envelheceu, estragou, corrompeu-se, mas precisamos ter um coração novo, uma disposição nova ou uma mentalidade nova para que o novo de Deus entre em nós.
Perdemos, estragamos, não cuidamos da graça que recebemos. A graça chega até nós, mas volta, porque não encontra uma acolhida nova para permanecer em nós. Continuamos presos àqueles nossos pensamentos e mesquinharias, continuamos bitolados na nossa forma de ver. Podemos ter 80 anos e começarmos a aprender agora, mas o jovem acha que pode tudo. Precisamos, na verdade, aprender, todos os dias, sobre tudo.
Em Deus somos sempre crianças que estão aprendendo a andar. Precisamos amadurecer, mas nunca perder o sentimento nem o sentido da criança que está aprendendo a andar.
O Evangelho é sempre novo a cada dia, as letras do Evangelho podem ser as mesmas de dois mil anos atrás, mas, a cada dia que temos uma disposição nova, uma abertura de mente nova, o Espírito cria o novo de Deus em nós. Por isso, quero que a Palavra do Senhor, hoje, pregada ao meu coração, realize o novo de Deus na minha vida.

Deus faz nova todas as coisas naquele que se permite, a cada dia, renovar-se n’Ele

Hoje, deve ser o primeiro dia da nossa vida, deve ser o dia em que Deus realiza a sua obra dentro de nós, por isso não podemos desejar outra coisa, a não ser ter um novo coração e um novo sentimento.
É triste reencontrarmos uma pessoa muitos anos depois e ela continuar com a aquela mesma mágoa, o mesmo ressentimento, com a mesma amargura; e o pior é que depois, de um tempo, a amargura azeda e a pessoa vai envelhecendo, porque não larga aquelas coisas que envelhecem a alma, o espírito e o sentimento humano.
Apegamo-nos a muitas tranqueiras, coisas velhas e picuinhas. Há pessoas que passam muito tempo brigando pela mesma coisa, não se renovam, não partem para o novo nem deixam o novo acontecer.
Larguemos tudo isso, deixemos de lado tudo que só nos envelhece e estraga. Permitamos que o novo de Deus renove nossos sentimentos, tire de nós essa maneira velha de falarmos, de nos dirigirmos, de agredirmos uns aos outros, para renovarmos a nossa linguagem, a nossa forma de falar, de dirigir e lidar uns com os outros.
Deus faz nova todas as coisas naquele que se permite, a cada dia, renovar-se n’Ele.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário