sexta-feira, 18 de julho de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 16/07/2025

ANO C


Mt 12,46-50

Comentário do Evangelho

A Nova Família em Cristo


Minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade do meu Pai que está nos céus.” É conhecida esta afirmação de Jesus, como é conhecida a outra, de que não basta dizer “Senhor, Senhor” para entrar no céu. É preciso fazer a vontade do Pai. Na Carta aos Romanos, São Paulo diz que não devemos nos conformar com este mundo, mas transformar-nos, renovando a nossa mente, para podermos discernir qual é a vontade de Deus.
Ele indica dois caminhos para sabermos o que Deus quer de nós. Um negativo: não se conformar com este mundo. E outro positivo: transformar-nos, renovando a nossa mente. Meu esquema de vida não pode ser o esquema que o mundo propõe. Os valores do amor se contrapõem aos valores do egoísmo. E devo passar por uma metamorfose, permitindo a renovação da minha mente. A mente é a capacidade da minha inteligência que me situa na vida.
Eu sei onde eu estou graças à atividade da minha mente. A mente, porém, enlouquece, diz São Paulo, e com a mente enlouquecida trocamos a noite pelo dia, o bem pelo mal, não sabemos onde estamos, perdemos o rumo e ficamos sem ponto de referência. Mente sadia em um corpo sadio, diziam os antigos. Renovar a mente é mudar de rumo e abrir-se ao Espírito. O Espírito de Deus equilibra a nossa mente e a transforma.
Fonte: https://catequisar.com.br/liturgia/aquele-que-fizer-a-vontade-de-meu-pai/ (16/07/2024)

Comentário do Evangelho

"Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe"


A pregação de Jesus vai arrebanhando muita gente. Sua casa agora é cada povoado que acolhe a Boa-Nova. Não há mais espaço nem tempo para reclinar a cabeça. Ele deixa sua família natural para se dedicar à evangelização. É rejeitado pelos seus compatriotas e pelos líderes de sua religião. Mas surge uma nova família que ultrapassa os laços sanguíneos e as tradições religiosas. Longe de negá-las, Jesus apresenta a proposta do Reino e faz o chamado a segui-lo. A mãe e os irmãos que estão do “lado de fora” não são renegados, mas convidados a inserir-se na nova comunidade de fé, cuja base é fazer a vontade do Pai. Mãe, irmãos, discípulos e todo aquele que se abrir à Palavra de Deus serão todos irmãos de uma nova família que tem um mesmo Pai. Através do Filho, tornamo-nos filhos de Deus, chamados a estar junto dele. A exemplo de Maria, verdadeira discípula, hoje celebrada com o título de Nossa Senhora do Carmo, sejamos obedientes e dóceis ao Espírito Santo para discernir a vontade de Deus e estar de prontidão para realizá-la, sobretudo no amor uns aos outros, como verdadeiros irmãos.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas

Reflexão

Carmo é sinônimo de Carmelo (cujo sentido original remete à palavra “jardim”), o monte da Palestina em torno do qual o profeta Elias levou o povo de Israel a descobrir a verdadeira fé, eliminando o culto aos deuses pagãos (cf. 1Rs 18,19-46). No século XIII, um grupo de eremitas retirados no monte Carmelo deu início a uma ordem contemplativa, sob a proteção de Maria, Mãe de Deus. A Virgem passou a ser invocada sob o título de Nossa Senhora do Carmo. No período da perseguição dos muçulmanos, os frades carmelitas invocaram de modo especial a Virgem do Carmo. Simão Stock, primeiro superior-geral da ordem, pediu um sinal da proteção de Maria e recebeu das suas mãos o “escapulário”, com a promessa de eterna salvação a todos os que o usassem. Difundida em diversas nações, com o apoio do povo, a festa da Senhora do Carmo, em 1726, foi estendida a toda a Igreja por Bento XIII.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/16-quarta-feira-11/

Reflexão

Todo aquele que faz a vontade de meu Pai, esse é (…) minha mãe»

Fray Valentí SERRA i Fornell
(Barcelona, Espanha)

