terça-feira, 8 de janeiro de 2019

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - 1Jo 4,7-10 - 08/01/2019


Estamos perecendo por falta de amor

Está faltando uma verdadeira vida em Deus em nosso meio, e não há vida em Deus sem amor

"Veja como o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou seu único Filho a este mundo para que pudéssemos ter vida através dele. Isto é amor: não é que nós tenhamos amado a Deus, mas que ele nos amou primeiro e enviou o seu Filho como vítima dos nossos pecados " (1 Jo 4, 9-10).

Estamos reconhecendo o modo como Deus nos ama. Esse amor de Deus é concreto e real, Ele não fala apenas que nos ama, mas mostrou como nos ama.
Se um pai e uma mãe pode ter mais precioso são seus filhos, nada pode ser mais precioso para Deus do que o seu próprio filho, por isso Ele nos deu o que Ele tem mais sagrado. Ele nos deu seu Filho para provar qual é o tamanho do amor que Ele tem por nós. Por que Ele manifestou Seu amor? Para que possamos ter a vida guiada por Ele. Não basta estar vivo.
Quando olhamos para a vida humana, muitas vezes, sem sentido, sem uma razão para ser, a vida se torna monótona e sai um pouco. Dói no coração saber que a cada minuto neste mundo alguém está cuidando, tirando sua própria vida e a grande maioria é jovem.
Nossos adolescentes, tão cedo, estão descobrindo repugnância pela vida, procurando formas de vida suicidas. Por que o nosso está perdendo o sentido da vida? Há uma falta de vida verdadeira em Deus em nosso meio, e não há vida em Deus sem amor.
Alguns acreditam que a vida em Deus primeiro é doutrina. "Eu vou ensinar minha casa. Eu vou ensinar os dogmas ". Ensine valores em primeiro lugar, porque a essência dos valores é o amor. Amor vivido, praticado e respeitado.É por falta de amor que estamos morrendo, por falta de respeito um pelo outro, muitas vezes, dentro de nossas próprias casas, famílias, empregos e onde estamos que a crise existencial está instalada em nosso meio.
Todas as vezes que o amor é negado, o amor não é vivido em sua intensidade, a vida humana perde sua sensação de ser. Por esta razão, a vida que Deus nos deu foi para nos amar, foi por amor que Ele se encarnou, por amor ele abriu suas condições divinas e sagradas para se tornar humano como nós.
Nós só vamos ser verdadeiramente humanos, e a humanidade bem vivida que nos diviniza, se vivermos esse amor de Deus em nosso meio. Nós realmente precisamos lutar contra o que não representa o amor, todas as formas de preconceito, ódio, de nos colocarmos uns contra os outros. Todas essas lutas, competições, separações, acusações fazem o amor morrer e quando o amor vai embora, a vida humana também está acabando.
É necessário semear o amor e vivê-lo para que a vida de Deus esteja em nós.
Deus te abençoe!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário