terça-feira, 6 de maio de 2025

LITURGIA DIÁRIA - 06/05/2025


Tema do dia

PAI, INSPIRA-NOS A DISCERNIR OS SINAIS DO TEU AMOR EM NOSSO DIA A DIA

Apaga-se uma estrela, mas desponta outra. Assim seguirá a Igreja de Jesus pelos tempos afora: para cada Estêvão que é perseguido e martirizado surge (discretamente) um ‘jovem chamado Saulo’ – que viria a se tornar Paulo, o Apóstolo dos Gentios, coluna mestra da Comunidade que nascia.
Fonte: Arquidiocese BH em 20/04/2021

Tema do dia

EU SOU O PÃO DA VIDA, QUEM VEM A MIM NÃO TERÁ MAIS FOME

No processo que levou à morte de Estêvão aparece, sutilmente, o nome de Saulo. O testemunho do primeiro mártir preparou o campo para a conversão daquele que viria a se tornar Paulo, o Apóstolo dos Gentios – instrumento que o Espírito usou para transformar uma seita do judaísmo em religião universal.
Fonte: Arquidiocese BH em 28/04/2020

Tema do dia

EU SOU O PÃO DA VIDA, QUEM VEM A MIM NÃO TERÁ MAIS FOME

O martírio de Estêvão foi o primeiro. Muitos se seguiram. Era o testemunho de que a Igreja nascente precisava para se firmar. No texto de hoje, surge discretamente ‘o jovem Saulo’, perseguidor que se tornaria Paulo – o Apóstolo dos Gentios – um dos pilares da nossa Igreja.
Fonte: Arquidiocese BH em 07/05/2019

Tema do dia

O QUE DEVEMOS FAZER PARA REALIZAR AS OBRAS DE DEUS?

Na leitura de hoje, um resumo do ministério missionário de Estevão: ele realizava prodígios em nome de Jesus Cristo e o povo se encantava com seu testemunho. A reação dos detentores do poder religioso e político, ameaçado pelo discípulo, não se fez esperar.
Fonte: Arquidiocese BH em 16/04/2018

Tema do dia

«Eu sou o pão da vida.»

Lemos momentos definitivos das vidas de Estevão e Saulo. Estevão se torna o primeiro mártir da Igreja nascente. Saulo inicia a nova etapa da existência, transformando-se no grande apóstolo Paulo. O sangue de um e a palavra do outro fizeram história.
Fonte: Arquidiocese BH em 06/05/2014

Tema do dia

«Senhor, dá-nos sempre desse pão.»

O martírio de Estêvão foi o primeiro de muitos que se seguiram. Era o testemunho de que a Igreja nascente precisava para se firmar. Discretamente, surge o jovem Saulo, perseguidor que se tornaria o ‘Apóstolo dos Gentios’, um dos pilares da nossa fé.
Fonte: Arquidiocese BH em 16/04/2013

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Ele, verdadeiro «pão da vida» (v. 35), deseja saciar não só os corpos, mas também as almas, oferecendo o alimento espiritual que pode satisfazer a fome profunda. Por isso, convida a multidão a procurar não o alimento que perece, mas aquele que permanece para a vida eterna (cf. v. 27). Trata-se de um alimento que Jesus nos concede todos os dias: a sua Palavra, o seu Corpo, o seu Sangue. (...) O Senhor convida-nos a não esquecer que, se é necessário preocupar-nos pelo pão, é ainda mais importante cultivar a relação com Ele, fortalecer a nossa fé n’Ele que é o «pão da vida», que veio para saciar a nossa fome de verdade, a nossa fome de justiça, a nossa fome de amor. (...) Que a Virgem Maria nos ampare no nosso caminho de fé e nos ajude a abandonar-nos com alegria ao desígnio de Deus sobre a nossa vida. (Angelus de 5 de agosto de 2018)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Terça-feira, 3ª Semana da Páscoa
Cor: Branco


Primeira Leitura (At 7,51-8,1a)
3ª Semana da Páscoa | Terça-feira - 06/05/2025

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, Estêvão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da lei: “Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós! A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tornastes traidores e assassinos. Vós recebestes a Lei, por meio de anjos, e não a observastes!”
Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para a céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. E disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”.
Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”. Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: “Senhor, não os condenes por este pecado”. E, ao dizer isto, morreu. Saulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 30(31),3cd-4.6ab e 7b e 8a. 17 e 21ab (R. 6a)
3ª Semana da Páscoa | Terça-feira - 06/05/2025

— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Quanto a mim, é ao Senhor que me confio, vosso amor me faz saltar de alegria.
— Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvai-me pela vossa compaixão! Na proteção de vossa face os defendeis bem longe das intrigas dos mortais.

Evangelho (Jo 6,30-35)
3ª Semana da Páscoa | Terça-feira - 06/05/2025




Sou eu o Pão da Vida. Quem vem a mim não terá fome e quem crê em mim nunca mais terá sede.

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Eu sou o pão da vida, quem vem a mim não terá fome; assim nos fala o Senhor.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração pardepois dler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário