domingo, 10 de junho de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 11/06/2012

11 de Junho de 2012 


Mateus 10,7-13

Comentário do Evangelho

Ao missionário é fundamental o despojamento

O evangelho delineia o procedimento do missionário. O centro do anúncio é a proximidade do Reino dos Céus. João Batista inaugurara este anúncio. A proximidade do Reino significa que ele está ao nosso alcance, para ser vivido dia a dia. A natureza do Reino é a prática da justiça que liberta e regenera a vida. 
Ao missionário é fundamental o despojamento. Os filósofos itinerantes gregos praticavam tal tipo de despojamento para demonstrar austeridade. Contudo, para o missionário o despojamento não é um fim em si. É um ato de libertação para colocar-se inteiramente a serviço da missão. E é um ato de confiança na providência de Deus, que opera através dos homens e mulheres. Pelo seu despojamento o missionário abre os corações daqueles a quem ele é enviado. Nas cidades ou povoados o missionário não deve procurar a sinagoga, mas a casa de alguém digno. Podemos ver aí os critérios para a fundação e articulação de novas comunidades domésticas, que poderiam acolher outros missionários.

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

Na certeza de chegarmos ao Reino em plenitude, vamos caminhando nesta vida saboreando, já aqui, os sinais de sua presença em nós e entre nós: a Comunidade que, em nome de Jesus, cura, ressuscita, purifica, liberta, expulsa demônios, anuncia a Boa Notícia de sua chegada. O Reino de Deus está próximo!

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. “O Reino está ao nosso alcance”
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Meditando esse evangelho, a primeira impressão que se tem, é que o Reino de Deus vai acontecer somente  a partir das obras de libertação e de curas, e a conduta dos discípulos diante das pessoas a quem  forem anunciar o evangelho do Reino. Isso poderia significar que caso os discípulos se omitissem, ou se recusassem a fazer todas essas coisas, tendo esse comportamento, o Reino então ficaria distante. Primeiramente precisamos entender que o Reino é dom Divino que nos foi concedido em Jesus Cristo. Os procedimentos e a conduta recomendados por Jesus, é apenas um sinal de que o Reino de Deus já chegou e está entre eles, isso é, á disposição e ao alcance de todos. Diante disso vamos entender mais facilmente as recomendações de Jesus.

Onde está o Reino não pode haver enfermos nem mortos, nem pessoas impuras e afastadas da Salvação, que eram os leprosos, e muito menos pessoas escravizadas as forças  do Demônio, esclarecendo que todas as enfermidades não compreendidas se dizia ser obra do demônio. Onde o Reino está as relações deverão sempre ser marcadas pela gratuidade “o que recebestes de Graça, dai também de graça”.

Onde o Reino está acontecendo nenhuma segurança humana o supera, daí a orientação para que eles sejam despojados dos bens materiais mais essenciais, isso é, que a preocupação com a sobrevivência não os desvie da missão de  anunciadores do Reino, de alguma forma tudo isso lhe será assegurado, o que também não quer dizer que vivam no “Béim-Bão sem fazerem nada. Ao entrar em uma aldeia, informai-vos antes se há ali alguém digno de vos receber, isso também não quer dizer que os Discípulos Missionários sejam pessoas especiais e que só aceitam hospedagem 5 estrelas. Pessoa digna de receber o anuncio são todas aquelas que estão abertas á Palavra de Deus, buscando a sua Graça e Salvação.

Ficai ali até a vossa partida, isso é, não deixem a casa antes de terem pregado e feito todo o anúncio, pois quem está aberto á Palavra de Deus, como os Discípulos de Emaús vão sentir co coração arder e terem o desejo de ouvirem mais, para que a experiência seja mais profunda.

E finalmente a última recomendação, ao entrar em uma casa deseja-lhe a paz, se na casa as pessoas estiverem abertas ao anúncio, acolherão a paz com grande alegria, caso contrário, a paz retornará ao discípulo missionário, porque Paz tem o significado da saudação hebraica do Shalon, que significa “Deus esteja com você”,  em sentido bem simples, e Deus manifestado em Jesus, só entra aonde for acolhido e desejado e por isso, no coração do discípulo missionário ele está sempre presente como um dom precioso a ser oferecido aos que ouvirem a sua palavra e o acolherem.

2. Ao missionário é fundamental o despojamento
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Pai, faze de mim um instrumento para a construção da paz desejada por Jesus. Paz que se constrói na comunicação dos bens divinos a cada pessoa humana.


3. O REINO CHEGOU
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Os discípulos foram enviados em missão com a tarefa de dar continuidade à missão de Jesus. A dupla face do messianismo de Jesus se expressaria no ministério dos apóstolos. Não somente com palavras, mas também com obras eles se poriam a serviço do Reino.

Aos apóstolos competia proclamar a chegada do Reino dos Céus na pessoa de Jesus. De que modo? Deus foi plenamente Senhor da vida de Jesus. Nada nem ninguém jamais o desviou do caminho traçado pelo Pai. Somente ao querer do Pai ele se submeteu. Jamais cedeu a qualquer tipo de tentação. Por isso, o Reino dos Céus se encarnou na sua pessoa e ação. Este evento deveria ser proclamado a todos os povos.

Por outro lado, como sucedeu com Jesus, a pregação dos apóstolos encontraria apoio nos milagres realizados por eles. Os quatro milagres apontados relacionam-se com a proteção da vida humana da investida das doenças, da morte e dos espíritos impuros. O ministério apostólico, portanto, estava destinado a colocar-se a serviço da vida. Onde a vida fosse defendida, restaurada ou garantida, aí estaria acontecendo o milagre do Reino, cuja presença seria historicamente perceptível.

A vida de Jesus é o ponto de referência da ação do apóstolo. A fidelidade à missão acontece na medida em que realmente Jesus continua atuando na pessoa de seus enviados.

Oração 
Senhor Jesus, dá-me coragem suficiente para levar adiante tua missão, proclamando a chegada do Reino e me colocando a serviço da vida.



O Senhor nos desafia a permanecermos n’Ele

Postado por: homilia

junho 11th, 2012


Em consonância com Sua vida e Sua morte, Jesus lança um desafio a Seus discípulos e apóstolos enviados em missão: quer que estes permaneçam com Ele. Hoje, esse desafio é assumido por todos nós. Somos motivados a segui-Lo em Sua obra de evangelização pelo caminho doloroso das perseguições, mas com fortaleza e destemor, temendo tão somente a Deus.
Os discípulos são enviados, porém, com os olhos fixos n’Aquele que é o autor e realizador da fé: Jesus. Ele, em vez da alegria que Lhe foi proposta, preferiu suportar a cruz, desprezando a vergonha, e se assentou à direita do trono de Deus.
O discípulo, quando tentado, se não quiser se tornar um “Jeremias em crise”, deve olha para o Cristo. Daí o exemplo de Jesus ser a escola do autêntico seguimento: “Considerai, pois, aquele que suportou tal contradição por parte dos pecadores, para não vos deixardes fatigar pelo desânimo”. Portanto, do interior do Mistério Pascal, compreende-se melhor o apelo encorajador lançado por Jesus durante o discurso sobre a missão dos apóstolos: “Não tenhais medo deles!”
Com esta missão durante sua vida pública, Jesus quis ser um Mestre prático e não unicamente teórico da Sua mensagem. Para Ele, seria impossível o anúncio a todas as aldeias e cidades da Galileia e os discípulos deviam ser adestrados no que era a sua missão antes da definitiva: anunciar a proximidade do Reino antes de anunciar o Reino definitivo que era o triunfo de Jesus ressuscitado.
Também, de uma forma especial, neste dia em que suplicamos com toda a Igreja a intercessão de São Barnabé, vemos que ele e Paulo serão companheiros de viagem e de missão, agora determinados pelo Espírito.
Padre Bantu Mendonça




Leitura orante 

Mt 10,7-15 - "Vão e anunciem!" 

Iniciamos a oração deste dia, com todos os que navegam na web, rezando juntos:
Deus Pai, Santo e eterno,
nós te agradecemos por chamar cada um de nós pelo nome.
Em ti vivemos, agimos e crescemos.
Rezamos pelas Igrejas e pelos cristãos do mundo inteiro.
Faze que vivamos sempre mais na fé
e no amor até chegarmos à unidade que tu desejas.

1. Leitura (Verdade) 

O que diz o texto do dia? 

Leio atentamente, na Bíblia, o texto: 
Mt 10,7-15.
O anúncio proposto por Jesus é simples: "Vão vocês também!" Anunciem que "O reino do céu está perto". As ações são claras: curar, ressuscitar, expulsar o mal. As atitudes são de gratuidade e pobreza. A saudação é de paz. Um detalhe: não se preocupar se alguma cidade ou algumas pessoas não os acolherem.

2. Meditação (Caminho) 

O que o texto diz para mim, hoje? 

Para compreender a identidade de Jesus Cristo, tenho que ter o coração humilde.
Os Bispos em Aparecida nos ajudaram a compreender melhor o chamado de Jesus: 

"O chamado que Jesus, o Mestre faz, implica numa grande novidade. Na antiguidade, os mestres convidavam seus discípulos a se vincular com algo transcendente e os mestres da Lei propunham a adesão à Lei de Moisés. Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). Na convivência cotidiana com Jesus e na confrontação com os seguidores de outros mestres, os discípulos logo descobrem duas coisas originais no relacionamento com Jesus. Por um lado, não foram eles que escolheram seu mestre; foi Cristo quem os escolheu. E por outro lado, eles não foram convocados para algo (purificar-se, aprender a Lei...), mas para Alguém, escolhidos para se vincular intimamente a sua pessoa (cf. Mc 1,17; 2,14). Jesus os escolheu para "que estivessem com Ele e para enviá-los a pregar" (Mc 3,14), para que o seguissem com a finalidade de "ser dele" e fazer parte "dos seus" e participar de sua missão. O discípulo experimenta que a vinculação íntima com Jesus no grupo dos seus é participação da Vida saída das entranhas do Pai, é se formar para assumir seu estilo de vida e suas motivações (cf. Lc 6,40b), viver seu destino e assumir sua missão de fazer novas todas as coisas."
 (DAp 131).

3.Oração (Vida) 

O que o texto me leva a dizer a Deus? 

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a oração:

Senhor, reúne-nos todos em Cristo. Faze de nós tua morada.
Difunde sobre nós o teu Espírito para que nos aproximemos sempre mais de Jesus Cristo
e possamos dar testemunho da nossa vida e da nossa unidade nele.
Fortalece nossa ação em favor da paz e da reconciliação na Igreja e na sociedade.
Nós oramos por aqueles que não têm abrigo, os refugiados,
que não têm alimento, não têm trabalho, não têm medicamentos, não têm paz.
Que possamos reconhecer e servir Cristo
através daqueles que sofrem e passam necessidade.
Reúne-nos todos em Cristo. Faze de nós tua morada.
Ó Deus, com a fecundidade do teu Espírito animaste a vida e
a missão dos primeiros discípulos e discípulas de Jesus.
Ilumina com o mesmo Espírito os nossos corações,
e acende neles o fogo do teu amor,
para que sejamos testemunhas da tua Ressurreição.
Pedimos isso em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém!

4.Contemplação (Vida e Missão) 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 

Procurarei descobrir o meu chamado para "ser dele" - de Jesus - e fazer parte "dos seus", para ser discípulo e missionário.

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz.
 Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Irmã Patrícia Silva, fsp

Oração Final
Pai Santo, nós te louvamos pelo Apóstolo Barnabé, que deste à tua Igreja. Ajuda-nos a seguir o seu exemplo de fé, generosidade, coragem e perseverança para sermos, também nós, contados entre os discípulos missionários de Jesus, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário