domingo, 21 de janeiro de 2024

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 1,14-20 - 21/01/2024


Não deixe de crer no Evangelho de Cristo

“Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: ‘O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!’ E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus lhes disse: ‘Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens’.” (Marcos 1,14-17)



Meus irmãos e minhas irmãs, minha saudação a todos que acompanham o nosso canal da Homilia Diária. Agradeço imensamente todos os comentários que, todos os dias, vocês postam, escrevem, as mensagens de orações. Deus abençoe a cada um!
Estamos na leitura do texto de Marcos, neste Ano Litúrgico, e depois da festa do batismo de Jesus, o Senhor começa, na Galileia, a sua missão. Vimos no Evangelho uma forma sintética de todo o Evangelho que chamamos de Querigma fundamental. São quatro verbos que aparecem aqui: duas afirmativas e duas imperativas.
“O tempo se completou” — a ocasião boa que diz o Evangelho. A palavra usada aqui, no grego, é kairós, ou seja, o momento propício para se fazer algo. O tempo se completou, não tem a ver com o nosso krónos (o tempo cronológico), mas com o kairós de Deus, é o tempo de Deus, é o momento oportuno, é uma ocasião para não se perder a oportunidade de ser de Deus, de voltar-se para Ele, de buscá-Lo e de colocá-Lo no centro da nossa vida.

É maravilhoso ler os livros de espiritualidade, de devoções, mas não podemos deixar de ler o Evangelho

Essa é a iniciativa que o Senhor toma ao iniciar a sua pregação. A pregação querigmática é: voltai para o Senhor porque o tempo se completou, ou seja, é agora o tempo favorável, é o momento oportuno. E Ele completa: “O Reino está próximo”, não é a proximidade de uma distância, mas é saber que Deus está aqui e agora, porque Jesus é o reino presente no meio de nós.
O Reino de Deus se chama Jesus Cristo; e Ele está com você neste momento, agora, da sua vida, neste momento que você está enfrentando.
Como eu disse, agora vem as duas imperativas: “Convertei-vos” e “crede no Evangelho”; convertei-vos, mudai a vossa mentalidade, o vosso jeito de pensar e de agir.
O Evangelho apresenta o chamado dos primeiros discípulos, é a expressão justamente desse “voltar-se” para Deus — deixe o que você está vivendo e volte-se para Deus.
Jesus chama uma dupla de irmãos —  não li o Evangelho todo, mas depois Ele chama Tiago e João. Jesus chama os sócios, aqueles que trabalhavam juntos na companhia de pesca, porque Jesus quis a Igreja, Ele quis formar a sua Igreja.
Que erro pensar: Jesus sim; e Igreja não, porque é fundamental neste Evangelho o elemento eclesiológico. Jesus quis formar uma comunidade de discípulos. Por fim: “Crede no Evangelho”. O que estamos fazendo do Evangelho de Cristo é a pergunta. Uma conveniência aos nossos moldes.
É maravilhoso ler os livros de espiritualidade, de devoções etc., mas não podemos deixar de ler o Evangelho e não deixar de crer na interpretação autêntica do Magistério da Igreja, ou seja, aquela leitura global do texto sagrado, o Evangelho na sua totalidade.
Neste domingo, a Primeira Leitura traz o chamado de Jonas, o profeta desobediente, mas que depois se dobra à vontade de Deus. Vamos desejar esse caminho novo, vamos desejar conhecer a estrada do Senhor e realizar em tudo a Sua santa vontade.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário