domingo, 16 de junho de 2019

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Jo 16,12-15 - 16/06/2019


Um Deus trino de amor e comunhão

Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu” (João 16,14-15).


Jesus está nos falando a respeito do Seu Espírito, do Espírito que Ele prometeu e nos deu da parte do Pai. Celebramos, hoje, a Solenidade da Santíssima Trindade. É maravilhoso o afeto que há entre as três pessoas!
Quando Jesus fala do Seu Pai, Ele fala da coisa mais íntima, fala da sua própria natureza. Quando Ele se refere ao Espírito que Ele vai enviar, o Espírito é tão d’Ele quanto do Pai, porque as três pessoas são tão unidas, vivem uma comunhão de amor que, muitas vezes, é até difícil não as confundir. Mas é uma só realidade, um só Deus, uno, único, mas com três pessoas distintas e de uma mesma natureza.
Que beleza é essa comunhão de amor! É o amor que gera a comunhão, é o amor que brota do Pai para o Filho e do Filho para o Pai, e o Espírito que faz circular o amor d’Eles para toda a face da Terra.
Foi à imagem desse Deus maravilhoso, desse Deus uno e trino, que nós fomos criados. Esse anseio de amor que temos em nós é anseio divino, é marca divina, é selo divino, é presença de Deus em nós. Esse desejo e anseio de nos doarmos uns aos outros, na vivência do amor, é a presença amorosa de Deus em nós.

Foi à imagem desse Deus maravilhoso, desse Deus uno e trino que nós fomos criados

Ninguém se realiza sozinho, ninguém nasceu para viver sozinho, porque Deus não é só. Deus é comunidade, e a comunidade é a expressão máxima da comunhão e do amor. É esse amor que criou todas as coisas, é esse amor que está presente em nossa vida para nos restaurar.
Precisamos, hoje, mergulhar em Deus. Esse mergulho é o mergulho do Deus que é trino, é mergulhar num Pai, que é Criador de todas as coisas e que tudo fez por amor, mergulhar neste Pai que nos deu Seu Filho como prova maior do Seu amor para conosco. É esse Filho que nos salva e nos coloca novamente na comunhão com o Pai a partir do dom maior, que é o Seu Espírito de amor, Espírito que restaura, cria, recria e renova.
Louvamos, bendizemos, adoramos e glorificamos o nosso Deus. Nosso único Deus, verdadeiro e amoroso, que se faz presente inteiro, porque Deus não se divide, mas Ele compartilha de cada uma das suas faces. A face amorosa do Pai, do Filho e do Espírito, presentes em nossa vida para fazer de nós novas criaturas.
A esse Deus que tanto nos ama e nos criou à Sua imagem, a Ele todo louvar, honra e glória.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário