terça-feira, 12 de agosto de 2014

Semana da Família 2014


Dom Alfredo Schaffler
Bispo de Parnaíba (PI)

Em todo nosso Brasil estamos estes dias celebrando a SEMANA DA FAMÍLIAO evento que até em certos municípios já colocaram no calendário de sua cidade para que em todas as escolas municipais seja ao longo desta semana abordado este assunto sobre a importância da família na vida da sociedade.

O Santo Padre Francisco mandou uma mensagem aos bispos que estão em cada país da América Latina animando a Pastoral Familiar. Nesta mensagem o Santo Padre Francisco faz a pergunta: O que é a família?
Para além de seus prementes problemas e de suas necessidades urgentes, a família é um CENTRO DE AMOR, onde reina a lei do respeito e da comunhão, capaz de resistir aos ataques da manipulação e da dominação dos centros de poderes mundanos.
Na casa familiar, a pessoa se integra natural e harmonicamente em um grupo humano, superando a falsa oposição entre indivíduo e sociedade. No seio da família, ninguém é descartado tanto o idoso como a criança são bem vindas. A cultura do encontro e do diálogo, a abertura à solidariedade e à transcendência tem nela o seu berço. Por isso a família constitui uma grande riqueza social.
O Papa está destacando duas contribuições primordiais: a estabilidade e a fecundidade. As relações baseadas no amor fiel, até a morte, como o matrimônio, a paternidade, a filiação ou a irmandade, aprendem-se e vivem-se no núcleo familiar.
Quando estas relações formam o tecido básico de uma sociedade humana, dão–lhe coesão e consistência. Pois não é possível formar parte de um povo, sentir-se próximo, ter em conta os mais distantes e desfavorecidos, se no coração do homem estão quebradas estas relações básicas, que lhes oferecem segurança em sua abertura aos demais.
O amor familiar é fecundo, e não somente porque gera novas vidas, mas porque amplia o horizonte da existência, gera um mundo novo, faz nos acreditar, contra toda descrença e derrotismo que uma convivência baseada no respeito e na confiança é possível. Frente a uma visão materialista do mundo, a família não reduz o homem ao estéril utilitarismo, mas dá canal aos seus desejos mais profundos.
Por fim o Papa Francisco lembra que na experiência fundante do amor familiar, o homem cresce também em sua abertura a Deus como Pai. E aí continua dizendo: que a família não deva ser considerada só como objeto de evangelização, mas também agente evangelizadora.
Por fim o Papa lembra que o amor familiar precisa crescer e ser cultivado para que este crescimento possa acontecer:
São três palavras que devem nortear a convivência família: Pedir licença, agradecer e dizer muito obrigado e por fim pedir perdão. Neste tripé o relacionamento familiar vai crescer. Não somente os filhos estão crescendo na família. Também o casal deve crescer na sua convivência.
Cada dia que passa precisam se querer mais bem e se sentir mais feliz um ao lado do outro. Assim a vida familiar vai ser cada vez mais um dar e um receber.
A vida familiar está se construindo no dia a dia, nos pequenos gestos de atenção quando estamos pedindo licença, quando sabemos agradecer e quando sabemos pedir perdão.
O amor que temos por uma pessoa se mede na capacidade de perdoar.
Firme na fé e fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário