domingo, 1 de dezembro de 2013

Beato Charles de Foucauld - 01 de Dezembro


Charles de Foucauld
Bem-aventurado
1858-1912
Charles de Foucauld nasceu em Strasburg, na França, em 15 de setembro 1858. Era descendente de família nobre, de tradição militar. Aos doze anos, morava com o avô, pois já era órfão. Aos dezesseis anos, Charles escolheu a carreira militar e, ao final dos estudos nas melhores escolas militares, era um subtenente do exército francês. Foi uma época repleta de entusiasmos, crises e desvios, que o levaram a abandonar a fé. Entregava-se, facilmente, a prazeres e amores libertinos, escandalizando a cidade. Porém sentia necessidade de preencher sua vida tão vazia e sem rumo.
Em 1883, Charles deixou o exército e viajou para o Marrocos, na África. Ele conhecia a Argélia e tinha fascínio pelo país que conhecera como oficial francês. Disfarçou-se de um rabino pobre, vivendo entre as comunidades judaicas, organizando mapas e esboços dos lugares por onde passava. Esse trabalho lhe conferiu uma medalha de ouro oferecida pela Sociedade Francesa de Geografia.
Desde a saída do exército começou a mudança de vida. Com grande apoio dos parentes e de seu conselheiro espiritual, retornou à fé cristã, que o arrebatou de vez. Em 1890, Charles decidiu viver apenas para servir a Deus. Ingressou como noviço num mosteiro trapista de Nossa Senhora das Neves, onde ficou por alguns anos. Mas a mesa farta e a disciplina pouco rígida, como ele próprio concluiu, não produzia monges "tão pobres quanto o Senhor Jesus". Decidiu procurar um estilo de vida que se assemelhasse à humildade de Jesus.
Abandonou o mosteiro e foi à Terra Santa. Lá, sentiu-se mais próximo de Jesus e adotou a vida de pobreza total. Foi aceito no Mosteiro das irmãs clarissas de Nazaré, trabalhando nos serviços gerais. Em 1900, retornou a Paris e completou os estudos no Mosteiro de Nossa Senhora das Neves; recebeu a ordenação sacerdotal e voltou à África. Mas agora com uma nova missão: levar os ensinamentos de Cristo àqueles povos que não o conheciam.
Padre Charles desembarcou em Argel, capital da Argélia, em 1901 e rumou para o sul, bem próximo dos muçulmanos. Em pouco tempo, tornou-se um verdadeiro eremita e muito querido pela população local. Mas seu objetivo maior era ir para o Marrocos, evangelizar a terra dos muçulmanos. Contatou amigos tuaregues, espécie de nômades do deserto, para obter ajuda no seguimento da missão. Intensificou o estudo da língua nativa daqueles povos. Em 1904, já havia traduzido os quatro evangelhos na língua dos tuaregues, além de um dicionário tuaregue-francês. Estava estabelecido no povoado de Tamanrasset, era amigo do chefe dos tuaregues e tinha construído uma pequena cabana para viver, depois transformada no seu eremitério.
Em 1912, estourou a guerra entre a Turquia e a Itália. A tensão entre as tribos tuaregues aumentava. Embora o eremitério de Charles parecesse uma fortaleza, não era suficiente para protegê-lo. No dia 1o de dezembro de 1916, ele foi brutalmente assassinado com um tiro na cabeça, por um adolescente de quinze anos, durante uma tentativa de seqüestro e roubo naquele local.
O exemplo de Charles de Foucauld jamais foi esquecido. Em 1933, seus seguidores fundaram a união dos Irmãozinhos de Jesus, em sua homenagem. Mais tarde, em 1939, uma congregação feminina foi fundada com o mesmo nome. Ambas adotaram o estilo de vida que ele sugerira. A obra continuou a florescer e atingiu o alvorecer do terceiro milênio com mais de dez famílias de religiosos e leigos que seguem o seu carisma, espalhadas em missões em todos os continentes, especialmente no africano. A Santa Sé considerou "venerável" Charles de Foucauld, em 2001 e em 13 de novembro de 2005 o papa João Paulo II o declarou Bem-aventurado.

2 comentários:

  1. I Piccoli Fratelli di Gesù negli anni 70, nella frazione di Bindua in Iglesias, eressero
    un loro presidio, per aiutare la popolazione di quel luogo nelle difficoltà quotidiane,
    i membri di quella piccola comunità,lavoravano sia nelle miniere, sia nelle industrie di Portovesme, e devolvevano il loro stipendio alla comunità più povera di quel luogo.
    Fratel Gerardo, uno di essi, non ha abbandonato la città d'Iglesias, è morto poco tempo fa, ed è sepolto in quel cimitero.
    Allora partecipavo alle loro veglie di preghiera, che danno formazione cristiana,
    e completa comprensione del messaggio evangelico.
    Dei Piccoli Fratelli di Gesù ho una impronta indelebile, fatta di umiltà, di speranza,
    e di amore per il prossimo, nonché adorazione per il nostro Dio che ci ha creati.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario Armosini,

      Gražus liudijimas gyvenimo "Little Broliai" Jėzus gyveno, jis gali būti pavyzdys mūsų gyvenime.

      Sveikiname jus dalyvavo "savo maldos budėjimuose, suteikiant krikščionišką formavimą ir išsamų supratimą apie Evangelijos žinios". Jis turi jausti didelę laimę turintys jiems žinomi ir matyti juos eiti į altorių.
      Šventas ir palaimintas pirmadienis ir puikus savaitę.

      Natalina Linksmų švenčių ir Naujųjų Metų.

      Palinkėti jūs visada.

      Excluir