Voltemo-nos para o amor, que é Cristo Jesus
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor." (Jo 15,9)
Meus irmãos e minhas irmãs, “permanecer no amor de Cristo”, esse é o imperativo vital para a vida de todos nós, para a vida de todo cristão: “permanecer no amor de Cristo”. E a palavra permanecer, o verbo permanecer, diz respeito a um lugar e a um tempo, onde ficar e por quanto tempo ficar. Jesus oferece o Seu amor como um lugar onde nós podemos viver.
Você já fez a experiência de se abrigar em algum lugar num momento de tempestade, quando você precisa desse refúgio? Dá para você ter uma ideia do que Jesus esteja nos oferecendo: o Seu amor como um lugar para os momentos de tempestade da nossa vida.
Se o Seu amor é um lugar, nós precisamos ir até esse lugar, nós precisamos entrar nesse lugar, isso significa dar passos, vencer obstáculos, escolher certos caminhos que nos conduzem a ele e também abandonar outros caminhos que nos desviam desse amor. Nesses tempos, nós estamos aprendendo sobre o caminho sinodal, a caminhada sinodal; a Igreja tem vivido dentro dessa temática, e quanta coisa nós precisamos ainda aprender sobre isso! Porque vemos muitos dos nossos irmãos cristãos e até mesmo, muitas vezes, nós acabamos percorrendo outras estradas, estradas paralelas, estradas que não levam a Cristo, desvios, atalhos… Nós ainda precisamos aprender muito sobre a caminhada sinodal.
Quando se está fora do amor, a vida perde o sentido e tudo vira trevas
Se o amor é um lugar, nós precisamos também entrar n’Ele. Cristo disse que Ele é a porta, entrar por Cristo significa passar pela porta deixada por Ele. Especialmente aquela porta da Misericórdia e da Reconciliação. Experimentar o amor de Cristo, sem o sacramento da Reconciliação, é impossível. Nós precisamos do perdão de Deus, nós precisamos entrar e passar pela Sua misericórdia. Quando se está fora do Amor, a vida perde o sentido e tudo vira trevas; nós perdemos a alegria de viver e perdemos a força para continuar. Nós precisamos da experiência do amor. Por isso voltemo-nos para o amor, que é Cristo! Vamos obedecer ao mandamento de Jesus: “Permaneçamos no seu amor para que tenhamos vida, e vida em abundância.”
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno Ferreira
Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário