segunda-feira, 9 de maio de 2016

LEITURA ORANTE DO DIA 08/05/2016



LEITURA ORANTE

Lc 24,46-53 - Vocês são testemunhas (Ascensão)


50º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo

- A todos nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Canto: Por tudo dai graças, por tudo dai graças, dai graças por tudo, dai graças(1Ts 5,18).
(CD Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo - Frei Luíz Turra , Paulinas Comep).
Preparamo-nos para a Leitura Orante pensando nas muitas comunidades que, no mundo inteiro celebram a solenidade da Ascensão do Senhor! E pedimos as luzes ao Espírito Santo:
Espírito de verdade,
a ti consagramos a mente e nossos pensamentos: ilumina-nos.
Que conheçamos Jesus Mestre
e compreendamos o seu Evangelho. Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do Evangelho?
Lemos atentamente o texto: Lc 24,43-56, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares. Diz o texto:
E disse:
- O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas. E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês.
Então Jesus os levou para fora da cidade até o povoado de Betânia. Ali levantou as mãos e os abençoou. Enquanto os estava abençoando, Jesus se afastou deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de alegria. E passavam o tempo todo no pátio do Templo, louvando a Deus.
Refletindo
Este texto nos faz pensar que todo cristão é chamado a um encontro com Jesus, à conversão, ao discipulado, à comunhão e à missão.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
O texto nos diz que também nós somos pessoas convocadas para serem discípulas e missionárias de Jesus.
Meditando
O papa Francisco, na mensagem para o dia de hoje, afirma: "Como filhos de Deus, somos chamados a comunicar com todos, sem exclusão. Particularmente próprio da linguagem e das ações da Igreja é transmitir misericórdia, para tocar o coração das pessoas e sustentá-las no caminho rumo à plenitude daquela vida que Jesus Cristo, enviado pelo Pai, veio trazer a todos. Trata-se de acolher em nós mesmos e irradiar ao nosso redor o calor materno da Igreja, para que Jesus seja conhecido e amado; aquele calor que dá substância às palavras da fé e acende, na pregação e no testemunho, a «centelha» que os vivifica.
A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade. Como é bom ver pessoas esforçando-se por escolher cuidadosamente palavras e gestos para superar as incompreensões, curar a memória ferida e construir paz e harmonia.
As palavras podem construir pontes entre as pessoas, as famílias, os grupos sociais, os povos. E isto acontece tanto no ambiente físico como no digital. Assim, palavras e ações hão de ser tais que nos ajudem a sair dos círculos viciosos de condenações e vinganças que mantêm prisioneiros os indivíduos e as nações, expressando-se através de mensagens de ódio. Ao contrário, a palavra do cristão visa fazer crescer a comunhão e, mesmo quando deve com firmeza condenar o mal, procura não romper jamais orelacionamento e a comunicação."

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
O texto e a reflexão nos sugerem que façamos a Deus Criador e autor de todo bem, a oração:

Comunicação e misericórdia

Senhor, tu nos chamas para sermos pontes,
a partir da nossa identidade de "Igreja em saída".
Como filhos de Deus, somos chamados a nos comunicar com todos,
sem exclusão.

Jesus Mestre, tu nos convocaste para a comunhão,
o diálogo, a solidariedade e a misericórdia.
Por isso, nosso serviço não pode expressar orgulho, dominação, competição.

Queremos ser misericordiosos, Senhor, como o Pai,
para ajudar a reduzir as adversidades da vida e
dar calor aos que têm conhecido apenas a frieza do julgamento.

Queremos amar as pessoas mais pelo que são
do que pelas suas capacidades e os nossos sucessos.

Queremos, Senhor, nos comunicar pela escuta.
Queremos escutar sendo capazes de compartilhar questões e dúvidas,
caminhar lado a lado,
libertar-nos de qualquer presunção de onipotência e
colocar, humildemente, nossas próprias capacidades
e dons a serviço do bem comum.

Que o ambiente digital seja uma praça, um lugar de encontro,
onde é possível acariciar, realizar uma discussão proveitosa.

Que a misericórdia, «nos torne mais abertos ao diálogo,
para melhor nos conhecermos e compreendermos;
elimine todas as formas de fechamento e desprezo
e expulse todas as formas de violência e discriminação.

Que o poder da comunicação definido como «proximidade»
Que o encontro entre comunicação e misericórdia, num mundo dividido, fragmentado, polarizado, gere uma proximidade que cuida, conforta, cura, acompanha e faz festa entre os filhos de Deus e irmãos. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Agora, neste momento de contemplação, nos perguntamos:
Qual o nosso novo olhar, a partir da leitura, meditação e oração da Palavra?
O papa emérito  Bento XVI nos propõe um olhar novo para o mundo digital. "A autenticidade dos fiéis, nas redes sociais, é posta em evidência pela partilha da fonte profunda da sua esperança e da sua alegria: a fé em Deus, rico de misericórdia e amor, revelado em Jesus Cristo." Este é o novo olhar!

nção
A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,
a bênção do Espírito Santo de amor,
que cuida com carinho,
qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos nós. Amém!
Canto: Toda língua proclame Jesus Cristo é senhor para a glória de Deus Pai(Fl 2,11).

Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/

LEITURA ORANTE
Ascensão do Senhor, 08 de maio de 2016


ASCENSÃO: o horizonte é a alegria
“...regressaram a Jerusalém com grande alegria...” (Lc 24,52)

Texto Bíblico: Lc 24,46-53

1 – O que diz o texto?

Os Evangelhos nos revelam que Jesus vivia sereno, feliz, alegre . As bem-aventuranças são o fiel reflexo de sua vida. Seu íntimo trato com o Pai, sua paixão pelo Reino, suas relações pessoais, suas amizades, seu modo de enfrentar a “hora”, sua aceitação da vontade do Pai, sua paixão e morte são vividas em paz.
Jesus nos revela que Deus é alegria em si mesmo e para nós. Disse-nos que a salvação definitiva é “entrar na alegria do seu Senhor” (Mt 25,21). Diante dos prodígios e milagres que vai realizando em sua vida pública, Jesus exulta de alegria no Espírito Santo.
A alegria cristã aninha-se e cresce na vivência do mistério pascal. A ressurreição de Jesus causou uma imensa alegria na comunidade dos discípulos. A alegria é contagiosa. Tem uma dimensão social e comunitária. Nós não estamos alegres porque Jesus está vivo mas porque nos fez partícipes de sua ressurreição, de sua nova vida. Assim nossa alegria é a alegria de Jesus.
Os Apóstolos, depois da Ascensão de Jesus, retornaram a Jerusalém; a certeza da promessa do envio do Espírito Santo os enchia de alegria; anunciavam com alegria e entusiasmo a ressurreição do Senhor.

2 – O que o texto diz para mim?

A alegria brota de um encontro com a Pessoa do Ressuscitado que suscita entusiasmo, me seduz e me faz vibrar com a “vida nova” que, nele, o Pai me manifesta.
Quem é transparente e coerente transmite alegria em seu falar e em seu agir. Costuma-se dizer: “alegrar a casa”, “alegrar a cor”, alegrar o fogo”..., ou seja, dar-lhe vida.
Quem vive na alegria se sente sereno, livre, pensa positivamente, está próximo dos pobres, acolhe as adversidades, integra suas contradições, ama sem pôr condições, louva, canta e bendiz sem cessar.
A alegria experimentada pede que eu seja mais radical no discernimento e nos compromissos. Está em jogo a glória de Deus e a dignidade de seus filhos e filhas.
Para viver a alegria, exercitar-se na alegria: este deveria ser o slogan do(a) seguidor(a) de Jesus.

3 – O que a Palavra me leva a experimentar?

Na experiência da Ascensão, sou movida a recuperar o ardor e a fascinação pela pessoa de Jesus; sou chamada a ser mensageira da “conversão pastoral” feita de alegria, beleza, proximidade, encontro, ternura, amor e misericórdia. Esse é, pois, a marca que me identifica como seguidora de Jesus, capaz de ativar e despertar a alegria, pois tudo o que nasce verdadeiramente de um encontro profundo e verdadeiro com Ele, gera uma alegria que ninguém pode tirar.
A alegria, como sentimento expansivo, tende a impulsionar minha pessoa para fora, me move a fazer a travessia em direção aos outros. As virtudes que acompanham a alegria fazem que quem é alegre seja compassivo e misericordioso e trabalhe pela paz e pela justiça.
A alegria é um estado de ânimo central na experiência cristã. Nisto consiste a verdadeira alegria: em sentir que um grande mistério, o mistério do amor misericordioso de Deus, visita e plenifica minha existência pessoal e comunitária.
A vida alegre de Jesus desmonta a hipocrisia, as ambições, os escândalos de corrupção e afãs de aparência...
Quando servimos os outros, recebemos acrescentada a alegria. “Dormia e sonhava que a vida era alegria. Despertei-me e vi que a vida era serviço. Pus-me a servir e descobri que o serviço era alegria” (Tagore).

4 – O que a Palavra me leva a falar com Deus?

Senhor, a alegria sempre indica que a vida expandiu, que ganhou terreno, que conseguiu uma vitória. Onde queira que haja alegria há criatividade; quanto mais rica é a criatividade, mais profunda é a alegria.
Minha alegria é Cristo ressuscitado. Ele é a causa de minha alegria. Ele me dá vida em plenitude.
A alegria está ligada à gratuidade. Posso diferenciar uma alegria ocasional e outra constitutiva ou um estado de ânimo intenso da pessoa; daí a importância de distinguir “estar alegre” de “ser alegre”. A alegria exige um clima favorável: um estado de espírito semelhante a um estado de graça.

5 – O que a Palavra me leva a viver?

Contagiar a alegria do Evangelho.
Converter à alegria de Deus que é autêntica paixão pelo ser humano.
Remover obstáculos que impedem a alegria.
Um sinal de identidade da alegria é o olhar profundo, amplo e largo da vida. Mesmo em meio à dor e ao sofrimento, não faltam o bom humor e a ternura. Quem é cristãmente alegre mantém-se sereno frente aos conflitos, integra melhor os acontecimentos, é feliz e faz felizes os outros.
“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Com Jesus Cristo sempre nasce e renasce a alegria” (Papa Francisco - Ev. Gaudium).

Fonte:
Bíblia Novo Testamento – Paulinas: Lc 24,46-53
Pe. Adroaldo Palaoro, sj – reflexão do Evangelho
Desenho: Osmar Koxne

Sugestão:
Música: Perdão e alegria – Fx 08 (2:44)
Autor: Pe. Zezinho, scj
Intérpretes: Pe. Zezinho, scj – Regina Teresa - Jean Carlo - coro: Edypaul
CD: Opereta Irmã Clara e Pai Francisco
Gravadora: Paulinas Comep
Fonte: Pe. Adroaldo Palaoro, sj
Postado por: admin_radio
http://www.paulinas.org.br/radio/pt-br/?system=news&id=13031&action=read

Nenhum comentário:

Postar um comentário