Hoje, recordamos a Virgem sob a popular invocação de Nossa Senhora do Carmo. A Sagrada Escritura celebra a beleza da montanha do Carmelo onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé. No texto evangélico para este dia, Jesus - o Senhor - elogia indiretamente a pureza da fé de sua Mãe Santíssima que, de modo perfeito, cumpriu a vontade do Pai do céu (cf. Mt 12,50), de tal modo que Ela é para todas as gerações de discípulos o modelo mais perfeito de como escutar e viver com fruto a Palavra divina.
Esta Palavra não pode permanecer escondida, antes há de resplandecer e iluminar todo o mundo. Por isso, os cristãos temos de ser uma espécie de “lampadários” do Evangelho através do cumprimento fiel e assíduo da vontade do Pai do Céu, como diariamente nos ensina a fazer a nossa Mãe Santíssima, que, de modo semelhante a nós, também teve de «peregrinar pelos caminhos da fé» (Concílio Vaticano II).
A propósito da fé de Maria e da sua docilidade no cumprimento da vontade do Pai, o papa santo Paulo VI comentou que Maria «tinha a fé que supunha não a evidência direta do conhecimento, mas a aceitação da verdade pela Palavra de Deus que a revela». No Reino de Deus, que Jesus inaugurou, o motivo de glória e de pertença, não se baseia no parentesco de sangue, uma vez se trata de um reino espiritual onde as relações de parentesco com Jesus se constroem a partir da obediência à sua Palavra, o que nos há de levar a amar e a servir os irmãos.
Que Ela, Maria, nos confirme na nossa vocação cristã e nos aumente o gosto de saborear as coisas espirituais e, que sob a sua guia e proteção, possamos subir aos cumes mais elevados da montanha que é Cristo, seu Filho!
https://evangeli.net/evangelho/feria/VI_0716a

Reflexão

Nossa Senhora do Carmo

Fray Valentí SERRA i Fornell
(Barcelona, Espanha)

Hoje, recordamos a Virgem sob a popular invocação de Nossa Senhora do Carmo. A Sagrada Escritura celebra a beleza da montanha do Carmelo onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé. No texto evangélico para este dia, Jesus - o Senhor - elogia indiretamente a pureza da fé de sua Mãe Santíssima que, de modo perfeito, cumpriu a vontade do Pai do céu (cf. Mt 12,50), de tal modo que Ela é para todas as gerações de discípulos o modelo mais perfeito de como escutar e viver com fruto a Palavra divina. Esta Palavra não pode permanecer escondida, antes há de resplandecer e iluminar todo o mundo.
—Os cristãos temos de ser uma espécie de “lampadários” do Evangelho através do cumprimento fiel e assíduo da vontade do Pai do Céu, como diariamente nos ensina a fazer a nossa Mãe Santíssima, que, de modo semelhante a nós, também teve de «peregrinar pelos caminhos da fé» (Concílio Vaticano II).
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/VI_0716a

Comentário sobre o Evangelho

Protetora e guia espiritual em momentos de necessidade


Hoje, recordamos a Virgem sob a popular invocação de Nossa Senhora do Carmo. A Sagrada Escritura celebra a beleza da montanha do Carmelo onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé. No texto evangélico para este dia, Jesus - o Senhor - elogia indiretamente a pureza da fé de sua Mãe Santíssima que, de modo perfeito, cumpriu a vontade do Pai do céu.
—Os cristãos temos de ser uma espécie de “lampadários” do Evangelho através do cumprimento fiel e assíduo da vontade do Pai do Céu, como diariamente nos ensina a fazer a nossa Mãe Santíssima.
https://family.evangeli.net/pt/feria/VI_0716a

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

A Palavra de Deus sempre vem ao nosso coração para nos dar a certeza de quanto Ele nos ama e nos quer bem. Ele tudo faz para nos ter ao seu lado como família. Por isso, Jesus, no Evangelho, nos faz pensar sobre o que é ser família de Deus. Em um primeiro momento, Jesus parece ter sido mal-educado com sua mãe, que estava ali para vê-lo. No entanto, Ele diz palavras que sua mãe entende. Jesus não diminuiu sua família, Ele quis ampliá-la. Ao questionar e responder: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” (...) “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mt 12,48-50). Jesus revela que todos podemos ser família de Deus. Para isso, basta praticar a Palavra, colocando em prática seus ensinamentos.
Oração
SENHOR, nós vos pedimos: venha em nosso auxílio a venerável intercessão da gloriosa Virgem Maria, para que, por sua proteção, possamos chegar ao monte que é Cristo, nosso Senhor. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=16%2F07%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário