terça-feira, 6 de maio de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 06/05/2025

ANO C


Jo 6,30-35

Comentário do Evangelho

O Pão da Vida: Jesus Se Revela como Sustento Eterno


A multiplicação dos pães e dos peixes que saciaram uma grande multidão, embora impressionante, não foi suficiente para dissipar a incredulidade de muitos. Esse grupo continuava a pedir mais sinais de Jesus, sem reconhecer as obras que Ele já havia realizado. Queriam ver um sinal escatológico, como a descida do maná, algo que era esperado pela tradição judaica tardia. Contudo, Jesus responde de forma transformadora à sua dúvida.
Ele destaca que não foi Moisés quem deu o maná, mas sim o Pai, que oferece o verdadeiro “Pão do Céu”. Esse pão não é apenas um alimento físico, mas representa a vida eterna que só Ele pode conceder ao mundo. Quando Jesus se apresenta como o “Pão de Deus”, Ele revela que é o único capaz de dar vida eterna, algo que vai além da mera satisfação das necessidades temporais.
Diante disso, surge um clamor entre a multidão: todos pedem por esse pão. Jesus então responde, identificando-se com o “Pão da Vida”. Ele afirma que todo aquele que crer e se alimentar d’Ele jamais passará fome ou sede, um eco do que prometeu à samaritana ao oferecer-lhe a água viva. Assim como o pão e a água, símbolos essenciais de sustento, provêm de Deus, o Cristo é o verdadeiro alimento para a alma, o sustento espiritual que alimenta a fé.
Ao se alimentar de Jesus, tanto por meio da palavra quanto pelos sacramentos, os discípulos não apenas recebem vida, mas se tornam sinais dessa vida para o mundo. O Pão da Vida oferece uma alimentação que vai além do físico, nutrindo a alma e trazendo àqueles que creem uma experiência de vida plena e eterna.
https://catequisar.com.br/liturgia/o-pao-da-vida-jesus-se-revela-como-sustento-eterno/#google_vignette

Comentário do Evangelho

Sou eu o Pão da Vida. Quem vem a mim não terá fome e quem crê em mim nunca mais terá sede.


A multiplicação dos pães e dos peixes que alimentaram uma multidão parece não ser suficiente para um grupo que continua na incredulidade, ainda pedindo um sinal. Não reconhecem as obras de Deus realizadas pelo Filho. Querem ver a realização escatológica da descida novamente do maná, como se pensava na tradição judaica tardia. Jesus reelabora a fala de seus interlocutores. Não foi Moisés quem “deu”, mas o Pai quem “dá” o “verdadeiro Pão do Céu”. Ele é definido como “Pão de Deus”, porque só ele é capaz de doar a vida eterna ao mundo. Por isso, surge um clamor no meio da multidão, pedindo sempre desse pão. Jesus atende ao pedido identificando-se ele mesmo com o “Pão da Vida”. Todo aquele que crê e recorre a ele jamais perecerá de fome, nem mesmo terá sede, como também foi prometido à samaritana que pedia da água viva. Ambos, pão e água, vindos do próprio Deus que se revelou no Cristo, serão o sustento da comunidade de fé. Ao se alimentar do Senhor, que se doa como alimento pela palavra e pelo sacramento, os discípulos sempre experimentarão e serão sinal de vida para a humanidade.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fonte: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/sou-eu-o-pao-da-vida-quem-vem-a-mim-nao-tera-fome-e-quem-cre-em-mim-nunca-mais-tera-sede--

Reflexão

Deus sempre acompanhou o povo ao longo da história, mas em Jesus se revela de modo pleno e definitivo. Jesus é o Filho de Deus, que veio para salvar o povo e dar o verdadeiro pão da vida. Ele é o pão da vida porque é o único que dá significado à vida humana e que nos sacia definitivamente. Sem ele, a humanidade não tem futuro. Tudo o que ele faz é sinal da sua messianidade, mas, para os que não querem crer, nenhum sinal é suficiente. Na Eucaristia, entramos em comunhão com o pão da vida e deveríamos reconhecer Jesus como o justo, nosso Senhor, mesmo que isso nos conduza ao martírio. Por isso, é importante participar com frequência e intensidade das celebrações eucarísticas, pois elas renovam nossa fé e nossa união com Deus.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/6-terca-feira-10/

Reflexão

«É meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do céu»

Rev. D. Joaquim MESEGUER García
(Rubí, Barcelona, Espanha)

Hoje, nas palavras de Jesus podemos constatar a contraposição e a complementaridade entre o Antigo e o Novo Testamento: o Antigo é a figura do Novo e, no Novo as promessas feitas por Deus aos pais no Antigo chegam a sua plenitude. Assim, o maná que os israelitas comeram no deserto não era o autêntico pão do céu, e sim a figura do verdadeiro pão que Deus, nosso Pai, nos deu na pessoa de Jesus Cristo, a quem enviou como Salvador do mundo. Moisés solicitou a Deus, a favor dos israelitas, um alimento material; Jesus Cristo, em troca, se dá a si mesmo como alimento divino que outorga a vida.
«Eles perguntaram: «Que sinais realizas para que possamos ver e acreditar em ti? Que obra realizas?» (Jo 6,30), exigem incrédulos e impertinentes os judeus. Pareceu-lhes pouco o sinal da multiplicação dos pães e dos peixes feita por Jesus no dia anterior? Por que ontem queriam proclamar rei a Jesus e hoje já não acreditam nele? Que inconstante é frequentemente o coração humano! Diz são Bernardo de Claraval: «Os incrédulos andam em volta, porque naturalmente, querem satisfazer o apetite, e desprezar o modo de conseguir o fim». Assim sucedia com os judeus: submergidos em uma visão materialista, pretendiam que alguém lhes alimentasse e solucionasse seus problemas, mas não queriam acreditar; isso era tudo o que lhes interessava de Jesus. Não é esta a perspectiva de quem deseja uma religião cômoda, feita sob medida e sem compromisso?
«Senhor, dá-nos sempre desse pão!» (Jo 6,34): que estas palavras, pronunciadas pelos judeus desde seu modo materialista de ver a realidade, sejam ditas por mim com a sinceridade que me proporciona a fé; que expressem realmente um desejo de alimentar-me com Jesus Cristo e de viver unidos a Ele para sempre.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Na nova aliança, temos um pão celestial e uma bebida de salvação que santificam alma e corpo. Porque do mesmo modo que o pão é conveniente para a vida do corpo, assim o Verbo o é para a vida da alma» (São Cirilo de Jerusalém)

- «O homem tem fome de algo mais que do maná do deserto. Como os que escutavam a Jesus seguiam sem o entender, Ele o repete de um modo inequívoco: “Eu sou o pão da vida. O que vem a mim não passara fome, e o que acredita em mim não passara nunca sede” (Jo 6,35)» (Bento XVI)

- «O dilúvio e a arca de Noé prefiguravam a salvação pelo Baptismo, tal como a nuvem, a travessia do Mar Vermelho e a água do rochedo eram figura dos dons espirituais de Cristo; e o maná do deserto prefigurava a Eucaristia, “o verdadeiro Pão do céu” (Jo 6,32)» (Catecismo da Igreja Católica, n° 1094)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-05-06

Reflexão

João 6: A Lei se fez Pessoa

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje volta a ressoar o “Eu sou” de Jesus. Ele termina de pedir-lhes que se apressem pelo alimento que permanece para a vida eterna. O homem, em realidade tem fome de algo mais que do maná do deserto. O dom que alimente ao homem enquanto homem deve ser superior, deve de estar a outro nível.
É a Torá esse outro alimento? Através dela, o homem pode de algum modo fazer da vontade de Deus o seu alimento. Sim, a Torá é “pão” que vem de Deus; mas só nos mostra, por assim dizer, a sombra de Deus. «O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo» (Jo 6,33). Como os que lhe escutavam seguiam sem entendê-lo, Jesus lhes repete de um modo inequívoco: «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede» (Jo 6,35).
—A Lei fez-se Pessoa!
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-05-06

Comentário sobre o Evangelho

Jesus é o pão vivo que desceu do céu


Hoje, as pessoas pedem a Jesus um milagre para acreditarem n’Ele. No tempo de Moisés o povo judeu alimentou-se no deserto durante anos com o “maná” (uma espécie de pão muito fino que aparecia no chão todas as manhãs). Mas o Senhor responde-lhes que quem dá o verdadeiro “pão do céu” é o Pai.
- Quem é o pão que desceu do céu? É o próprio Jesus, enviado pelo Pai. Por isso, se estás com Jesus nunca mais terás fome: terás paz e alegria.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-05-06

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

A mensagem que ouvimos das leituras de hoje nos chama a ter o coração aberto à ação do Espírito Santo e a reconhecer Jesus como o Pão da vida.
Vivemos horas difíceis! Como Estêvão, na hora da angústia, precisamos confiar na ação misericordiosa de Deus que vem em nosso socorro, dando-nos o conforto de sua graça. Isso se completa quando, no Evangelho, vemos o próprio Jesus dizendo ser o Pão da vida. Esse conforto que Deus nos oferece é Ele mesmo se fazendo socorro, conforto e esperança para todos nós, quando sofremos alguma situação, seja ela qual for.
O Pão da vida quer nos alimentar para que, fortalecidos por Ele, sejamos capazes de abraçar causas justas que gerem vida, assim como Estêvão, o primeiro Mártir da Igreja. Ser mártir hoje não significa derramar o sangue literalmente, mas ser presença de Cristo em todas as circunstâncias que a vida nos apresenta.
Oração
Ó DEUS, que abris as portas do reino do céu aos renascidos da água e do Espírito Santo, aumentai em vossos fiéis a graça que lhes destes para que, purificados de todo pecado, não sejam privados de nenhuma promessa de vossa bondade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=06%2F05%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário